Links Patrocinados e Gestão de Mídia

O Que São Links Patrocinados
e Como Funcionam?

Links Patrocinados, também conhecido como Gestão de Mídia, é a forma mais comum de publicidade na internet, onde é possível pagar para divulgar sua marca/empresa em diferentes canais digitais.

Hoje, essa publicidade na internet é considerada como uma Mídia de Performance, pois o objetivo principal é gerar um Retorno sobre o Investimento (ROI) para o anunciante. É possível anunciar em sites de busca, portais, redes sociais, blogs, aplicativos e qualquer outra plataforma online que forneça esse tipo de serviço.

Essa é a estratégia mais indicada para acelerar a divulgação da um produto/serviço, visando gerar mais tráfego para o site, canal ou aplicativo. Assim, é possível criar uma presença de marca consistente, capaz de transformar os acessos conquistados em potenciais clientes.

Os Links Patrocinados podem ser utilizados sempre que a empresa pretende conseguir visibilidade em um curto período de tempo. Ou então para manter a presença da marca nos canais onde seu público-alvo circula, que é o caso de estratégias de Branding. Cada mídia possui um tipo de segmentação diferente, portanto, é importante entender em qual canal seu cliente em potencial está, para que seja possível impacta-lo de forma eficiente.

Uma das estratégias mais utilizadas pelos Links Patrocinados é a de CPC (custo por clique), onde o anunciante paga somente quando um usuário clica em um anúncios. Neste caso, o anunciante seleciona um grupo de palavras-chave referentes ao seu produto/serviço e só irá pagar para a ferramenta quando um usuário pesquisar pela palavra-chave e clicar no anúncio. Este é o formato mais recomendado para campanhas de performance.

Outro formato muito comum é o CPM (custo por mil), mais utilizado em campanhas de Branding, pois o objetivo aqui é alcançar a maior quantidade de pessoas e não necessariamente Conversões. Neste caso, nem sempre as palavras-chave são utilizadas, o foco é o interesse e perfil do usuário. Por exemplo, minha empresa vende produtos de beleza para mulheres maduras. Dessa forma, tenho interesse em anunciar para mulheres, com idade acima de 30 anos, que tem interesse em beleza, bem estar e auto estima. Este é um exemplo de perfil que pode ser utilizado em campanhas dessa natureza.

Diversos canais que aceitam este tipo publicidade, como o próprio Google, com sua plataforma de gerenciamento de anúncios, o Google Ads. Esta, é uma das plataformas de anúncios mais utilizadas atualmente e pioneira nessa questão de Links Patrocinados. Além da Rede de Pesquisa (o Google em si), temos disponibilidade de anunciar na Rede de Display (milhões de sites parceiros do Google), Youtube, Google Shopping e Remarketing – quando a pessoa visita um site e depois é impactada pela publicidade deste site, enquanto navega em outros sites.

Também temos o anúncios de Social Ads, como o Facebook Ads, que permite anúncios no Facebook e no Instagram. O LinkedIn Ads e Twitter Ads também são exemplos de redes sociais que permitem anúncios.

Existem ainda outros tipos de mídias pagas, como a Mídia Programática, mas neste caso os investimentos mínimos são muito mais altos do que estas mídias mais acessíveis. Portanto, para iniciar uma estratégia de Links Patrocinados, o Google Ads e os Social Ads são as plataformas mais indicadas.

Diferença entre Links Patrocinados e SEO

Esta é uma dúvida muito comum para quem está iniciando no universo do marketing digital. Apesar de possuírem o mesmo objetivo, que é aumentar o número de visitantes que chegam em um site, blog ou aplicativo, a aplicação de cada uma é bem diferente.

Também conhecido como SEM (Search Engine Marketing), os Links Patrocinados tem como objetivo o aumento do tráfego através de anúncios em sites de busca, bem como em sua rede de parceiros. Faz parte dessa estratégia, entender o comportamento do público-alvo e segmentar as campanhas para atingir potenciais clientes – utilizando principalmente, palavras-chaves que irão mostrar o seu site como sugestão patrocinada.

