Inbound Marketing sem segredos. Entenda o conceito!


Funil Inbound Marketing

Nunca o conteúdo que você disponibiliza na internet foi tão atrativo e valorizado.

A maioria dos empreendedores digitais já ouviu o termo Inbound Marketing, ou  “Marketing de Atração”.  E ele literalmente envolve atração. Mas se isso ainda não significa muito para você, deixa que a gente explicar o que é Inbound Marketing!

No Marketing tradicional, você desenvolve estratégias para buscar os seus clientes.  Já no Inbound,  os interessados em seus produtos/serviços é que  procuram por você. A estratégia é atrair o seu público-alvo, para que ele te encontre voluntariamente.

Estratégias de Inbound Marketing são usadas no mundo off-line ao longo de toda a trajetória da comunicação. Mas a grande evolução do conceito aconteceu com o aparecimento da internet e, principalmente, com a evolução dos mecanismos de buscas.

A dificuldade de quem quer gerar negócios na internet é fazer com que seu público-alvo entre em seu site, por exemplo, e consuma o seu produto/serviço. A metodologia do Inbound Marketing busca antes da consolidação de um negócio, estabelecer um relacionamento com o visitante, informando os possíveis caminhos através dos quais a sua empresa pode atender àquelas necessidades.

O relacionamento é construído através do Marketing de Conteúdo, por meio da oferta de conhecimento!  Sim, o Marketing de conteúdo tem a intenção de “educar” o seu cliente. Os conteúdos devem demonstrar a autoridade de sua empresa no segmento em que atua, valorizando a sua marca no mercado.  O know-how torna sua empresa referência, com influência direta na decisão de compra do seu público-alvo.

Imagine uma empresa do segmento de ração para cães. O público-alvo são os donos dos cães, portanto o conteúdo relevante deve ser direcionado a essas pessoas. Os conteúdos podem abordar dicas sobre como escolher a melhor raça para cada ambiente, ou perfil de dono, cuidados com filhotes, entre outras muitas pautas, formuladas de acordo com a jornada de compra dos seus potenciais clientes.

Para acompanhar essa jornada de compra, o Inbound Marketing utiliza um modelo de funil de marketing, dividido em 6 (seis) etapas:

  1. Atrair: essa etapa visa trazer tráfego (visitas) para seu site ou blog.
  1. Converter: acontece quando um visitante interage com o site e preenche algum formulário.
  1. Relacionar: ocorre sempre que o visitante consome informações vindas da sua empresa, até estar pronto para ser abordado.
  1. Vender: é quando a equipe de vendas realiza a oferta de forma consultiva, sem apelações. Com o trabalho feito, a decisão de compra já foi realizada.
  1. Analisar: aqui estudamos todos os números gerados durante a jornada de compra, e otimizamos as nossas estratégias para que as ações sejam assertivas .
  1. Reter: nem sempre os materiais sobre Inbound Marketing abordam essa etapa, mas já é sabido que manter seus clientes é muito mais barato do que buscar novos. Clientes fiéis sempre te darão a preferência.

 

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