Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de Marketing Digital

Pop-up como ferramenta para gerar Leads


Pop-up para gerar leads

Entenda porque usar pop-up como ferramenta para gerar lead

Se você é profissional do Marketing Digital, ou convive com o universo digital, já sabe bem o que é um pop-up. Se você ainda não ouviu esse termo, que como muitos outros do universo digital, vem do inglês, pop-up pode ser interpretado por sua tradução literal como surgir ou estourar. Nada mais é que aquela janela que surge durante a navegação por um site.

Essa janela, que automaticamente estoura em sua tela, pode ter vários objetivos. Muitas vezes é usada como alerta para alguma ação que você deve tomar para continuar navegando no site. Como em sites de compras de passagem aéreas, por exemplo, que exibem pop-ups de calendários, ou mensagens de alerta de promoções, para facilitar as buscas.

Além do objetivo de informar, muitos sites utilizam pop-ups para publicidade. Exibindo marcas especificas, oportunidades de compra, código de descontos, aquele produto que você vem pesquisando há muito tempo com um preço único, ou mesmo uma chamada para algum lançamento.

Mas e se a pessoa que acessou ainda não está no momento ideal da compra? Se essa pessoa ainda não chegou ao ponto final de sua jornada de compra, e está ali apenas estudando a possibilidade de adquirir alguma coisa? Oferecendo informações que acrescentam!

O novo comportamento do consumidor, principalmente online, que pesquisa cada vez mais antes de tomar a decisão da compra. O melhor caminho é oferecer conteúdo instrutivos, que o ajudem a formar uma opinião sobre o seu produto ou serviço. Os profissionais do Marketing Digital começaram a utilizar os pop-ups como estratégia para captura de possíveis clientes, ou, como muitos dizem, “gerar leads”.

Captando leads através de pop-up

Quando uma pessoa acessa determinado site, ela é um cliente em potencial ou lead. Ela pode não estar decidida pela compra. Mas se sua marca estabelecer um relacionamento que a conduza em sua jornada de compra, ela logo decidirá que é o momento de adquirir aquela solução ou produto.

Mas como iniciar um relacionamento com que entra no meu site? Mais uma vez, pop-ups!

Baixar E-book: Landing Pages na Prática

Uma das formas de facilitar a conversão é através das Landing Pages. Confira cases de sucesso!

Ebook: Landing pages na prática

Aqui na WeBrain, muitos projetos se utilizam de pop-ups para iniciar um relacionamento com os usuários que acessam os sites de nossos clientes. O pop-up é basicamente usado para capturar e-mails das pessoas que acessaram o site, fazendo com que elas se tornem um lead e, posteriormente, uma oportunidade de negócio.

Agora, para que o cliente se disponha a fornecer seu contato de e-mail para se relacionar com uma marca, ele sempre vai desejar algo em troca. Pode ser uma vantagem, ou mesmo mais informações, que de fato contribuam para a solução de um problema dessa pessoa. Para isso, o ideal é você deixar bem claro no pop-up o que cliente vai ganhar fornecendo seu endereço de email. Pode ser uma chamada como “receba nossas promoções” ou “assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades”. Além de gerar leads que realmente têm interesse em seu produto, ser honesto é o primeiro passo de um relacionamento.

Iniciando a nutrição de leads

Depois de “gerar o lead”, nós iniciamos um trabalho de relacionamento com o cliente através de e-mail marketing. Nesse relacionamento, através de estratégias de e-mail marketing aliadas ao marketing de conteúdo, o objetivo da marca é mostrar sua autoridade ou suas oportunidades/condições especiais para certo produto. Nesse e-mail, o cliente deve receber o que procurava, seja uma condição de pagamento diferenciada, ou um conteúdo relevante que esclareça como a solução da marca X pode ajudar com um problema específico.

É sempre importante gerenciar esse relacionamento para não ser invasivo ou chato. Para isso, os profissionais do marketing digital buscam formas amigáveis de se relacionar. Um lead não é uma venda. Se você não se relacionar com ele estrategicamente, você pode perder esse cliente em potencial. Uma obrigação é sempre deixar um link de descadastramento nos e-mails disparados para os leads. Você não quer ser aquela marca chata, que enche a caixa de e-mails dos leads, com conteúdos que eles nem mesmo desejam receber.

Mas esse é outro assunto. Se você quer saber mais a respeito, leia este post que explica como criar um email marketing de alta qualidade, ou assine nossa newsletter. Muito em breve falarei um pouco sobre Inbound Sales, para quem quer entender um pouco mais sobre como vender para um lead qualificado. Até lá!


Você também pode gostar de ler:

Presença nas Redes Sociais

17 dicas atemporais para aumentar sua presença nas redes sociais

6 estratégias de marketing digital mais efetivas

6 estratégias de marketing digital mais efetivas

PQL

PQL: Como utilizar seu produto para qualificação de leads