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Qualificação de leads por meio de materiais ricos


A qualificação de leads por meio de materiais ricos é possível graças à identificação de quem são as pessoas interessadas nos conteúdos disponibilizados.

Se a sua empresa já tem uma boa presença digital, certamente recebe muitas visitas online todos os dias. Mas como filtrar e compreender quais desses visitantes podem se tornar leads e depois clientes? A qualificação de leads por meio de materiais ricos é um dos bons caminhos existentes para isso.

Em termos de comportamento do consumidor, o Marketing Digital nos permite o maior nível de mapeamento e mensuração, dentre todas as ferramentas disponíveis. Isso porque além de ser encontrada na internet, a sua empresa pode (e deve) seguir se relacionando com as pessoas nesse ambiente digital.

Para entender mais sobre qualificação de leads por meio da oferta de materiais ricos, vamos recapitular brevemente sobre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Se quiser, você também pode se aprofundar sobre eles aqui no nosso Blog.

Inbound Marketing para qualificação de leads

A metodologia Inbound faz parte do Marketing 5.0. A evolução dessa área do conhecimento vem fazendo do Marketing Digital uma ferramenta poderosa para objetivos de aumento de vendas.

Um dos apontamentos mais relevantes desse novo Marketing é “envolver o consumidor de uma forma invasiva, sem, que, no entanto, seja intrusivo.” (Daniel Portillo). E as estratégias de Inbound Marketing partem exatamente dessa premissa.

O Inbound é uma metodologia que utiliza conteúdos e estratégias paralelas e acumulativas: SEO, Mídias Sociais, ADS e outras ferramentas de contato para atrair e mapear potenciais consumidores.

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Introdução ao Inbound Marketing

Assim, soma forças com os setores comerciais para ajudar os times de vendas a receberem leads mais qualificados. E por qualificação de leads, podemos entender “pessoas prontas para consumir um determinado produto ou serviço”.

Um dos meios de realizar esse trabalho é por meio da oferta de conteúdos relevantes e materiais ricos. Os acessos e downloads desses materiais são a métrica principal para entender os desejos de consumo de cada grupo de pessoas.

O objetivo intermediário é se relacionar com esses grupos de formas distintas, de acordo com os seus interesses e níveis de maturidade para consumir. O objetivo final é levar essas pessoas à decisão de compra por si mesmas.

O relacionamento por e-mail ainda é um dos meios mais fortes para se relacionar e oferecer informações capazes de nutrir o consumidor até a conversão. E para isso, a Automação de Marketing tem sido essencial.

Estratégias para a atração de novos leads

O conteúdo é rei. Quando falamos em atrair novos leads, precisamos contar com incentivos. Sejam eles oportunidades promocionais, ou oferta de informações profissionalizantes, a forma de disponibilizar é o que faz a diferença.

Conceituando “forma” no contexto do Inbound Marketing, percebemos dois vieses. Em primeiro, a formatação e atratividade do conteúdo que será oferecido.

É possível, e altamente indicado, aliar todas as metodologias: storytelling, webwriting, co-criação de conteúdos, SEO, design, vídeo e experiência do usuário.

Em seguida, a forma como isso será oferecido. Aqui falamos dos meios através dos quais os materiais serão disponibilizados. Eles deverão proporcionar acessibilidade, agilidade e interatividade – além de uma boa plataforma de gestão de leads.

Qualificação de leads por meio de materiais ricos

A qualificação de leads por meio de materiais ricos é possível graças à identificação de quem são as pessoas interessadas nos conteúdos disponibilizados.

Afinal, nada diz mais sobre nós, enquanto consumidores, que os nossos interesses. Estes, constantemente refletidos em buscas e interações online.

Para que o processo de identificação e segmentação de leads seja mais prático, contamos hoje com dois recurso efetivos, facilitados por meio de plataformas como o RD Station.

São eles as Landing Pages e os PopsUps de captura. Recursos que permitem configurar com facilidade formulários de captura. Eles trazem perguntas, exigidas em um passo anterior ao download ou visitação de materiais ricos.

Os campos de um formulário são a porta para a segmentação e posterior qualificação de leads. Se a sua empresa tem uma solução que atende apenas a pequenas empresas, perguntar o número de funcionários, ou a forma de atuação, pode ser um dado de filtro muito funcional.

Mas lembre-se: todo esse controle só faz sentido se você realmente está entregando aos leads materiais suficientemente interessantes. Não dê um tiro no seu próprio pé! Um lead só vai reconhecer a sua marca como autoridade diante de assuntos que você realmente sabe como expor.

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