A maioria dos empreendedores digitais já ouviu o termo Inbound Marketing, ou “Marketing de Atração”. E ele literalmente envolve atração. Mas se isso ainda não significa muito para você, deixa que a gente explicar o que é Inbound Marketing!
No Marketing tradicional, você desenvolve estratégias para buscar os seus clientes. Já no Inbound, os interessados em seus produtos/serviços é que procuram por você. A estratégia é atrair o seu público-alvo, para que ele te encontre voluntariamente.
Estratégias de Inbound Marketing são usadas no mundo off-line ao longo de toda a trajetória da comunicação. Mas a grande evolução do conceito aconteceu com o aparecimento da internet e, principalmente, com a evolução dos mecanismos de buscas.
A dificuldade de quem quer gerar negócios na internet é fazer com que seu público-alvo entre em seu site, por exemplo, e consuma o seu produto/serviço. A metodologia do Inbound Marketing busca antes da consolidação de um negócio, estabelecer um relacionamento com o visitante, informando os possíveis caminhos através dos quais a sua empresa pode atender àquelas necessidades.
O relacionamento é construído através do Marketing de Conteúdo, por meio da oferta de conhecimento! Sim, o Marketing de conteúdo tem a intenção de “educar” o seu cliente. Os conteúdos devem demonstrar a autoridade de sua empresa no segmento em que atua, valorizando a sua marca no mercado. O know-how torna sua empresa referência, com influência direta na decisão de compra do seu público-alvo.
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Imagine uma empresa do segmento de ração para cães. O público-alvo são os donos dos cães, portanto o conteúdo relevante deve ser direcionado a essas pessoas. Os conteúdos podem abordar dicas sobre como escolher a melhor raça para cada ambiente, ou perfil de dono, cuidados com filhotes, entre outras muitas pautas, formuladas de acordo com a jornada de compra dos seus potenciais clientes.
Para acompanhar essa jornada de compra, o Inbound Marketing utiliza um modelo de funil de marketing, dividido em 6 (seis) etapas:
- Atrair: essa etapa visa trazer tráfego (visitas) para seu site ou blog.
- Converter: acontece quando um visitante interage com o site e preenche algum formulário.
- Relacionar: ocorre sempre que o visitante consome informações vindas da sua empresa, até estar pronto para ser abordado.
- Vender: é quando a equipe de vendas realiza a oferta de forma consultiva, sem apelações. Com o trabalho feito, a decisão de compra já foi realizada.
- Analisar: aqui estudamos todos os números gerados durante a jornada de compra, e otimizamos as nossas estratégias para que as ações sejam assertivas .
- Reter: nem sempre os materiais sobre Inbound Marketing abordam essa etapa, mas já é sabido que manter seus clientes é muito mais barato do que buscar novos. Clientes fiéis sempre te darão a preferência.
Este post te ajudou a entender o que é Inbound Marketing? Caso tenha dúvidas, ou queira saber um pouco mais, baixe gratuitamente o nosso E-book: Inbound Marketing – Uma Introdução.
Let´s Brain 🙂