O Inbound Marketing é uma metodologia robusta, em que são necessárias muitas etapas. Portanto, em seus processos há pormenores que apenas uma das ferramentas de Inbound Marketing não supre. Por esta razão, existem diversos recursos disponíveis para uso, tanto gratuitos quanto pagos. Vamos conhecer os utilizados e mais eficientes para criar uma estratégia de sucesso.
Ferramentas de Inbound Marketing para Automação
No Inbound Marketing uma das estratégias mais importantes é a automação. Ela ocorre por meio de softwares que armazenam informações sobre os leads. Mas, mais do que isso, os softwares de automação servem principalmente para realizar o envio de e-mails dentro de um fluxo de automação, de acordo com a etapa do funil em que os leads estão.
Ferramenta do Hubspot: Marketing Hub Profissional
O Hubspot é a empresa que criou o Inbound Marketing como uma metodologia. Não à toa, ela criou também a ferramenta de automação mais conhecida mundialmente: o Marketing Hub Profissional. Com todos os seus recursos, ele é bastante completo. Nele, é possível encontrar:
- Dashboard – Panorama geral das ações de marketing, com links para relatórios e estatísticas;
- Contatos – As informações sobre os contatos, com possibilidade de fazer automação, criar listas e realizar o lead scoring;
- Conteúdo – O menu em que constam os editores de e-mail marketing, páginas e site;
- Social – Seção em que é possível programar publicações e monitorar o engajamento nas redes sociais;
- Relatórios – Painel com mensuração e acompanhamento de resultados da empresa;
- Produtividade – A seção em que se encontram os projetos, o calendário e as campanhas.
RD Station
O RD Station é uma ferramenta de Inbound Marketing criada no Brasil, e também a mais popular no país, de acordo com a Tech Trends 2018. Trata-se de uma ferramenta bastante completa, com muitas funcionalidades e uma navegação bastante intuitiva. O RD Station é a ferramenta que nós da WeBrain utilizamos para automação de marketing e também para gestão de redes sociais. Nele estão os seguintes menus:
- Dashboard – Panorama geral dos resultados das suas estratégias;
- Atrair – Onde se encontram as funções de postagens em redes sociais, otimização de páginas, ferramentas para blogs e painel de palavras-chave;
- Converter – Seção em que estão os criadores de Landing Pages, formulários e pop-ups;
- Relacionar – Parte em que se encontram o monitoramento de redes sociais, o lead scoring, a automação de marketing, a base de leads, a segmentação de leads e o e-mail marketing.
Mautic
O Mautic é um software open source e gratuito e o segundo mais utilizado no Brasil, dentre as ferramentas de Inbound Marketing (também de acordo com a Tech Trends 2018). Para ter essa ferramenta é necessário arcar apenas com os custos de hospedagem e disparo de e-mails. Dessa forma, o custo-benefício pode acabar valendo bastante à pena, já que ele acaba saindo bastante barato. No entanto, o Mautic também possui desvantagens, como a necessidade de conhecimento técnico para instalação e a inexistência de suporte. Conheça as funcionalidades do Mautic:
- Dashboard – Panorama geral com resultados, mostrando leads recebidos, e-mails disparados, visitantes no site, etc;
- Calendar – Um calendário com as ações já realizadas e programadas durante o mês;
- Leads – Gerenciador dos leads;
- Campaigns – Criador de campanhas;
- Emails – Gerenciamento de e-mails;
- Forms – Criador de formulários;
- Points – Manutenção de pontuação de leads (lead scoring);
- Landing Pages – Construtor de Landing Pages;
- Assets – Gerenciamento de arquivos;
- mPower Focus – Recurso que escurece a tela e abre uma pop-up solicitando seu e-mail;
- mPower Social – Monitoramento de menções nas redes sociais;
- Reports – Gerador de relatórios.
SharpSpring
Plataforma de automação de marketing norte-americana com CRM nativo. Tem se destacado no Brasil com o melhor custo-benefício no mercado brasileiro para agências e empresas de pequeno e médio porte. Em mais de 26 países pelo mundo e temos mais de 1.600 agências como parceiras. No Brasil, é reconhecida com o diferencial de integrar as áreas de marketing e vendas tudo no mesmo software.
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SEO
O SEO é fundamental para a fase de atração no Inbound Marketing. Com ele, é possível fazer com que os possíveis consumidores certos cheguem até você com facilidade nos sites de busca. Devido à importância do SEO, há inúmeras ferramentas dessa metodologia disponíveis no mercado. Confira algumas:
SEMrush
O SEMrush é uma ferramenta de pesquisa e análise de palavras chave bastante interessante. Dentre suas principais funcionalidades, estão:
- Análise de domínios;
- Análise de palavras-chave;
- Projetos;
- Análise de lacunas;
- Topic Research;
- SEO Content Template;
- SEO Writing Assistent;
- Lead Generation Tool:
- Listing Management;
- CPC Map;
- Relatórios
Keyword Planner
O Keyword Planner é a ferramenta de pesquisa de palavras chave do Google. Apesar de ter sido criada para a escolha de palavras nos resultados de busca paga, ela é bastante útil para a busca orgânica também.
Isso porque trata-se de uma ferramenta baseada nas buscas que os usuários fazem, assim como qualquer ferramenta feita para SEO. Nessa ferramenta, é possível pesquisar pelo volume de tráfego de determinadas palavras chave. Além disso, também existe a possibilidade de receber sugestões de palavras relacionadas à sua busca.
