Tudo o Que Precisa Saber Sobre o Planejamento Estratégico

Conheça as vantagens e como utilizar essa metodologia para o crescimento de empresas

Planejamento Estratégico
Leitura de 10min

Você já deve ter ouvido falar sobre o planejamento estratégico, mas, entende a importância e as reais vantagens em implementá-lo na sua empresa? Continue este texto e entenda por que você deve adotar este modelo em sua empresa!

Apesar de parecer mais uma daquelas tarefas sem aplicação prática, não se engane, planejar é o que permite que a empresa se organize, torne os processos mais eficientes e, assim, obter diferenciais competitivos.

O planejamento estratégico é fundamental para desenvolver uma visão de médio e longo prazo e, assim, conquistar os objetivos do negócio, independentemente de porte ou segmento de atuação.
Sem essa organização prévia, a empresa fica perdida e não sabe onde deseja chegar e muito menos como chegar. Então, vamos começar respondendo à pergunta:

O Que é Planejamento Estratégico?

Trata-se de todo o processo de criação e execução de uma estratégia para alcançar objetivos dentro da organização. Desde a definição das metas, até às tomadas de decisão, mobilizações e efetivas ações para alcançar o que se propôs com foco no sucesso empresarial.

Neste sentido, o planejamento entra com a metodologia (os meios), enquanto a estratégia aparece com a parte criativa, de análise e decisão.

Vale ressaltar que o planejamento estratégico precisa ser um processo que envolva todas as equipes e níveis da empresa. Ou seja, ele deve unir o comprometimento e dedicação do líder com o engajamento dos times para que, assim, todos trabalhem em harmonia e focados nos mesmos propósitos.

Quando está claro para os colaboradores quais os valores da empresa e as metas a serem alcançadas, é muito mais fácil promover a colaboração e, inclusive, criar um ambiente em que todos se sintam responsáveis e igualmente recompensados pelo sucesso.

Por isso, enxergue o planejamento estratégico muito além do papel. Apesar de ser um documento, é ele que vai fazer com que a empresa caminhe para o crescimento sem perder a sua identidade ao longo do trajeto.

Este plano pode ser feito anualmente; ou com uma proposta mais a longo prazo, como de três a cinco anos; ou até mesmo mensalmente. Tudo irá depender do que você quer alcançar com a sua empresa no momento.

Afinal, se você sente que está ficando para trás, que a concorrência esteja chegando perto ou tem alguma meta específica, seja para alavancar as vendas ou se diferenciar com um novo produto, por que deixar para depois?

Como Fazer um Planejamento Estratégico que Seja Eficaz?

Você precisa de ter um cronograma e seguir cinco etapas:

Etapa 1: Diagnóstico

O primeiro passo envolve olhar para dentro da empresa e para o mercado para entender o momento atual. Ou seja, esse é o momento da Análise SWOT, ou seja, elencar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Para isso, é preciso reunir a equipe de trabalho e levantar as forças e fraquezas internas do negócio. Em seguida, analisar os diferenciais e os pontos que precisam ser melhorados e, depois, fazer o mesmo com o ambiente externo. Ou seja, identifique as oportunidades e ameaças que impactam a organização, tais como a sazonalidade ou a situação econômica do país.

O diagnóstico é importante para que seja possível entender o contexto em que a empresa está inserida e, assim, as ações mais adequadas para alcançar os objetivos sejam identificadas.

Analise Swot

Etapa 2: Identidade Organizacional

Para que o seu negócio seja único, é preciso ter uma missão, visão e valores que sejam reconhecidos tanto pelo público interno quanto pelo externo.

A missão é a razão pela qual a sua empresa existe, enquanto a visão é o que vocês aspiram se tornar ou onde desejam chegar. Já os valores representam os princípios que guiam a cultura da empresa e, inclusive, dos colaboradores.

