O principal objetivo em comum entre o departamento de vendas e o marketing é conquistar novos clientes. A conquista desse objetivo é desafio de toda empresa que busca crescer e se estabelecer no mercado.
Desenvolver ações de marketing que alcancem seu público-alvo, e claro, sejam convertidas em vendas, não é tarefa simples. Uma estratégia assertiva demanda tempo, conhecimento e pesquisa.
O melhor caminho para chegar ao sucesso nessa empreitada é manter o foco no que foi planejado. E transformar os dados coletados em informações relevantes ao planejamento das ações é o primeiro passo.
As estratégias de marketing definem um público-alvo e criam as campanhas segmentadas e focadas em atraí-lo.
Assim, os esforços são para seduzir os reais interessados no produto/serviço. No caso do marketing digital, a pesquisa, análise de dados, planejamento, definição do público-alvo e segmentação das ações e campanhas contam com facilidades tecnológicas em sua aplicação, principalmente com os diversos softwares de monitoramento e automação.
Esses softwares funcionam como ferramentas capazes de acompanhar a jornada de compra de um potencial cliente na internet. E é aí que identificamos o que é um “lead”. Um lead, para o marketing digital, nada mais é que um potencial consumidor. Ele pode ser identificado quando demonstra interesse pela sua empresa, seja assinando uma newsletter ou preenchendo o cadastro de uma promoção. Pode ser considerado um lead “qualquer visitante que informe seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo ou vantagem”.
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Existem novas práticas interessantes para gerar leads através do marketing digital. Alguns conceitos devem ser observados para garantir que o lead seja “adequado”, o que chamamos de “lead qualificado”. Ele é o usuário que mostrou interesse por sua empresa e foi nutrido por conteúdos relevantes, antes de decidir pela compra.
Com o constante aumento do uso da internet, as pessoas cada vez mais pesquisam antes de qualquer aquisição. Utilizando estratégias de “Inbound Marketing”, oferecemos conteúdos que levam conhecimento. Quanto mais relevantes as informações absorvidas, mais qualificado é o lead. Quando sua equipe de vendas entrar em contato com o lead qualificado, encontrará um possível comprador mais interessado, e já ciente de tudo o que a sua empresa pode oferecer.
Mas é importante lembrar que a vida de um lead não acaba logo que efetua ou não a compra de seu produto/serviço. É importante estabelecer um bom relacionamento com ele. Para isso, disponibilize constantemente novos conteúdos. A estratégia de entregas deve ser focada na jornada de compra do lead, caminhando lado a lado através de uma relação de confiança.