Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de Marketing Digital

Google Adwords: Conheça 7 fatores fundamentais na criação de campanhas de sucesso


Google Adwords

Entenda os princípios básicos para formatar uma campanha eficiente no Google AdWords e anuncie sua empresa para pessoas de todo o mundo.

Já pensou em anunciar no Google? Se a sua empresa deseja divulgar um serviço ou produto na internet, é provável que esta opção já esteja na lista das prioridades de Marketing. O Google é hoje a maior Rede de Pesquisa online do planeta. No Brasil, esta ferramenta representa a maior parte do volume de buscas por compras realizadas na internet.

Neste sentido, certamente torna-se também um ambiente cada vez mais competitivo. Se posicionar no topo dos resultados de anúncios em um segmento específico exige compreender antes os esforços, estratégias e as melhores práticas. É fundamental se cercar de informações relevantes para elaborar campanhas e mensurar o retorno esperado diante dos investimentos.

O Google Adwords exibe anúncios para usuários que estão de fato buscando um produto ou serviço de interesse. Esta configuração nos apresenta dois cenários paralelos. Por um lado, é uma oportunidade valiosa falar com quem já está procurando por você. De outro, é um enorme desafio estratégico apresentar-se de forma assertiva para a conversão de um Lead em cliente.

Divulgar no Google também é uma possibilidade interessante se utilizarmos bem ferramenta de gerenciamento de anúncios, o Google AdWords. Além de ser bastante acessível, ela permite um monitoramento bem próximo e palpável – o que faz dela uma plataforma completa em termos de gestão financeira, acompanhamento de metas e adequações frente aos resultados. Além disso, pode funcionar como termômetro da efetividade da sua área comercial.

Para criar anúncios que de fato gerem negócios, é fundamental estruturar campanhas com bases reais. Um anúncio objetivo deve estar sempre alinhado às ações globais de Marketing. Então é preciso analisar a dinâmica da plataforma de anúncios do Google com base no padrão de buscas de um público pré-identificado. Este é o melhor ponto de partida para determinar os termos que serão ofertados.

Dicas que fazem a diferença

Aprender a fundo as configurações técnicas que impactam na exibição dos resultados – e na forma como os anúncios são entregues – pode parecer uma tarefa difícil. E realmente não é simples assim. Mas algumas boas práticas básicas podem auxiliar tanto para um teste de experimentação, quanto para a contratação de um especialista. Afinal, este sempre será um trabalho que funciona melhor a quatro mãos.

Baixar E-book: Geração de Leads com Google Ads

Gere mais negócios para sua empresa. Fale com as pessoas que querem mesmo o seu produto ou serviço!

Ebook: Geração de Leads com o Google Ads

Falando nos anúncios de Rede de Pesquisa do Adwords, que são baseados na busca por palavras, podemos seguir algumas orientações para investir de forma consciente e consistente. Se tratando de em um leilão, a principal característica dessa modalidade de anúncio, cada escolha está vinculada a uma verba mínima. Então planejar ainda é o melhor caminho para quem não quer perder dinheiro.

Vamos ver algumas destas orientações? Confira a seguir um check list resumido de 7 fatores a considerar para a geração de Leads com Google Adwords.

1. As palavras-chave: são os termos buscados em uma pesquisa. Com o perfil do público mapeado, precisamos realizar um brainstorm de comportamento de busca para compor uma boa relação de palavras.

2. Objetivo: toda ação precisa de um objetivo claro. É ele que vai determinar a escolha das palavras-chave, assim como as informações, página de destino e outros elementos importantes de um anúncio.

3. Meta: é imprescindível estabelecer um resultado desejado. Fixar uma meta mensurável, dentro de um tempo específico, é um dado fundamental para calcular o investimento e expectativas de retorno.

4. KPIs: as Métricas de Sucesso devem ser acompanhadas para a realização periódica de otimizações das campanhas. Eles devem trazer indicadores alinhados com o seu objetivo e meta.

5. Orçamento: é recomendado definir um valor mensal que possa ser mantido ao longo dos próximos meses. Em termos gerais, a verba investida é proporcional à quantidade de Leads gerados.

6. Página de destino: ao clicar sobre um anúncio, o usuário deve ser levado a uma página objetiva – e condizente com a oferta. Crie um conteúdo que ajude o visitante a encontrar o que precisa com agilidade. E pense também nas adaptações para mobile (celulares e tablets).

7. Conversões: são os indicadores mais importante de uma campanha. Estes são os dados finais para monitorar a sua meta. Além disso, indicam qual anúncio ou palavra está funcionando melhor.

Controlar o desempenho das otimizações realizadas na campanhas durante as análises é o próximo passo para uma experiência completa com o Google Adwords. É indicado direcionar esforços por cerca de um mês para conseguir avaliar resultados. Cuide do investimento realizado para que a decisão por ampliar ou diminuir orçamentos seja feita com consciência.

Até a próxima!