Para utilizar essa ferramenta, basta ter uma conta no Google Adwords.
Yoast SEO
O Yoast SEO é a ferramenta de SEO do wordpress. Ela foi criada para ser utilizada dentro do próprio wordpress. Dessa forma, o usuário visualiza o que está favorável ou infavorável em termos de SEO em cada uma das páginas de seu site.
Email Marketing
Dentre as ferramentas de Inbound Marketing, as de email marketing são algumas das mais importantes. O e-mail marketing é utilizado para aproximar os usuários do “fundo” do funil de vendas. Com algumas ferramentas, isso se torna mais fácil e rápido. No entanto, é importante lembrar que algumas vezes apenas uma ferramenta de email marketing pode não suprir sua necessidade. Quando isso ocorre, uma boa solução pode ser contratar uma ferramenta de Inbound Marketing de automação. Vamos ver agora algumas das opções mais interessantes de email marketing e seus recursos.
Mailchimp
O Mailchimp é a ferramenta de e-mail marketing mais conhecida do mercado. É uma ferramenta bem simples e fácil de utilizar. Vejamos alguns dos recursos que ele oferece:
- Criação e envio de campanhas de email marketing;
- Testes A/B de campanhas;
- Relatórios de desempenho;
- Criação de Formulários de cadastro;
- Criação de Pop-ups;
- Criação de Landing Pages;
- Automação de marketing.
- Integração com diversas ferramentas, como Facebook, Hubspot, Google Analytics, Salesforce, Magento, Zapier, WordPress, Woocommerce, Zenddesk, etc. No total, são mais de 800 integrações.
Sendgrid
O Sendgrid é provavelmente a segunda opção de e-mail marketing mais conhecida no mundo, depois do Mailchimp. É uma ferramenta prática e com várias funcionalidades (apesar de ser um pouco mais limitada, se comparada ao seu concorrente mais famoso). Confira algumas delas:
- Criação e envio-de email marketing;
- Testes A/B;
- Relatórios de desempenho;
- Chat;
- Integração com várias ferramentas, como Google Analytics, Hubspot, Magent, WordPress, Magento, Zapier, etc. No total, são mais de 90 integrações.
SendPulse
A SendPulse alcançou 1 milhão de contas registradas em março de 2019, oferecendo ferramentas de marketing que otimizam os esforços na aquisição e conversão de leads em clientes. A ferramenta oferece:
- Servidor SMTP confiável para envio de e-mail marketing
- CRM para gestão de leads e clientes
- Criação de Landing Pages
- Chatbot para Facebook, Telegram, WhatsApp e Instagram
- Campanhas de SMS
Landing Pages
Considerando que a atração é uma parte intrínseca ao Inbound Marketing, há de se dizer que as Landing Pages são fundamentais. Com elas (que são chamadas também de “páginas de captura” ou “páginas de conversão”) é possível obter os leads por meio dos formulários de contato.
Devido à grande demanda das Landing Pages, existem hoje algumas ferramentas desenvolvidas exclusivamente para criá-las de forma fácil e rápida. Veremos algumas delas.
Unbounce
A ferramenta Unbounce possui disponíveis alguns templates prontos que podem ser utilizados para a criação da Landing Pages. No entanto, é possível também criar novas Landing Pages com ela. No Unbounce existe ainda o recurso de testes A/B, em que o usuário consegue testar um determinado elemento da página (como um título, um botão, uma cor, etc) e verificar qual deles possibilita mais conversões.
Instapage
Assim como o Unbounce, o Instapage também possui uma série de templates prontos para usar e criar suas Landing Pages. Nele existe também a possibilidade de criar testes A/B. Além disso, o Instapage também possui relatórios em tempo real, suporte 24 horas e integração com aplicativos externos, dentre outros recursos.
Redes Sociais
Nas estratégias de Inbound Marketing, as redes sociais podem desempenhar diferentes papéis, especialmente quanto à fase de atração. Com tal relevância para a estratégia e ainda com as diferentes redes sociais para administrar ao mesmo tempo, é que surgiram as diversas ferramentas para redes sociais. Veremos as principais.
Hootsuite
O Hootsuite é uma das mais conhecidas ferramentas de gestão de redes sociais. Nele é possível programar publicações em diferentes redes sociais, incluindo Facebook, Twitter, Google+, LinkedIn, Instagram e Youtube. Nele existem relatórios de performance dos canais que podem ser personalizados.
Mlabs
O Mlabs é uma ferramenta de gestão de redes sociais que permite programar postagens em Instagram, Instagram Stories, Facebook, Twitter, LinkedIn e Pinterest. Ele apresenta ainda outras funcionalidades, como gestão de mensagens, relatórios automatizados, workflow (fluxo de criação e aprovação) e calendário de publicações.
Buffer
O Buffer permite programar publicações no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Google+. Como o Mlabs e o Hootsuite, ele também possui relatórios de performance e um calendário.
A Seleção das Ferramentas de Inbound Marketing
Com tantas ferramentas disponíveis no mercado, pode ser difícil selecionar a melhor para cada situação. Por isso, contratar uma agência de Marketing Digital para fazer seu planejamento é a escolha mais indicada.
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