Porque Web Analytics é Fundamental para uma Estratégia de Marketing Digital?
Como saber se a estratégia escolhida e o budget investido está trazendo o retorno desejado? Através de relatórios Web Analytics e Business Intelligence. Para crescer online é preciso planejar, definir metas e objetivos que sejam adequadas ao projeto e assim coletar dados consistentes para uma análise eficiente da estratégia digital.
Mensurar todos os passos online, minimiza os “achismos” e fortalece estratégias de longo prazo. Isso permite que, através da análise do comportamento do consumidor, seja possível estabelecer metas palpáveis e escaláveis.
Através da coleta e análise de dados, é possível acompanhar e mensurar as ações digitais. Tanto para medir o sucesso das ações quanto para identificar novas oportunidades que o mercado digital pode oferecer.
Ainda mais importante que saber quem acessa o seu site e por onde vem, é poder calcular o retorno sobre o investimento (ROI) e o custo de aquisição por cliente (CAC). Dessa forma, é possível fazer projeções de custos e crescimento dentro de uma empresa.
Através de KPIs bem delineadas, a análise de dados se torna um aliado indispensável para ações de Marketing Digital. Possibilitando escalar o crescimento e otimizar os investimentos em canais mais rentáveis.
Conheça a Jornada: Da Configuração ao Retorno do Investimento
A WeBrain possui uma metodologia completa e eficiente para implementar a análise de dados em todos os seus projetos e assim proporcionar uma tomada de decisão mais inteligente para sua empresa
Tagueamento e Integração
Tudo começa com a configuração correta das ferramentas de coleta de dados. A WeBrain utiliza o Google Tag Manager (GTM) para realizar o tagueamento dos códigos necessários para uma análise mais eficiente e inteligente. Também realizamos a implementação do RD Station, que potencializa o acompanhamento de leads e clientes.
Coleta e Análise de Dados
Através da ferramenta Google Analytics, é possível rastrear visitas e outros eventos que acontecem no seu site. Tudo é mensurável e passível de personalização, desde que a configuração da ferramenta seja feita de forma correta.
Indicadores Chave de Desempenho
São partes fundamentais do projeto de marketing digital. É através de KPIs, Indicadores Chave de Desempenho, que analisamos o comportamento das metas traçadas para certificar que o projeto está alinhado com os objetivos estabelecidos e alcançando as metas estabelecidas gerando lucratividade.
Relatórios e Dashboards
Tenha acesso à relatórios e dashboards criados com o objetivo de auxiliar nas tomadas de decisões. Essas ferramentas são fundamentais para acompanhar a evolução das estratégias digitais como um todo e refletem quais ações estão funcionando e quais necessitam de otimizações.
Retorno Sobre Investimento (ROI)
Descubra quais são os investimentos em marketing digital que mais trazem lucro para o seu negócio. O Retorno Sobre Investimento determina o sucesso da estratégia, quanto maior o ROI maior será o retorno sobre o investimento direcionado para um projeto.
Como calcular o ROI? Baixe nosso infográfico e entenda!
Benefícios do Web Analytics
Investir no uso de Web Analytics auxilia sua empresa ter dados para embasar as decisões estratégicas e otimizar os resultados desejados. Confira mais algumas das vantagens:
Tomada de decisão
Tenha em mãos informações sobre tudo que acontece no seu site, e assim, mais segurança ao ampliar ou modificar suas estratégias digitais
Redução de custos
Identifique canais que geram mais retorno sobre o investimento e direcione o budget para canais mais lucrativos, reduzindo o custo das campanhas e aumentando a receita da empresa
Identificação de oportunidades
Descubra gaps que não estavam previstos nos planejamentos iniciais e que se apresentam, através da análise de dados, como excelentes oportunidades
Teste A/B
Quer otimizar seu site ou sua campanha e não sabe como? Aplique testes comparativos e tenha certeza se a alteração será eficiente, ou não, antes de mudar sem ter certeza
Otimização da Taxa de Conversão
Entenda o processo de compra do seu potencial cliente, descubra falhas que dificultam o fechamento do negócio e otimize o processo de vendas da sua empresa
Google Analytics
Conte com a ferramenta de coleta de dados mais utilizadas no mundo e o melhor, é GRÁTIS. Descubra quantas pessoas acessam seu site todos os meses, como interagem com seu site, quais canais geram mais retorno sobre o investimento e muito mais! Seu site ainda não tem o Google Analytics instalado? Então esse é o primeiro passo que você precisa fazer para otimizar seu negócio online.
