Vídeo marketing: Conquiste sua audiência com o poder dos vídeos


vídeo marketing

O vídeo marketing está dominando a internet e o mundo. Que tal começar a produzir nesse formato você também?

O vídeo marketing dominou a internet e o mundo. Antes presente principalmente na televisão e no cinema, hoje ele já está também nas várias redes sociais, nos portais e blogs.

Além disso, hoje os vídeos podem ser vistos também em dispositivos móveis, que permitem aos consumidores que possam acessá-los em quase qualquer hora e lugar.

Por ter se expandido para outros canais, esse tipo de conteúdo também passou a ser mais consumido. De acordo com uma pesquisa realizada pela Provokers para o Google e o Meio e Mensagem, o consumo de vídeo na internet no Brasil aumentou em 90% entre 2014 e 2017. Segundo outra pesquisa, realizada pela comScore, 85% dos consumidores brasileiros digitais vêem vídeos na internet.

Além de serem cada vez mais consumidos por consequência das mudanças tecnológicas, os vídeos são conteúdos cientificamente comprovados como mais fáceis para a compreensão humana. Alguns dos fatores que explicam isso, de acordo com a Doutora Susan Weinschenk (Phd em psicologia comportamental e especialista em design e experiência do usuário) são o uso da voz, a atenção que damos à coisas em movimento e ainda a nossa tendência à empatia. Há ainda a teoria dos dois canais, que explica que o conhecimento é melhor absorvido quando é transmitido por dois canais ao mesmo tempo (no caso do vídeo, oralmente e visualmente).

Os formatos de vídeo marketing na internet

Hoje há diferentes formatos de vídeo marketing na internet. Alguns deles surgiram da televisão e do cinema, enquanto outros se originaram dentro da própria internet. Dentre os principais deles, estão:

Vídeo marketing institucional

O vídeo marketing institucional consiste em um formato que apresenta a história, os valores e todas as principais características de uma empresa de forma direta e simples.

Vídeo marketing publicitário

O vídeo marketing publicitário é um dos formatos mais antigos e comuns, pois apresenta uma marca, produto ou serviço de forma envolvente, geralmente contando uma história.

Webinar

O webinar é um tipo de vídeo marketing criado na era da internet. Ele se trata de um tipo de seminário online (geralmente ao vivo) que explica sobre um determinado assunto (quase sempre relacionado direta ou indiretamente ao tipo de produto ou serviço que a empresa oferece). É um dos mais utilizados no Inbound Marketing.

Vídeo marketing de influência

Os vídeos de marketing de influência se tornaram bastante comuns na última década, embora eles já existissem anteriormente. São vídeos em que uma pessoa com certo grau de influência em um assunto ou sobre um público faz a recomendação de um determinado produto, serviço ou marca. Antes, eram realizados na televisão por celebridades, e hoje são feitos também por influenciadores digitais.

Tutorial

Um tutorial é um exemplo de formato que pode ser utilizado como vídeo marketing. Nele, é possível explicar o uso ou funcionamento de um determinado produto ou serviço.

Dicas rápidas

É possível também fazer vídeos com dicas rápidas relacionadas ao seu produto, serviço ou à identidade da sua marca.

Cursos

Uma forma de realizar vídeo marketing é por meio de cursos. Com eles, você ensina seu público sobre um determinado assunto que você domine. Dessa forma, você demonstra autoridade no tema.

Teaser

Um teaser se trata de um formato em que é mostrado um aspecto ou uma parte de uma empresa, produto ou serviço que ainda será lançado(a), gerando expectativa no público.

Os canais para vídeo marketing na internet

Na internet, as possibilidades de canais para vídeo marketing são muitas.

Há o Youtube, o qual consiste na mais famosa plataforma desenvolvida especificamente para vídeos. Semelhante à ele, há ainda o Vimeo, utilizado para a mesma finalidade, mas com mais foco em produções profissionais.

Além desses, é possível utilizar quase todas as redes sociais mais famosas, como Facebook, Twitter, Instagram, Whatsapp e LinkedIn.

Ademais, é importante lembrar que esses vídeos podem também ser publicados em seu site. Isso ajuda a gerar mais tráfego, e consequentemente aumentar o interesse pela sua marca.

O que o vídeo marketing pode proporcionar?

Há diversas vantagens que o vídeo marketing pode proporcionar à sua empresa. Dentre outros benefícios, com ele é possível:

  • ter um melhor posicionamento nas páginas de resultados do Google;
  • aumentar o tráfego do seu site;
  • aumentar o interesse pela sua marca;
  • se conectar mais com seus consumidores
  • encantar clientes;
  • alavancar vendas.

E como começar?

Para começar a fazer vídeo marketing, você deve antes saber qual o seu objetivo. Em seguida, recomendamos que você estude seu público, para saber que tipo de conteúdo é mais relevante para ele, e em que canal ele costuma consumir vídeos.

Com uma produção bacana e uma estratégia de conteúdo interessante, é possível ter os melhores resultados possíveis, seja qual for o seu objetivo!

E aí, gostou? Então assine nossa newsletter e confira outros conteúdos semelhantes! 😉