Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de Marketing Digital

Como alavancar sua marca online com o Marketing de Conteúdo


Marketing de conteúdo

Conheça 5 vantagens que tem feito do Marketing de Conteúdo uma excelente estratégia de Marketing Digital

O Marketing de Conteúdo já é assunto nos departamentos de marketing a muito tempo. Esse método para alcançar um público alvo especifico, elevou as estratégias de Marketing para outro nível. Em poucas palavras, utilizar a distribuição de imagens, vídeos, textos, dentre outros materiais, para estimular uma necessidade prevista em seus potenciais clientes transformou o Marketing. Esse relacionamento é a chave do sucesso de muitos negócios.

Se você não é profissional da área, já percebeu que seu conhecimento sobre Marketing está desatualizado quando se trata de Marketing de Conteúdo. Não se preocupe você não está sozinho. A grande maioria dos empreendedores ou profissionais da área comercial, não tem uma visão clara do que seria uma boa campanha de marketing de conteúdo. Apesar de muitas vezes saberem que existe um investimento no departamento de Marketing destinado a esta ação. Mas, daqui pra frente, você vai entender melhor para onde vai esse investimento e ter ainda mais certeza que uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo, é mais difícil do que parece!

Uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo pode ser baseada em diversas ações. Seguem algumas delas:

Engajamento nas mídias sociais

O marketing tradicional já sabe da atenção que dever ser dada para o Marketing Digital. Enviar um folder por vias postais já pode ser considerado arcaico. Contato telefônico, apesar de ainda existir, já está com seus dias contados. Tudo tende para o universo online. Sem uma presença digital, muitas empresas se quer continuarão existindo. E o Marketing de Conteúdo caiu como uma luva nessa nova realidade.

Engajar seu público alvo, é uma etapa muito importante em uma estratégia de Marketing. Para que seus conteúdos tragam engajamento é importante delinear objetivos e mapear todos os passos dessa estratégia. Após mapear seu plano de ação e estabelecer seus objetivos, é relativamente fácil saber para onde devem ser direcionados os conteúdos. Metodologias, como o Inbound Marketing e sua conhecida Jornada de Compra, podem contribuir muito nessa tarefa.

A entrega desses conteúdos sempre acontecerá em capsulas. E para você conseguir a atenção do seu público alvo é importante serem de alta relevância para a necessidade ou interesse pré identificado. Embora um primeiro conteúdo não faça que seu potencial cliente vire devoto de sua marca, um relacionamento duradouro pode ser um longo caminho, mas é a melhor forma de você conquistar essa confiança.

Sabemos que iniciar esse relacionamento é uma tarefa árdua, mas é igualmente difícil que a confiança conquistada se desfaça. Podemos citar diversas marcas que conquistaram esse nível de confiança. As marcas de carros por exemplo, direcionam todos seus esforços nesse sentido. Todas querem ver seus clientes trocando seus carros por outro da mesma marca.

Despertar a curiosidade

A natureza do ser humano é ser curioso. Com o passar dos anos conseguimos equilibrar essa curiosidade, o que não a elimina, apenas torna ela controlável.

A melhor maneira de despertar a curiosidade, é através de imagem e do som. Por isso os profissionais do marketing utilizam cada vez mais vídeos para atingir os melhores resultados de ROI possíveis em suas campanhas. Novamente podemos citar as propagandas veiculadas na Televisão e Youtube pelas marcas de carros. Ao anunciar um novo modelo de carro, em sua grande maioria, as propagandas mostram apenas os faróis acesos ou partes obscuras do modelo e uma frase como, “O ponto de partida para uma nova era”. Foi um exemplo batido mas, este tipo anúncio já foi muito usado, trouxe bons resultados e serviu de inspiração para muitas estratégias de conteúdo.

Com o tempo, os conteúdos foram perdendo o foco no produto e passaram a direcionar esse foco para os clientes. Os resultados das campanhas mostram, que os conteúdos que giram em torno do produto não afetavam as vendas se o cliente não puder se relacionar com ele. Seu público-alvo deve sentir que estão embarcados em uma jornada de conhecimento que os levam a tomar a decisão mais assertiva, tudo isso fundamentalmente facilitado por sua estratégia de conteúdo e respectiva Jornada de Compra.

Baixar E-book: Inbound Marketing, uma introdução

Veja como o Inbound pode ajudar a sua empresa a converter mais!

Introdução ao Inbound Marketing

Story Telling

Tema recorrente no universo do Marketing Digital, nada mais é que uma sequencia de conteúdos que contam uma história. As pessoas adoram histórias! Quando uma marca tem uma história a contar, as pessoas normalmente se interessam. É uma das ferramentas de marketing mais poderosas, não só por sua capacidade de atrair ouvintes, mas pelo potencial para se transformar em uma conversa atrativa. Ao contar uma história, você cria um conteúdo de marketing convincente e estimula o boca a boca.

É como “matar dois coelhos com uma cajadada só”. É uma estratégia competente para chamar a atenção do seu público-alvo. Você pode precisar de um profissional qualificado para transformar sua história em conteúdo envolvente, mas, definitivamente vale a pena o investimento. Elaborar um conteúdo de qualidade, transformar seu conteúdo em um conto de fadas e claro, utilizar efeitos visuais, criam essa sede nos espectadores para ler seu conteúdo.

SEO

Há anos, as marcas investem para estar nos diretórios telefônicos. Da mesma forma, mas com o uso de diferentes práticas, as marcas competem para o primeiro lugar nos mecanismos de busca (leia-se Google). Simplesmente porque os clientes potenciais quase nunca visitam a segunda página. E para isso devem dar muita importância ao SEO e ao conteúdo.

Podemos dizer que, as empresas devem acompanhar o Google e seus caprichos para serem achados por seus potenciais clientes. E quando eu digo acompanhar, é constantemente verificar se existem novos requisitos, se os requisitos que já existiam tiveram atualizações ou se simplesmente já não foram extintos. Antigamente inundava-se as paginas com palavras-chave para conseguir alcançar a melhor posição. Hoje, essa estratégia pode ser “um tiro no pé”. Com a constante atualização do Google esses sites estão perdendo força.

Autoridade da marca

Disponibilizando conteúdos que realmente agregam conhecimento ao seus potenciais clientes, coloca sua marca como referência no assunto. Uma vez estabelecida essa autoridade, essa reputação pode criar um legado de longa data.

Embora pareça uma caminho muito longo para se constituir, essa fidelidade é mais confiável que qualquer outra. Grandes marcas possuem seu valor comercial, mas o conteúdo é que vai gerar a fidelidade e consequentemente dar longevidade ao valor da marca.

Existem diversas outras ações que pode ser executadas em uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Tudo vai depender do tamanho da equipe e a capacidade de cada integrante. Não contar com os profissionais corretos vai tornar sua estratégia inviável.

Você já participou da execução de uma estratégia de Marketing de Conteúdo? Nos conte como foi sua experiência, somos sedentos por informação.


Você também pode gostar de ler:

Estratégias de Marketing Digital para Negócios B2B

5 Estratégias para um Marketing Digital de Sucesso em Negócios B2B

Google Ads

Como ferramentas de publicidade como Google Ads podem alavancar seu site

tendências de marketing digital

Tendências de Marketing Digital para 2020