Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de Marketing Digital

O que é site One Page? Conheça 3 vantagens e desvantagens


Site One Page

Entenda como utilizar esse formato para uma boa presença digital

Atualmente, ter uma presença digital é crucial para quem quer concorrer no mercado em que atua, independente do segmento. No entanto, muitas vezes as empresas não sabem como iniciar um projeto para ter uma boa presença digital. A grande maioria limita-se a colocar fotos em suas Fanpages, em Redes Sociais como Facebook e Instagram. Mas será que isso é o suficiente?

Para que a sua marca conquiste uma presença digital consistente, é fundamental aparecer nas pesquisas do Google. E, para isso, é necessário ter um endereço eletrônico que dê condições de seus clientes conhecerem sua empresa e solicitarem um atendimento. Com isso, o desenvolvimento de um site se torna uma tarefa obrigatória.

Mas se você já entende um pouco sobre os requisitos necessários para o desenvolvimento de um website, já sabe que esse não é um projeto tão fácil. Desenvolver um site otimizado para os buscadores (leia Google), e que atenda a todos os requisitos de uma boa estratégia de Marketing Digital, é um processo que exige tempo e dedicação.

Com isso, muitas marcas que não possuem toda essa capacidade, ou budget, procuram formas mais simples de desenvolver seus websites. Foi aí que a tendência dos sites One Page surgiu.

O que é um site One Page?

A própria tradução, mais uma vez do inglês, já diz muita coisa. One Page significa “Uma Página”. Ou seja, trata-se de um site com uma página única. Todo o conteúdo que você deseja passar/informar para seus clientes deve ser compilado em apenas uma página. Com essa exigência, a atenção à arquitetura das seções do site deve ser redobrada.

Através da rolagem do site, os conteúdos devem ser dispostos para entregar todas as informações que os cliente buscam ao procurar sua empresa.

Porém, apesar da grande vantagem de um menor custo com o desenvolvimento, um site One Page também possui suas desvantagens. E é por isso que vamos elencar aqui 3 vantagens e 3 desvantagens de um site One Page.

3 Vantagens de um site One Page

1. Velocidade de Carregamento

A velocidade de carregamento de um site ajuda no SEO da página e está diretamente relacionada com uma boa experiência do usuário/cliente. Por isso, o Google já anunciou que a velocidade de um site é fator preponderante para um bom ranqueamento em suas buscas orgânicas.

Esse fator já é reconhecido no universo do Marketing Digital como essencial para obter bons resultados. Quem nunca entrou em um site, e ao perceber que ele demoraria para carregar, fechou a janela e buscou outra opção?

2. Fácil navegação

Navegar em um site One Page pode ser muito mais intuitivo que navegar em sites com muitas páginas e diferentes áreas. Ao disponibilizar várias opções de cliques e navegação, o usuário pode se confundir e acabar não encontrando aquilo que buscava em seu website.

Com os conteúdos em apenas uma página, o usuário não tem muitas opções. Basta rolar a página e assimilar o conteúdo. Quantas vezes não entramos em um site, e sequer encontramos o que estávamos procurando?

3. Facilita a absorção dos conteúdos

Com a necessidade de entregar todo o conteúdo em apenas uma página, um site One Page acaba por entregar tudo mais “mastigado” ao seu público alvo. As informações serão mais diretas, apresentando com simplicidade as informações que seus clientes buscam.

Coloque os dados mais importantes já no início da página: uma solicitação de contato ou o telefone, por exemplo, devem estar logo no topo. Assim, se seu cliente está em busca de um contato para a solução que você oferece, terá muito mais facilidade em iniciar um atendimento.

Baixar E-book: Mitos do Marketing Digital

Porque eles não devem ser tratados como boas práticas ou guias para a sua empresa

Ebook: Mitos do Marketing Digital

3 Desvantagens de um site One Page

1. Limita as informações sobre a empresa e produtos

Muitas soluções são difíceis de explicar tendo um limite de conteúdo. Muitas marcas podem ter dificuldades em esclarecer aos seus clientes as características e as vantagens de suas soluções ou produtos em poucas palavras. E esse problema se estende para empresas que desejam mostrar seu portfólio, história e outras informações que julgam relevantes para quem deseja adquirir da marca.

Um site One Page vai limitar o espaço para dizer o que você costuma esclarecer ao abordar um novo cliente. Dizer aquilo que você deseja, em poucas palavras, sem afetar a experiência do usuário, é um desafio. Mas nada que uma boa consultoria de marketing não resolva.

2. Menor possibilidade de utilizar estratégias robustas de SEO

Conforme já falamos anteriormente, para que seu site tenha um bom ranqueamento nos buscadores é essencial que ele possua em seu conteúdo uma boa estratégia de SEO. Ao limitar a quantidade de conteúdo, o profissional de SEO acaba tendo que limitar o número de palavras-chave utilizadas para ranquear o seu site nos buscadores. Nesse caso, o ideal é definir uma ou poucas palavras-chaves e dedicar todos os esforços a elas.

Outra possibilidade utilizada pelos profissionais de SEO é dividir o site em categorias, fazendo um trabalho específico para cada categoria. Assim o site teria mais possibilidades de ranquear, já que possui mais páginas que podem ser trabalhadas e encontradas pelos buscadores. Em um site One Page essa tarefa se torna impossível.

3. Interfere a experiência do usuário

Muitos usuários estão acostumados com os sites tradicionais. Grande parte das pessoas estão acostumadas a, já no topo da página, encontrar um menu com diversas possibilidades de navegação – podendo encontrar ali um atalho para o que procura. Um site One Page pode confundir esse usuário e fazer com que ele não encontre o que estava procurando.

Essa desvantagem pode ser minimizada de diversas formas. É possível que o site possua um “menu âncora” por exemplo, que ao clicar em uma das opções , a rolagem aconteça automaticamente e leve o usuário a parte da página que possui o conteúdo que ele estava procurando. Para minimizar ao máximo essa desvantagem é importante que sua marca procure um bom Web Design e uma Consultoria em Marketing Digital com experiência nesse modelo de projeto.

Concluindo

Desenvolver um site One Page é uma ótima alternativa para pequenas e médias empresas. Se o projeto não for para uma grande empresa ou um e-commerce, o desenvolvimento de um site One Page pode ser o ideal. Além disso, o desenvolvimento pode ser feito já pensando em uma futura evolução, planejado para futuramente adicionar mais páginas.

Está em dúvida se um site One Page atende seu modelo de negócio? Entre em contato conosco ou deixe um comentário abaixo, ficaremos felizes em ajudar nessa decisão.


Você também pode gostar de ler:

Mobile First

Mobile First: porque e como utilizar esta técnica para criar sites

Estrategia de postagem no Facebook Marketing Digital

Está na hora de rever sua estratégia de postagem no Facebook

Instagram Ads

Como anunciar no Instagram Ads: 6 dicas práticas para iniciantes