Quanto mais as tecnologias avançam, mais elas se tornam parte das nossas vidas. Se você olhar a sua volta, vai perceber que existem diversos dispositivos que acessam a internet e auxiliam suas atividades do dia a dia.
Acontece que quanto mais essa dependência aumenta, mais importante ela se torna. A tendência é que cada vez mais os recursos online façam parte de nossas vidas. Muitas coisas que fazemos no “mundo real” vão simplesmente virar história.
Quanto mais essa mudança acontece, mais as empresas procuram formas de atender a essa demanda. A presença online é requisito básico. Mas, mais do que isso, proporcionar uma experiência agradável para seus cliente, em qualquer dispositivo que acesse a internet, é o objetivo. As pessoas querem tudo em seus smartphones. Juntos, eles e os tablets superaram as quantidades de acessos diante dos desktops, em 2016, de acordo com o E-commerce Brasil. E acredite, 2 anos para a tecnologia é muito tempo.
Experiência x Omnichannel
Omnichannel nada mais é que trazer as experiências do mundo real para o mundo online. Esse relacionamento entre o que é offline com o que é online deve ser padrão. O cliente deve ter a mesma percepção comprando em uma loja física ou em um aplicativo de celular. O objetivo é deixar seu cliente confortável ao adquirir algo da sua empresa, de maneiras diferentes, tendo a mesma experiência.
Não confunda Omnichannel com a possibilidade de possuir diversos canais de atendimento (loja, telefone, site, aplicativos…). Omnichannel vai além disso. É proporcionar ao seu cliente a mesma sensação comprando em sua loja física, telefone ou celular. A experiência deve ser percebida da mesma forma.
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Entenda, você pode ter um atendimento treinado pelas melhores consultorias em sua loja física, ter o telemarketing considerado referência de mercado, desenvolver o aplicativo mais avançado do segmento e ainda não será o suficiente para atender o que uma estratégia Omnichannel busca.
O objetivo principal dessa tendência é fazer com que seu cliente compre em qualquer um dos canais de atendimento que sua marca possui, sem que ele note diferença entre eles. Imagine um cliente comprando em seu aplicativo, acompanhando o pedido pelo seu site, recebendo o produto em casa. E, em alguns casos, realizando a troca do mesmo em sua loja física. Tudo isso sem notar diferença nos atendimentos dos variados canais de relacionamento que utilizou.
Porque seguir essa tendência?
O Marketing da maioria das empresas busca oferecer uma experiência única aos seus clientes. Essa experiência deve ser agradável e da forma mais simples possível. Isso se deve ao comportamento do consumidor, que busca cada vez mais qualidade e comodidade.
Propiciar um relacionamento padrão e agradável ao seu consumidor pode te trazer diversos benefícios. Oferecer seu produto ou serviço de forma otimizada traz benefícios para as vendas, imagem e processo de fidelização da marca.
Conclusão
Ao entender o que significa Omnichannel, percebemos que elaborar uma estratégia baseada nessa tendência tem um grau de dificuldade considerável. Não basta desenvolver os canais de relacionamento com seus clientes. O relacionamento entre os canais deve ser dinâmico e a troca de canal de relacionamento durante a compra deve ser imperceptível pelos clientes. Para isso, existem algumas dicas que podemos dar para que a estratégia tenha assertividade. Mas essas dicas ficam para outro conteúdo.
Tem dúvidas sobre como implantar uma estratégia Omnichannel? Deixe sua pergunta nos comentários. Elas serão importantes para a elaboração do próximo conteúdo sobre o tema.