Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de Marketing Digital

Como iniciar uma estratégia de Marketing Digital no Twitter


Marketing Digital no Twitter

O Marketing Digital no Twitter vem crescendo no Brasil e se apresentado como uma boa opção de relacionamento nas redes sociais.

Com milhões de usuários e crescendo, o Twitter vem se tornando cada vez mais presente nas estratégias digitais. As marcas já perceberam a importância em incorporar o Marketing Digital no Twitter em suas estratégias.

Iniciar a presença da sua marca no Twitter é fácil. Assim como em outras redes sociais, qualquer empresa pode criar seu perfil, preencher sua “bio” e enviar seu primeiro “tweet”. 

No entanto, a dificuldade começa ao buscar formas para aumentar seguidores e transformar a plataforma em uma ferramenta para o Marketing Digital e o tão desejado resultado em vendas.

Para aumentar o número de seguidores no Twitter é necessário mais do que “tweetar”. Assim, sua marca precisa se relacionar com o público, se envolver e interagir com conteúdos e linguagem que agradem suas personas.

O que o Twitter tem de diferente das outras redes sociais?

Sabemos que o comportamento dos usuários varia em cada mídia social. As estratégias que trouxeram resultado no Facebook não vão necessariamente alcançar os mesmos resultados no Twitter.  

Antes de iniciar suas ações, procure entender como o Twitter funciona e de que forma outras marcas atuam nessa mídia. 

As empresas que usam o Marketing Digital no Twitter, em sua grande maioria, utilizam para:

  • Compartilhar conteúdos relevantes para seu público-alvo;
  • Engajamento em ações promocionais;
  • Interação com seus seguidores e consumidores;
  • Branding;
  • Gestão da reputação.

É possível perceber que a maioria das empresas utiliza o Twitter para interagir com seus consumidores. O Twitter “transpira” comunicação.

Uma dica muito importante é planejar com antecedência como, e quando, será feita essa comunicação. Então, é fundamental definir a linguagem que será usada na plataforma e de que forma essa mídia será utilizada nas estratégias de Marketing Digital.

Planejar, por exemplo, datas de comemorações e outros dias especiais, é um bom começo. O uso de hashtags como #Blackfriday, #Halloween, entre outras, tem a tendência de gerar engajamento – quando as datas para esses dias se aproximam. 

Portanto, elaborar um calendário editorial exclusivo para o Marketing Digital no Twitter é fundamental. 

O planejamento do horário para as postagens também é importante. Assim como em outras redes sociais, é preciso identificar os horários em que seu público alvo está mais ativo. E, assim realizar uma programação antecipada para os horários que cada conteúdo deve ser “tweetado”. 

Não menos importante é a definição prévia da linguagem e posicionamento da marca nessa mídia. Seu público se relaciona de maneira leve, interagindo com conteúdos de humor por exemplo? 

Elabore ações que sigam esse interesse. Se for o caso de um público mais maduro, busque trabalhar conteúdos relevantes. Leve informações que agreguem no dia a dia dos seus seguidores.

Baixar E-book: Mitos do Marketing Digital

Porque eles não devem ser tratados como boas práticas ou guias para a sua empresa

Ebook: Mitos do Marketing Digital

Dicas Brainer para um bom Marketing Digital no Twitter:

Busque maneiras de iniciar um “bate papo” no Twitter. Muitas empresas “tweetam” apenas um título com um link, uma citação inspiradora, ou um “meme” engraçado. Porém, esses tweets devem abrir portas para uma conversação.

Busque maneiras para que seu cliente responda, ou interaja com o tweet. Aqui estão algumas boas dicas de como conseguir essa interação:

  • Ao tweetar um link, adicione ao tweet sua opinião sobre o assunto. Essa opinião deve questionar e trazer uma nova visão sobre o conteúdo.
  • Quando postar um link para seu blog, por exemplo, pergunte qual a opinião dos usuários sobre o conteúdo e qual a experiência deles no assunto.
  • Se receber uma resposta, interaja! Busque maneiras de mostrar que se interessa pela opinião dos usuários que se manifestam em seus tweets.

A interação no Twitter significa engajamento. Ao interagir, as chances de novos usuários se interessarem pela marca, ou mesmo acompanharem a conta, é muito maior. 

Por isso, nunca deixe de responder aqueles que interagirem com seus tweets. Talvez essa seja a dica mais valiosa desse post.

Conclusões sobre Marketing Digital no Twitter

Como toda estratégia, suas ações de Marketing Digital no Twitter devem ter objetivos e metas. Se o objetivo principal é vender mais, foque em mensurar quantas vendas podem ser atribuídas às ações direcionadas ao Twitter. 

Se o interesse é branding e visibilidade, mensure quantas pessoas estão sendo impactadas com a mídia e o valor que esse trabalho está gerando para a marca. 

Como podemos perceber, antes de iniciar uma conta e, consequentemente, uma estratégia de Marketing Digital no Twitter, é importante planejar. 

Não utilize essa mídia social replicando sua estratégia de Facebook, por exemplo. O comportamento dos usuários no Twitter é muito diferente das outras mídias sociais. 

Sua empresa já está no Twitter? Gostaria de compartilhar sua experiência nessa mídia? Comente logo abaixo, ficamos felizes em compartilhar experiências.


Você também pode gostar de ler:

O que é SEO Marketing Digital

O que é SEO e tudo que você precisa saber sobre esse assunto

Google Meu Negócio

Google Meu Negócio: Como ter sua localização encontrada na internet

Buyer Persona: o que é e como criar personas

Buyer Persona: o que é e como criar personas