Muitas vezes iniciamos um novo projeto digital pensando em como desenvolver um site ou plataforma da maneira mais atual possível. Para muitas pessoas que se aventuram a desenvolver um novo site, quando falamos em executar um projeto atual, o primeiro bate papo gira em torno da identidade visual da marca. As cores e design são as primeiras questões colocadas em pauta.
Porém, um projeto digital atual vai muito além de uma identidade visual “moderninha”. Primeiro, nós temos que pensar na experiência do usuário, como ele vai interagir com o site, quais dispositivos o público alvo utiliza para se conectar com a empresa.
Com a correria do dia dia, as pessoas estão utilizando cada vez mais smartphones para suas tarefas. Pesquisas mostram que o número de pessoas que utilizam smartphones para acessar a internet cresce dia após dia. Então, não seria mais sensato pensarmos nessa nova forma de interagir com os conteúdos na internet para os novos projetos digitais?
Mobile First
Mobile First, traduzido para uma melhor compreensão, significa “dispositivos móveis em primeiro lugar”. O desafio do Mobile First é pensar em um site adequado aos dispositivos móveis (smartphones, tables…) em primeiro lugar. A ideia é que o design, calls to action e demais pontos que envolvem a arquitetura do site, sejam desenvolvidos especificamente para serem visualizados a partir de dispositivos móveis.
Inicialmente, um site moderno deve ser responsivo. Ou seja, além de ser visualizado por desktops ou notebooks, eles precisam ser adaptados para os dispositivos móveis. Mas caso isso não tenha sido feito, exige que o desenvolvedor faça adaptações para que, ao reconhecer que o acesso foi requerido por um dispositivo móvel, a disposição do site mude, de forma que esse dispositivo consiga mostrar os conteúdos da melhor forma possível. Muitas vezes é preciso até suprimir alguns conteúdos que não se encaixam em uma tela de menores proporções.
Baixar E-book: Inbound Marketing, uma introdução
Veja como o Inbound pode ajudar a sua empresa a converter mais!
Já no Mobile First, o site é pensado e desenvolvido para dispositivos móveis. Em caso de acessos via desktop, é reorganizado para que os conteúdos sejam visualizados com qualidade também. É mais ou menos como pensar na contramão do desenvolvimento de um site responsivo. Dispositivos móveis em primeiro lugar e, depois, adaptação para acessos via desktop. Design, textos e imagens são criados exclusivamente para serem visualizados em telas de menores proporções.
Porque meu site deve ser Mobile First?
Conforme dito acima, o mundo moderno exige cada vez mais agilidade nas tarefas do cotidiano das pessoas. Acompanhamos isso nas principais redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter), todos eles aderiram ao mobile first.
O Google, por exemplo, adaptou todas as suas plataformas para mobile first. E, mais do que isso, solicitou que todos os novos projetos sejam desenvolvidos baseados nesse conceito.
Outro fator a se considerar é a limitação dos navegadores utilizados nos desktops. Enquanto esse dispositivo possui recursos básicos para navegar na internet, os smartphones possuem GPS, acelerômetro, multi-touch, internet móvel e outras ferramentas intuitivas que contribuem muito com a experiência do usuário (UX). Aproveitar essas vantagens integralmente só é possível em projetos mobile first.
Concluindo, na atual conjuntura dos acessos à internet, para oferecer uma experiência intuitiva e, consequente agradável, é importante pensar primeiramente nos dispositivos móveis. Planejar um site com base nesse conceito ajuda a definir estratégias que utilizem as ferramentas existentes nos dispositivos móveis para divulgar sua marca, ou mesmo se relacionar com seu público alvo. Dessa forma, seu site será mais intuitivo e qualificado para converter o visitante em cliente.
Ainda ficou com dúvidas sobre Mobile First? Deixe sua pergunta abaixo, nos comentários. Até a próxima!