SEO (Otimização de Sites)

O que é SEO?

A sigla SEO provém do termo Search Engine Optimization, que, traduzindo, é algo como Otimização para Mecanismos de Busca. Nos últimos anos o termo SEO tem sido muito difundido, e até bem “POP”, dentro do Marketing Digital.

Estratégias de SEO têm como finalidade, otimizar um site para que ele possa ser localizado e indexado, da melhor forma possível, pelos mecanismos de busca. As primeiras posições são sempre as mais cobiçadas, pois recebem a maior parte dos cliques. Mas conquistar a primeira página do Google é sempre um desafio.

Outro ponto importante é não confundir os dois tipos de resultados apresentados pelo Google e demais buscadores disponíveis: o resultado “patrocinado” e o “orgânico”. Os resultados patrocinados, também conhecidos como Links Patrocinados, são anúncios pagos feitos através de ferramentas como o Google Ads, por exemplo. Já os resultados orgânicos, são aqueles que conquistaram as primeiras posições com base na qualidade e relevância do site.

Apesar das várias atualizações do algoritmo Google, a exibição de buscas pagas e orgânicas permanece igual. Os anúncios pagos ficam posicionados logo acima dos resultados orgânicos, como é possível observar na imagem abaixo.

Anúncios Pagos e Resultado Orgânico

Apesar de hoje existir uma grande variedade de sites de busca, o Google ainda domina parte significativa desse setor. No Brasil, o Google chegou a liderar o segmento, ocupando mais de 90% da fatia do mercado. Dessa forma, quando falamos em otimização de sites para mecanismos de busca, estamos basicamente falando em otimizar sites pensando em melhorar o posicionamento nas buscas do Google.

Até hoje, ninguém sabe exatamente quais são os critérios que fazem com que o Google julgue um site como sendo relevante, ou não. Diz a lenda que mais de 200 fatores são considerados ao ranquear um site. Inclusive, podemos dividir as técnicas de SEO em “SEO on Page” e “SEO off Page”. Enquanto uma trata de questões técnicas e estruturais dentro do site, a segunda envolve questões externas ao site, como engajamento nas redes sociais e link building, por exemplo. Quer saber qual a diferença entre SEO on Page e Off Page, clique aqui.

Outro detalhe importante é que hoje, é fundamental que um site se adapte de forma eficiente à dispositivos móveis (celulares e smartphones), o nome dessa técnica é conhecida como “responsividade”. Nos últimos anos ficou claro que o Google tem dado mais relevâncias à sites que se adaptam melhor às pesquisas mobile. Isso porque as buscas provenientes desses dispositivos aumentou significativamente e hoje já representam boa parte de todos os acessos à sites e redes sociais.

Mas, você não precisa se aprofundar nas questões técnicas de SEO para ter um site otimizado, que apareça na 1ª página do Google. Você só precisa entender a importância do SEO e conhecer as vantagens de investir em um site profissional.

Principais Vantagens do SEO

As vantagens de investir em um projeto de SEO para o site da sua empresa são muitas. Além do fato de contar com um site profissional, um projeto pensado em SEO permite alguns benefícios:

Possibilita conquistar a 1ª página do Google

Possibilita conquistar a 1ª página do Google

Otimiza a Taxa de Cliques

Otimiza a Taxa de Cliques (CTR)

Aumento no tráfego do seu site

Aumento no tráfego do seu site

Proporciona autoridade para o negócio

Proporciona autoridade para o negócio

Melhora no tempo de carregamento do site

Melhora no tempo de carregamento do site

Melhor experiência do usuário ao navegar no site

Melhor experiência do usuário ao navegar no site

Otimiza a taxa de conversão do site

Otimiza a taxa de conversão do site (CRO)

Melhor Custo x Benefício a longo prazo

Melhor Custo x Benefício a longo prazo

Como o SEO pode ajudar a minha empresa?

Como o SEO pode ajudar
a minha empresa?

Se o objetivo da sua empresa é aparecer na 1ª página do Google sem depender exclusivamente de Links Patrocinados, então certamente o site da empresa precisa de um bom projeto de SEO. A otimização SEO serve justamente para melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca e facilitar com que seu cliente em potencial ache seu produto/serviço de forma rápida e fácil.

A WeBrain não oferece apenas uma consultoria SEO, nós pesquisamos, planejamos e executamos projetos de SEO com foco no negócio do cliente. Não importa se o site é institucional, catálogo, loja virtual ou blog, cada um exige otimizações específicas e estamos preparados para analisar e executar serviços de SEO de alta complexidade.

Quais resultados
esperar do SEO?