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Google Tag Manager
Todos os projetos da WeBrain utilizam o Google Tag Manager para gerenciar as mais diversas Tags de monitoramento, como o Google Analytics e outras integrações de terceiros, como Redes Sociais, por exemplo. Essa ferramenta proporciona mais agilidade e confiabilidade para sua estratégia.
Relatórios e Dashboards
Todos os clientes WeBrain possuem acesso aos relatórios das ações desenvolvidas pela WeBrain. Além da opção do relatório tradicional, também oferecemos a opção do desenvolvimento de um dashboard exclusivo, que pode ser analisado em tempo real. Personalizamos de acordo com as necessidades do negócio e que facilite sua leitura pelos tomadores de decisão.
Dúvidas frequentes sobre Web Analytics
Web Analytics é o processo de medição, coleta e análise de dados de navegação e interação no uso de sites, páginas e até mesmo aplicativos. Tendo estes dados em mãos, é possível gerar relatórios com o objetivo de entender e otimizar o uso dessas plataformas digitais. Hoje, existem diversas ferramentas que auxiliam nesta coleta de dados. Entre os tipos de dados mais comuns, temos o carregamento de página, a conclusão de uma meta (como o cadastro em newsletter ou uma compra online), a origem de um acesso (orgânico, social, tráfego pago, etc.). Qual ferramenta escolher vai depender do objetivo do seu negócio online, pois, os tipos de dados coletados podem variar.
O princípio básico de BI (Business Intelligence) é justamente a junção de informações relevantes de várias fontes de dados diferentes, offline e online. E a consequente transformação destes dados em informações que, posteriormente, servirão como base de conhecimento sobre o histórico da empresa. Uma das maneiras mais eficazes de aplicação do BI é a partir da criação de uma Data Warehouse, que nada mais é que um repositório digital onde são unificados e organizados os dados. Ele congrega os vários Data Marts, que são pequenos fragmentos de dados sub categorizados, como setores, períodos e uma infinidade de outros conjuntos de variáveis, dependendo do negócio.
Enquanto o objetivo principal do Web Analytics é a coleta de dados, o do BI é a junção de todas as informações coletadas para uma análise macro do negócio e assim auxiliar na tomada inteligente de decisões.
BI e Web Analytics devem ser parceiras imediatas em qualquer gestão de negócios. Isso porque o Web Analytics é capaz de reunir todas as informações de tráfego digital imagináveis, o que o torna uma ferramenta altamente potente. Porém, só é possível usufruir de todo esse potencial quando as informações são aplicadas a contextos analíticos estratégicos. Trabalhando esta análise de forma mais aprofundada, conseguiremos avaliar e quantificar com precisão as ações e resultados do Marketing Digital. Também otimizar e redistribuir verbas, caso estas ações sejam voltadas à compra de mídia online, por exemplo
As métricas mais relevantes pode variar de negócio para negócio, contudo, existem algumas que são comuns a todo tipo de negócio que está começando no Marketing Digital, são elas:
- Visitantes ou usuários: quantidade de pessoas que acessaram o seu site;
- Canais: meio por onde seu visitante encontrou seu site, como busca orgânica, tráfego pago, redes sociais, etc;
- Origem/mídia: semelhante aos canais, mas é mais específico. Informa exatamente qual foi a fonte do acesso, como Google, Facebook, Instagram, etc;
- Leads: quantidade de pessoas que visitaram o site e realizaram alguma conversão;
- Conversões: número total de conclusões de meta realizadas dentro do site;
- Taxa de conversão: porcentagem de visitas que resultaram em conversões;
- Conversões por canal/origem: aponta quais canais/origens, geram mais conversões no site.
- CAC (custo por aquisição de cliente): quanto de investimento é necessário para que um cliente seja adquirido;
- CPL (custo por lead): valor investido a cada lead conquistado;
- LTV (Lifetime Value): Período total que um determinado cliente se relaciona com sua empresa, ou seja, se mantém cliente.
Vamos falar sobre os objetivos
do seu negócio?
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