O Marketing de Conteúdo vem ganhando mais destaque a cada dia. Sua importância dentro das empresas não pára de crescer. Mas ele não é uma novidade. Muitas já investem nesse tipo de ação há décadas.
Revistas, guias turísticos, livros de receitas, ou mesmo receitas em rótulos de produtos, programas de rádio informativos e radionovelas, revistas em quadrinhos, cards colecionáveis, vídeos e, mais recentemente, blogs e o Youtube!
“A tecnologia está mudando o mundo – do mecânico para o digital, com a Internet, computadores, celulares e redes sociais – e isso impacta profundamente nos comportamentos de todos, produtores e consumidores. Esses e outros desafios exigirão que repensemos o marketing.” (KOTLER, 2010).
Estamos todos testando o melhor potencial das ferramentas digitais. E cada vez mais, interagindo uns com os outros. Como as ferramentas e estratégias vêm se adequando a um consumidor cada vez mais atuante?
A democratização do acesso a diversos canais de compra, opiniões de outros consumidores e comparações entre produtos solicita que o Marketing de Conteúdo seja reinventado. Afinal, os padrões culturais e de convivência acompanham a curva ascendente da evolução tecnológica.
Na era digital, a nova realidade de comportamento de compra exige dos profissionais dessa área cada vez mais versatilidade e velocidade. Acompanhar a crescente demanda por boas informações e, em paralelo, estimular e proporcionar interatividade. Esse é um grande desafio!
O Marketing de Conteúdo da Era Digital
Entre as várias novas possibilidades que a internet vem abrindo, desde o seu surgimento, a participação popular é o fator de maior influência na forma de se fazer Marketing de Conteúdo.
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Os consumidores passaram a ser co-autores atuantes da informação, e também da publicidade. No passado, eles eram impactados unilateralmente, sem direito à interação. Agora, existem novas oportunidades de diálogos online.
Uma quantidade imensa de conteúdo é gerada a cada segundo, por pessoas que estão em diversas posições. Empresas e consumidores, oferecendo informações diversas – e possíveis de serem cruzadas.
Por muito tempo, a internet foi considerada “uma rede de computadores”, com milhões de sites. Mas agora, ela se tornou “uma rede de pessoas”, com milhões de comentários e interações!
Mais que pensar novos tipos de conteúdos, as empresas estão estudando como aumentar a interação com os consumidores que já estão online. Afinal, as pessoas estão cada vez mais disponíveis nos meios digitais.
Essa realidade vem causando verdadeiras transformações na forma de fazer Marketing de Conteúdo. Hoje, uma campanha não pode, por exemplo, ser pensada sem considerar as mídias digitais e redes sociais.
O relacionamento com o consumidor por meio de conteúdos úteis e interessantes tornou-se “a carta na manga da vez”. Então, entregar algo realmente relevante é o que vai determinar o sucesso desse interação. Os próximos passos de uma relação só são consolidados a partir de uma identificação genuína.
Planejando Marketing de Conteúdo
Nenhuma outra estratégia de Marketing Digital, individualmente, consegue alimentar, nutrir e estruturar todas as outras. Só o conteúdo está presente, e faz parte, de cada uma das etapas.
É exatamente por isso que o planejamento é a chave para a criação (e distribuição) capazes de despertar interesse e estreitar relações.
Além disso, criar algo bom é tão importante quanto entregar isso no momento certo. Os conteúdos devem fazer parte de uma estratégia maior, servindo como ferramentas a um objetivo bem definido.
Hoje, consideramos que um planejamento básico de Marketing de Conteúdo deve incluir também o mapeamento desses “melhores momentos” para entregar um determinado material.
A estratégia de entregar aos consumidores o que desejam passa também por educá-los. Para isso, entregar aos poucos, de maneira gradativa e didática, para que sejam capazes de chegar sozinhos às suas conclusões.
A nutrição desse consumidor em potencial, por meio de Marketing de Conteúdo, é um caminho que requer muito planejamento. E também, é claro, o conhecimento real sobre as necessidades e dores desse consumidor.
Marketing de Conteúdo para Inbound Marketing
O Marketing de Conteúdo pode servir a diversos objetivos dentro de uma estratégia. Saber aproveitá-lo dentro do Funil do Marketing é o que existe de mais avançado hoje em dia.
Nesse contexto, Jornadas de Compra e Personas nos levam à uma nova realidade de identificação de público, dores e formas de abordagem.
Um emaranhado de metas, com entregas de informações previamente mapeadas. E assim, ampliamos cada vez mais a utilidade do conteúdo dentro dos planejamentos de Marketing.
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