Esta é a estratégia ideal para empresas que gostariam de aumentar de forma rápida e eficiente o tráfego do seu site. Essa opção permite inclusive, a possibilidade de ocupar as primeiras posições no Google, destacando ainda mais a sua empresa.

É possível identificar os anúncios dos Links Patrocinados de duas formas: o primeiro sinal é que eles sempre ocupam os 4 primeiros lugares dos resultados de busca no Google, e em segundo, estão sempre acompanhados da informação “Anúncio”, em negrito.

O SEO (Search Engine Optimization) foca no aumento do tráfego orgânico. Busca-se otimizar todas as páginas de sites e blogs, seja na estrutura On Page ou Off Page dessas plataformas ou na produção conteúdo relevante. Como consequência, espera-se o aumento no número de visitantes que realmente procuram o que você publicou ou o serviço/produto que oferece.

A grande vantagem reside na possibilidade de não precisar investir para aumentar sua visibilidade. Contudo, deve-se entender todas as características do SEO e sua relevância para os principais motores de busca como o Google e que seus resultados são de médio a longo prazo. E mais do que isso, uma vez aplicada uma estratégia, ela precisará ser revista e otimizada de tempos em tempos, pois é uma estratégia bastante concorrida.

Os resultados orgânicos estão sempre abaixo dos resultados dos Links Patrocinados, que geralmente ocupam as 4 primeiras posições dos resultados de busca e estão sempre acompanhados da informação “Anúncio”.

Links Patrocinados (Pago)

Também conhecido como SEM (Search Engine Marketing), os Links Patrocinados tem como objetivo o aumento do tráfego através de anúncios em sites de busca, bem como em sua rede de parceiros. Faz parte dessa estratégia, entender o comportamento do público-alvo e segmentar as campanhas para atingir potenciais clientes – utilizando principalmente, palavras-chaves que irão mostrar o seu site como sugestão patrocinada.

Esta é a estratégia ideal para empresas que gostariam de aumentar de forma rápida e eficiente o tráfego do seu site. Essa opção permite inclusive, a possibilidade de ocupar as primeiras posições no Google, destacando ainda mais a sua empresa.

É possível identificar os anúncios dos Links Patrocinados de duas formas: o primeiro sinal é que eles sempre ocupam os 4 primeiros lugares dos resultados de busca no Google, e em segundo, estão sempre acompanhados da informação “Anúncio”, em negrito.

SEO (Orgânico)

O SEO (Search Engine Optimization) foca no aumento do tráfego orgânico. Busca-se otimizar todas as páginas de sites e blogs, seja na estrutura On Page ou Off Page dessas plataformas ou na produção conteúdo relevante. Como consequência, espera-se o aumento no número de visitantes que realmente procuram o que você publicou ou o serviço/produto que oferece.

A grande vantagem reside na possibilidade de não precisar investir para aumentar sua visibilidade. Contudo, deve-se entender todas as características do SEO e sua relevância para os principais motores de busca como o Google e que seus resultados são de médio a longo prazo. E mais do que isso, uma vez aplicada uma estratégia, ela precisará ser revista e otimizada de tempos em tempos, pois é uma estratégia bastante concorrida.

Os resultados orgânicos estão sempre abaixo dos resultados dos Links Patrocinados, que geralmente ocupam as 4 primeiras posições dos resultados de busca e estão sempre acompanhados da informação “Anúncio”.

Google Ads

Gere mais negócios para sua empresa. Com o Google Ads é possível anunciar no Google e atingir diretamente pessoas que procuram pelo seu produto ou serviço na internet. Anunciar no Google, a maior e mais utilizada Rede de Pesquisa online no mundo, é a forma mais efetiva de ser encontrado hoje e você ainda pode contar com diversas opções de anúncios como:

Tipos de Anúncio

Seja encontrado no Google no momento em que seus potenciais clientes procuram pelo seu produto ou serviço.

Atraia e envolva seu público-alvo através de anúncios gráficos, animados ou estáticos.