Ao investir em um projeto de SEO, o site da sua empresa poderá contar com um aumento na autoridade e relevância da sua marca, atraindo assim visitantes mais qualificados com grande possibilidade de se tornarem clientes. Um bom SEO impacta diretamente na performance de um site, colaborando estrategicamente para o aumento de negócios que podem ser gerados online. Por ser uma estratégia de médio a longo prazo, quanto mais tempo se passar, mais resultados sua empresa terá. Saia na frente dos seus concorrentes e invista em um projeto de SEO.

Quais resultados esperar do SEO?

Metodologia de Otimização de Sites

A WeBrain conta com uma metodologia própria e eficiente, baseada nos principais conceitos de otimização de sites. Nosso objetivo é melhorar a visibilidade da sua empresa na internet e aumentar a quantidade de negócios gerados online gerando um ROI positivo a longo prazo.

1

Estratégia

Estrutura do Site (Sitemap)
Pesquisa de Palavras-chave
Análise da Concorrência

2

Desenvolvimento

Definição de Conteúdo
Otimizações On-page
Otimizações Off-page

3

Resultados

Posicionamento Orgânico
Tráfego do Site
Conversões

Estatísticas de SEO

Pesquisas revelam estatísticas bastante interessantes sobre o SEO em todo mundo:

Serviços de Otimização de Sites

Somos especialistas em SEO e queremos ajudar o seu negócio a conquistar mais clientes através de um site bem planejado e sem depender exclusivamente de anúncios pagos.

Auditoria de SEO

Auditoria de SEO

Projeto detalhado de todos os aspectos técnicos, On Page e Off Page, conteúdo e autoridade do seu website que precisam ser otimizados e problemas que precisam ser solucionados.

Migração de SEO

Migração de SEO

Precisa trocar de plataforma, migrar de um site institucional para um e-commerce, ampliar seu site ou mudar de domínio? Conte com nosso serviço de Migração de SEO sem perder relevância nem indexação no Google.

Remoção de Penalização

Remoção de Penalização

De uma hora pra outra seu site sumiu do Google? É possível que ele tenha sido penalizado por alguma prática não recomendada. Nós podemos ajudar identificando o problema e fazendo as correções necessárias.

Dúvidas frequentes sobre SEO

Quando uma pessoa digita algum termo ou palavra-chave no Google (ou em qualquer mecanismo de busca), este realiza uma varredura pela internet em busca dos resultados mais relevantes para a pesquisa realizada e organiza as respostas pontuando os resultados encontrados de acordo com diversos fatores que o próprio Google considera pertinente, como ter um certificado de segurança (SSL) ou ser responsivo, por exemplo. Dessa forma, é fundamental que os sites estejam em conformidade com as exigências básicas de SEO, para que sejam rastreáveis e fáceis de indexar, caso contrário não aparecerão nas buscas, mesmo que o conteúdo do site seja altamente relevante para a pessoa que fez busca. Vale ressaltar que, o Google utiliza mais de 200 fatores que influenciam em um bom posicionamento nos resultados de busca, portanto, um bom projeto de SEO ajuda a cobrir a maior quantidade possível de exigências conhecidas atualmente.

Existe uma diferença simples e clara entre ambas as estratégias. Enquanto o SEO (Search Engine Optimization) é baseado no ranqueamento a partir de estratégias que fazem um site subir no posicionamento orgânico nos buscadores, o SEM (Search Engine Marketing), também conhecido como Links Patrocinados, é voltado para que um site, através do investimento em anúncios, apareça quando os usuários procurarem por determinada palavra-chave relacionada ao negócio.

O SEO é uma estratégia muito eficiente, contudo seus resultados costumam ser mais eficientes a médio e longo prazo. Já o SEM oferece resultados imediatos. Portanto, se sua empresa deseja aparecer na primeira página do Google de forma rápida e objetiva, recomendamos investir em Links Patrocinados. Agora, se sua empresa pretende obter autoridade no seu segmento de mercado a longo prazo, investir em uma estratégia de SEO é fundamental.

Com o SEO On Page você tem controle total sobre as otimizações que podem ser feitas dentro do seu site, mas com o SEO Off Page não. Isso porque alguns fatores dependem do comportamento de outras pessoas, como avaliações em redes sociais e backlinks. Contudo, ambos desempenham um papel único na melhoria da classificação do seu site. Um site com um SEO On Page ruim, mas um SEO Off Page perfeito não terá uma classificação tão boa quanto um site totalmente otimizado para ambos.
Alguns dos fatores de SEO on Page mais conhecidos e relevantes são:

  • Qualidade do conteúdo
  • Palavras-chave
  • Estrutura de URL
  • Responsividade
  • Imagens otimizadas (peso, title e alt tag)
  • Velocidade de carregamento
  • Tags title e description
  • Headings (h1, h2, etc.)
  • Links internos

E alguns dos principais fatores de SEO Off Page são:

  • Backlinks (outros sites que apontam para o seu domínio)
  • Autoridade do domínio (tempo do domínio e histórico)

Avaliações em redes sociais e ferramentas como Google Meu Negócio

Toda e qualquer empresa que deseje ser vista como autoridade no seu segmento precisa de uma boa presença online. Ter um site que esteja sempre bem posicionado para pesquisas referentes à área de atuação do seu negócio é fundamental para a construção de uma boa relevância digital e assim a empresa será vista como referência perante seu público-alvo. SEO é uma estratégia a médio e longo prazo, portanto, quanto antes sua empresa começar, mais rápido irá se destacar dos seus concorrentes.