Assim, a identidade organizacional atua como um importante guia para contratar novas pessoas, fechar contratos com fornecedores e, inclusive, lançar produtos e serviços no mercado. Por isso, é fundamental reforçá-la a todo momento e garantir com que ela permeie todo o negócio, bem como, ela precisa ser revisada periodicamente.

Uma empresa pode mudar muito ao longo dos anos e pode acontecer que a missão, visão e valores sejam modificados ao longo do tempo por não se adequarem mais à imagem transmitida desejada.

Etapa 3: Metas e Indicadores de Sucesso

Agora é hora de decidir onde o negócio precisa chegar e quais os dados que indicarão o sucesso dessa jornada.

É importante lembrar que as metas a serem conquistadas precisam envolver toda a organização. Por isso, pode ser necessário criar uma meta geral e, depois, transformá-la em metas de vendas, marketing, recursos humanos e assim por diante.

Uma boa estratégia é utilizar a metodologia SMART para definir cada meta. Ou seja, Specific (específica), Mensurable (mensurável), Attainable (atingível), Relevant (relevante) e Time based (temporal).

Lembre-se de que o envolvimento de todos é fundamental, por isso, cada departamento deve ter as suas metas.

Outro ponto importante é que os objetivos devem ser desafiadores, no entanto, realistas. Ou seja, você não pode sonhar muito alto e colocar números impossíveis de serem alcançados dentro do mercado ou da realidade da empresa.

Os indicadores, também conhecido como KPIs, permitirão acompanhar o desempenho das metas. Dessa forma, se uma das metas é conquistar um faturamento pré-definido, o próprio faturamento mensal será um dos indicadores a ser acompanhado ao longo dos meses.

Por fim, faça com que todos os colaboradores tenham ciência de todas essas metas e indicadores. Dessa forma, cada um saberá a sua importância e o seu papel para que a empresa chegue no lugar desejado.

Etapa 4: Plano de Ação

O plano de ação é o que viabiliza conquistar as metas e objetivos definidos, com base em um cronograma e na definição de responsáveis.

Isso significa que é preciso definir quais atitudes serão tomadas e delegar quem vai executar cada uma delas. Ter essas informações documentadas pode ser o diferencial entre uma estratégia bem-sucedida e uma problemática, por isso, fique bem atento a essa etapa.

Fundamental também é elencar as ações por ordem de importância. Com isso, o que for mais simples ou urgente deve ser realizado primeiro.

Para ajudá-lo, pense em quais ações realmente farão a diferença para conquistar os objetivos e dê preferência a elas.

Etapa 5: Acompanhamento e Análise

Como última etapa do planejamento estratégico, defina uma periodicidade de reuniões para que as áreas da empresa possam se encontrar, apresentar e debater os resultados alcançados.

Normalmente, esse encontro acontece todas as semanas, assim, é possível falar sobre o que aconteceu na semana anterior e pensar nos próximos passos. É importante também reunir os gestores sempre que possível para que os resultados sejam avaliados.

E mais, deve-se revisar e redefinir a análise SWOT, as metas e o plano de ação. Afinal, o mercado não é estático e é preciso adequar a todo momento.

Quando o assunto é concorrência, você sai na frente ao fazer o planejamento estratégico.

Dessa forma, você tem a chance de enxergar o seu negócio em 360º, planejando e executando estratégias que te ofereçam vantagens competitivas que contribuem e muito para o crescimento da sua empresa. E mais, torna possível:

  1. Gestão Organizada
  2. Comunicação Alinhada
  3. Agilidade das Ações
  4. Desenvolvimento Contínuo
  5. Identificação de Oportunidades
  6. Antecipação de Cenários

Como pode perceber, as vantagens mencionadas acima apenas reforçam o papel e a importância do planejamento estratégico. Ele é como um mapa que a empresa precisa ter para se direcionar todos os dias, a fim de não perder o foco.

Você já fez, ou tentou fazer um planejamento estratégico para sua empresa? Como foi a experiência? Conta pra gente nos comentários!


Receber conteúdos relevantes sobre Marketing Digital