Promova sua marca através de vídeos, ou inserindo seus anúncios antes dos vídeos, ao lado dos vídeos e nos resultados de busca do próprio Youtube.

Impulsione os produtos do seu e-commerce no Google e aumente o tráfego e as vendas na sua loja.

Alcance novamente as pessoas que já passaram pelo seu site e ofereça oportunidades especiais.

Nossos Certificados

Facebook Ads

Veicule anúncios para os usuários da rede social mais popular do mundo. Alcance pessoas que realmente irão se interessar pelo seu produto ou serviço através de públicos personalizados, públicos semelhantes ou até mesmo pessoas que já passaram pelo seu site ou aplicativo. Com o Facebook é possível criar anúncios em vários formatos e inclusive promover os produtos da sua loja virtual. Mesmo com tantas opções de redes sociais, o público do Facebook continua fiel à rede.

Instagram Ads

Uma imagem vale mais que mil palavras. Depois do Facebook, o Instagram é uma das redes sociais mais populares no mundo e vem crescendo a cada ano. Essa mídia se apresenta como uma excelente opção, principalmente, para marcas que podem se utilizar de imagens atraentes para impulsionar sua marca. Atualmente é possível anunciar no Feed, no Stories e também no Explorar da plataforma. Também oferece uma boa diversidade de formatos de anúncios.

LinkedIn Ads

Invista na maior rede social profissional do mundo. O LinkedIn Ads é uma plataforma de anúncios dentro do próprio LinkedIn e pode se transformar em uma ferramenta poderosa para expandir os negócios, principalmente se o seu negócio é B2B. No LinkedIn é possível criar e gerenciar anúncios, cruzar segmentações, realizar testes A/B e extrair relatórios para análise e otimização de campanhas.

Twitter Ads

Se sua marca procura por engajamento, o Twitter é pra você. Muitas marcas já perceberam a importância em incorporar o Twitter em suas estratégias de marketing digital. No entanto, é importante entender que o comportamento dos usuários no Twitter é diferente das demais redes sociais. Aqui é o lugar para engajar seu público com enquetes, “memes” e incentivar debates sobre temas relevantes para sua marca.

Metodologia

Possuímos uma metodologia sólida e eficiente para a gestão de Links Patrocinados e Social Ads, que gera resultados a curto, médio e longo prazo, de acordo com a jornada de compras de cada negócio

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Reunião de Briefing

Levantamento de todas as diretrizes que a campanha precisa ter para gerar negócios online. Definição de metas, objetivos e KPIs

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Planejamento

Pesquisa de concorrência, palavras-chave e público-alvo de acordo com o funil de vendas, para atingir cada lead de acordo com sua jornada de compra.

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Análise e Relatórios

Monitoramento constante da performance das campanhas com foco nas KPIs e disponibilização de relatórios e dashboards para os clientes

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Reunião de Briefing

Levantamento de todas as diretrizes que a campanha precisa ter para gerar negócios online. Definição de metas, objetivos e KPIs.

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Otimização de Campanhas

Com base na análise dos relatórios, é hora de fazer os ajustes necessários para otimizar retorno do investimento das campanhas.

Dúvidas frequentes sobre Links Patrocinados

De forma geral, o processo de publicação dos anúncios é bastante rápido, o mais demorado é a estruturação dos objetivos e campanhas. Assim que o planejamento e os anúncios são aprovados, passamos para a publicação dos anúncios na mídia desejada. Quando um anúncio sobe para a plataforma, existe um tempo de aprovação pela mesma, este tempo de aprovação, geralmente, leva 24 horas, as vezes menos, às vezes um pouco mais. Portanto, dependendo da complexidade do projeto, todo o processo de planejamento pode variar de 1 semana a 1 mês (em alguns casos até mais). Já o processo de veiculação do anúncio é de 1 a 2 dias, tempo necessário para os anúncios começarem a rodar e destacar sua empresa no Google ou Redes Sociais.

Sim. A WeBrain emite a nota fiscal referente ao serviço de gerenciamento prestado e as plataformas emitem NF-e referentes aos valores dos investimentos.

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