Trabalhar o SEO pode parecer um pouco complexo, pois existem várias recomendações para posicionar sua página nos mecanismos de busca. Mas, existem alguns ajustes básicos, que muitas vezes são ignorados e que podem fazer muita diferença no seu site. Otimizar títulos e descrições de todas as páginas, imagens, velocidade de carregamento, implementar um SSL e deixar o site responsivo são fundamentais para ajudar o seu site aparecer na primeira página do Google. Claro que, quanto mais concorrido for o segmento do seu negócio, mais difícil será conquistar as primeiras posições. Portanto, é fundamental investir em um projeto de SEO consistente para que, com o passar do tempo, seu site ganhe relevância e evite punições do Google.

Um dos primeiros passos para sabe se seu site está preparado para o SEO é saber em qual plataforma ele foi desenvolvido. Existem diversas plataformas disponíveis no mercado, contudo, nem todas são tão fáceis de otimizar. Algumas oferecem a possibilidade de criar sites de forma rápida e gratuita, mas, se você não entende de programação dificilmente você conseguirá otimizar esse tipo de plataforma com um SEO adequado. Já quando você opta por fazer um site baseado em uma plataforma CMS, como é o caso do WordPress por exemplo, facilita muito a otimização, pois é uma ferramenta de código aberto, que possui uma grande comunidade que ajuda na melhoria constante da ferramenta, que por padrão já é amigável para SEO.

Muitas vezes, o site foi desenvolvido em uma plataforma não amigável para o Google ou com códigos muito antigos e desatualizados. Por este motivo, é muito mais fácil migrar o site para uma plataforma mais fácil de gerenciar e com um código mais amigável para SEO. Arrumar um site com um código muito ruim, pode levar muito mais horas de execução do que fazer um site otimizado do zero, e como o trabalho de SEO é baseado principalmente em horas de trabalho, não vale a pena fazer ajustes dessa natureza, o investimento ultrapassa o valor de um novo site. Esses ajustes só são válidos quando se trata de sites muito grandes, que implicam em milhares de páginas que não podem ser impactadas com a perda de nenhuma linkagem interna. Já para sites menores, a migração de uma plataforma antiga para uma nova apresenta muitas vantagens, onde dificilmente o site irá perder posicionamento, pois, além de otimizar as páginas com o redirecionamento correto o site não perderá posições no Google, pelo contrário, a tendência é subir algumas posições por contar com uma plataforma muito mais indexável pelo Google.

O tempo de indexação de um site pode variar bastante, tudo depende do tipo de estratégia que será aplicada. Geralmente, é possível começar a notar os primeiros resultados à partir de três meses após o início de uma estratégia de SEO consistente. Mas resultados mais relevantes começar a aparecer após seis meses do início das otimizações. As estratégias devem contar, principalmente, com otimizações de SEO on Page, que muitas vezes são ignoradas por algumas empresas que desenvolvem sites, mas não possuem know-how em SEO. Portanto, ao contratar uma empresa para desenvolver seu site, certifique-se de que ela possua ao menos os conhecimentos básicos em SEO.

O primeiro passo para saber se o projeto de SEO do seu site está funcionando é fazer a coleta correta dos dados. Portanto, invista em uma boa ferramenta de Web Analytics, como o Google Analytics, para poder acompanhar a evolução dos acessos no seu site. Se você já faz este acompanhamento, para saber se a otimização está sendo eficaz basta comparar os acessos e vendas com o período anterior às implementações. É uma forma simplista de analisar, mas já é um bom começo. Uma outra ferramenta que pode ajudar a acompanhar a evolução do seu site no Google é o Google Search Console. Com ele você terá uma noção de quais palavras estão recebendo mais cliques e gerando mais acesso para o seu site. Claro que existem diversas outras ferramentas para acompanhar essa evolução, mas com essas duas dicas já é possível ter uma noção se o seu projeto realmente está evoluindo ou não com o passar do tempo.

É uma dúvida muito comum e que causa bastante confusão, inclusive com outros termos que nada tem a ver com essa estratégia. Por ser uma sigla estrangeira, o correto é pronunciar as letras em inglês mesmo. Para simplificar vejam essa sugestão de pronúncia que esclarece e diferencia de outros termos:

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