Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de Marketing Digital

Marketing de Conteúdo para Pequenas Empresas: 5 Dicas Imperdíveis


Marketing de Conteúdo para pequenas empresas

Estamos na era da informação e o Marketing de Conteúdo é a estratégia perfeita para todos os tipos de empresas

O marketing digital para pequenas empresas está cada vez mais concorrido, e o marketing de conteúdo é um aliado para quem quer ter resultados nesse ambiente tão competitivo.

Em um ambiente online, onde em todos os cantos encontramos publicidade, o marketing de conteúdo vem se mostrando mais poderoso do que nunca. Abrangendo blogs, informativos, infográficos, materiais ricos e muito mais, essa estratégia envolve a distribuição de conteúdos relevantes para seu público alvo.

Porém, diferente dos anúncios pagos, o objetivo do marketing de conteúdo não é promover explicitamente sua marca, produtos ou serviços. A intenção dessa estratégia é “educar”, informar e entreter seus potenciais clientes.

Dito isso, cada estratégia de marketing de conteúdo deve ser personalizada para cada negócio. Abaixo vamos dar algumas dicas para aplicar essa estratégia em pequenas empresas.

5 Dicas de Marketing de Conteúdo para Pequenas Empresas

1. Defina uma Jornada de Compra

O marketing de conteúdo é uma estratégia diferente da maioria das estratégias utilizadas pelo marketing, pois não tem como objetivo a conversão em venda imediata. Porém, ela pode ser uma estratégia lucrativa.

O marketing de conteúdo sem uma estratégia e uma jornada de compra é apenas a entrega de conteúdos em páginas online. Mas se você compreender a jornada de compra do seu público-alvo, você será capaz de direcionar os conteúdos que farão com que seu público tome a decisão de consumir de sua marca.

Ao fornecer regularmente conteúdos valiosos ao seu público-alvo, através da assinatura de newsletter, por exemplo, lentamente você estará criando uma relação de confiança entre marca e consumidor. Os resultados normalmente são alcançados lentamente, mas os clientes conquistados através dessa estratégia serão fiéis e promotores da sua marca.

Elabore a jornada de compra definindo quando e quais conteúdos serão entregues através de seus posts de blog, posts em redes sociais e email marketing para os assinantes de sua newsletter. Faça com que o seu target receba conteúdos que façam com que eles caminhem até a tomada de decisão.

Baixar E-book: Inbound Marketing, uma introdução

Veja como o Inbound pode ajudar a sua empresa a converter mais!

Introdução ao Inbound Marketing

2. Resolva problemas

Sua estratégia de marketing de conteúdo deve ensinar seu público-alvo, esclarecendo como seu produto ou serviço resolve os problemas deles. Para isso, é importante entender o que “tira o sono” dos seus consumidores, quais são suas dificuldades.

Para coletar essas informações questione seus clientes. Ou, se preferir coletar informações mais seguras, realize uma pesquisa de mercado, redes sociais como o Facebook são ótimas ferramentas para realizar pesquisas com baixo custo. Após identificar quais problemas “tiram o sono” de seus consumidores, você pode criar uma estratégia de marketing de conteúdo para fornecer soluções para esses problemas.

Digamos que você seja um dentista especializado em implantes, seu público pode ser pessoas na terceira idade que não querem mais utilizar dentaduras. Você pode criar conteúdos com soluções para quem tem dificuldade com o uso de dentaduras e como um implante dental pode resolver esse problema de forma eficaz.

3. Imagens e vídeos

Para pequenas empresas, o marketing de conteúdo de forma escrita muitas vezes parece ser o ideal. Contudo, com o avanço da tecnologia e a qualidade dos smartphones atuais, ficou fácil conseguir imagens e vídeos com qualidade suficiente para serem usados em sua estratégia de marketing de conteúdo.

A maioria dos consumidores têm maior facilidade em entender sobre um produto ou serviço através de imagens, principalmente vídeos. Seja um vídeo explicativo, um “stories” nas redes sociais ou imagens da utilização do produto, essa é a melhor maneira de mostrar os benefícios do seu produto de maneira facilmente “digerível”.

4. Rastreie seus resultados

Como em qualquer investimento em marketing, os resultados devem ser medidos e analisados para que a estratégia de marketing de conteúdo seja otimizada e gere resultados satisfatórios. Rastrear o quanto seus conteúdos estão impactando seu público-alvo, e se essa interação está atingindo o objetivo da estratégia, é fundamental para o sucesso do marketing de conteúdo.

Aqui é importante a utilização de ferramentas como o Google Analytics em seu site, para que você possa acompanhar quantas pessoas estão acessando seu blog, quanto tempo eles permanecem nas páginas e como eles estão chegando até esses conteúdos.

Quando a estratégia contar com e-mail marketing, é importante também rastrear métricas como a taxa de abertura, taxa de cliques e taxa de cancelamento de assinaturas, por exemplo.

5. Aproveite ao máximo os conteúdos produzidos

Em uma estratégia de marketing de conteúdo, o esforço inicial para a criação de conteúdos é inegável. Mas você não precisa ser uma máquina de gerar conteúdo. Você pode, por exemplo, pegar trechos de um post de blog antigo e transforma-lo em várias postagens para suas redes sociais.

Outra opção é criar um pequeno vídeo para publicar nas redes sociais, e, em um segundo momento tirar o áudio e aproveita-lo em um podcast. Reciclar conteúdos existentes e transformá-los em outros formatos, é uma ótima forma de aproveitar todo o esforço destinado para criação desse conteúdo.

Concluindo

O marketing de conteúdo é aplicável para empresas de todos os tamanhos. Se você é gestor de uma pequena empresa, busque alternativas simples para elaborar sua estratégia de marketing de conteúdo.

Aproveite nossas dicas e traga para sua realidade, as pessoas mudaram a forma de comprar, e esse novo comportamento vem de encontro com o marketing de conteúdo, aproveite!


Você também pode gostar de ler:

Marketing Digital para Turismo

Marketing Digital para Turismo: Voe alto com resultados em sua agência de viagens

Consultoria de Marketing Digital

Consultoria de Marketing Digital: 5 pontos a considerar ao ampliar as atividades online da sua empresa

Inbound Marketing para Empresas B2B

5 estrategias de Inbound Marketing que empresas B2B deveriam usar