5 estratégias de SEO que ajudam aumentar a taxa de conversão

Mais do que aumentar a taxa de conversão, com algumas estratégias de SEO é possível também melhorar o ranqueamento

Estratégias de SEO
Leitura de 8min

Se você planeja melhorar seu website, saiba que, não basta apenas produzir conteúdo de qualidade. Também é preciso otimizar os resultados nos mecanismos de pesquisa, bem como melhorar sua taxa de conversão. Mas você sabe que, às vezes, pode ser difícil fazer os dois trabalharem juntos.

Para começar, o SEO se concentra em tornar os sites acessíveis aos mecanismos de busca para obter melhores classificações. Já a Otimização da Taxa de Conversão, foca em melhorar a experiência do usuário de seu website para obter mais conversões. Um é voltado para os motores de busca, enquanto o outro é voltado para a usabilidade e aqueles que visitam o site.

Apenas alguns sites são capazes de fazer as duas coisas: um ótimo site, com ótima experiência do usuário, e uma classificação alta nos mecanismos de busca. Quer saber como o seu site pode fazer o mesmo? Continue lendo para conhecer as melhores estratégias de SEO para aumentar a taxa de conversão!

Aqui estão as cinco melhores estratégias, que você pode começar a fazer hoje, para um website melhor:

1. Usar Conteúdo Dinâmico

Você deve estar se perguntando, mas o que é o conteúdo dinâmico? É o conteúdo exibido em seu site, que pode mudar a qualquer momento, dependendo de quem é o visitante. Geralmente baseado na geografia. Por exemplo, se seu site tiver um visitante dos EUA durante feriados nacionais, seu site exibirá serviços e produtos relacionados ao feriado ou uma saudação.

Um site que faz isso muito bem é o TripAdvisor. Ele exibe o nome da cidade e do estado em que você está na página inicial, depois oferece ofertas e recomendações de onde ir na cidade. Ele ajuda os visitantes a se identificarem mais com o conteúdo e oferece uma melhor experiência ao usuário. Com isso, os visitantes estarão mais inclinados a comprar seus produtos ou serviços!

2. Usando o Neurodesign para uma melhor experiência do usuário

Neurodesign é um termo criado em 2012, que é uma maneira de projetar coisas que fazem sentido para você. Através do uso de neurodesign, é possível melhorar a experiência do seu cliente. O que, por sua vez, ajuda nas suas taxas de conversão. Tudo graças à estética! Você poderá melhorar três métricas, que são: o tempo gastos no site pelo visitante, o aumento de visitas e também a taxa de rejeição (pessoas que saem imediatamente após a verificação do site). Todas essas três métricas ajudarão na classificação do seu website.

Para fazer isso, certifique-se de que os títulos das páginas sejam escritos especificamente para usuários e não apenas para mecanismos de pesquisa. Melhorar seus títulos, adicionar palavras-chave e usar palavras estimulantes chamará a atenção e você poderá ver um grande aumento na sua taxa de conversão!

3. Adicionar vídeo e elementos visuais para aumentar a duração da visita

Um detalhe importante para ajudar a construir um site bem-sucedido, é a duração do tempo que seus visitantes permanecem nele. Entenda que, quanto mais tempo uma pessoa fica no seu site, maior será a sua classificação nos motores de busca. Mas qual é a duração de tempo ideal de uma visita em um site?

Acima de dois minutos é uma duração muito boa, enquanto abaixo de meio minuto não é tão bom. Portanto, o período entre esses tempos, é considerado bom.

É recomendado que você faça alguns testes e avaliações para estabelecer as mudanças certas certas. Também é indicado adicionar elementos visuais ao seu site para aumentar o tempo que as pessoas permanecem nele. Um bom exemplo é o site Zest, uma extensão do Google com uma página inicial que muda e se move à medida que você rola. A duração média da visita é de quase dois minutos e meio!

4. Melhore o tempo de carregamento da sua página

Uma coisa que ajuda a melhorar o tempo de permanência dos visitantes na página, é melhorando o tempo de carregamento do site. Infelizmente, isso é algo que muitos ignoram. Lembre-se de que o tempo de carregamento é um fator que contribui fortemente para o abandono da página e do site. Se demorar muito para carregar, as pessoas impacientemente, normalmente abandonam o site.

Mas o que seria um tempo muito longo? Normalmente, o tempo de carregamento de uma página em telefones celulares é de 22 segundos. Mas isso é muito tempo, considerando que, os usuários de celulares normalmente abandonam páginas que levam mais de dois segundos para carregar. É por isso que é imperativo verificar o desempenho do seu site e como melhorá-lo. Você pode usar o Google Page Speed Insights para isso. O Page Speed é uma ferramenta que classifica os sites quanto ao tempo de carregamento, dentre outras coisas. Otimize seu site melhorando suas imagens, usando imagens mais leves para sua página inicial e removendo todos os widgets lentos.

5. Usando palavras-chave de cauda longa

Os usuários geralmente procuram por coisas específicas, escrevendo algumas palavras. É por isso que é importante usar também palavras-chave de cauda longa, que ajudarão as pessoas a ver seu site e saber o que estão procurando. Por exemplo, em vez de usar apenas a palavra-chave “empresa de SEO”, você usa “empresa de SEO confiável no Brasil” para obter resultados mais específicos.

Resumindo

Então é isso aí! Com o tipo certo de estratégias, você não terá que se preocupar em investir uma tonelada em empresas de SEO para se certificar de que todo seu site está funcionando e sendo útil aos seus usuários. Basta seguir o conselho certo e planos eficazes para tornar seu site utilizável e com uma alta classificação. Assim você está garantido ótimos resultados.

Espero que este artigo sobre estratégias de SEO para aumentar a taxa de conversão, tenha lhe dado uma idéia do que você pode fazer para um website mais otimizado e com mais tráfego. Então, não espere mais e comece a testar qualquer uma dessas dicas hoje!

Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre como aumentar sua taxa de conversão enquanto melhora seu SEO, então comente abaixo. Eu adoraria ouvir o que você pensa sobre esta estratégia.


Esta é uma tradução livre, de interpretação pessoal da autora deste post. Para ler o texto original, acesse: 5 SEO Strategies To Increase Conversion Rate


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