Faltam pouco dias para grandes eventos que geralmente, por si só, já movimentam o comércio. Mas, em 2022, ocorrerão juntos e em um espaço de 35 dias: Copa do Mundo, Black Friday e o Natal. Com tantas datas importantes, o planejamento de Marketing das empresas se tornou fundamental.
O super trimestre pressiona ainda mais os profissionais marketing a lidar com a escolha correta dos canais, com linguagens adequadas e relevantes para cada um deles. Afinal, diante de tantas ofertas e eventos que roubam a atenção do público, as marcas terão um desafio maior de chamar a atenção, ao mesmo tempo em que precisam se destacar dos concorrentes.
Neste contexto, a criatividade e a estratégia ganham ainda mais protagonismo na busca por melhores resultados.
Então, O Que Esperar no Quarto Trimestre?
Por conta da Black Friday e do Natal, tradicionalmente, os últimos três meses do ano são mais agitados e essas duas das datas muito movimentam o consumo das pessoas no país. Mas, neste ano, elas dividirão espaço com a Copa do Mundo e após o período eleitoral.
Ao mesmo tempo em que isso pode gerar uma certa insegurança, o período também pode representar um respiro para o momento. Tendo em vista que a Copa pode trazer mais leveza a este período eleitoral polarizado e pós pandêmico que vivemos.
Além disso, o mega evento esportivo, como de costume, tende a impulsionar os negócios, já que muitas pessoas têm o hábito de fazer de suas casas pequenos estádios para ver os jogos, ampliando o consumo de TV e de outros itens para reunir os amigos e familiares.
O forte potencial de engajamento e de conexão gerado pela Copa do Mundo suscita oportunidades de negócios até mesmo para as marcas que não tem relação direta com a Fifa e nem com as transmissões. Mas, que aproveitam a onda de maior consumo gerada pela disputa entre seleções para aumentar as vendas de seus produtos.
Estudo da Nielsen Mostra que Copa do Mundo Deve Influenciar Black Friday em 2022
Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Nielsen, com sede nos EUA, entrevistou 2 mil brasileiros em julho deste ano e demonstrou que 50% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday para acompanhar a Copa do Mundo, que ocorre nos meses de novembro e dezembro.
Realizado por meio de um formulário online e em parceria com a Toluna (empresa especializada em pesquisas de mercado e insights do consumidor), divulgado na primeira quinzena de setembro, a pesquisa identificou que 87% dos consumidores que costumam adquirir produtos na Black Friday gostam de futebol, sendo que 65% consideram-se fãs, ao passo que 22% são espectadores ocasionais.
Pelo menos metade dos entrevistados planeja adquirir produtos na Black Friday como preparação para a Copa do Mundo.
Público Feminino
O levantamento teve como público principal a faixa etária entre 25-44 anos, com 55% dos respondentes. A maior parte dos entrevistados é do gênero feminino (53%), vivem na região sudeste (42%), mais de 40% delas afirmam ser fãs de futebol e duas em cada dez brasileiras revelaram que consomem esportes online.
Além disso, roupas e eletrodomésticos respondem por 61% das intenções de compras femininas para os dois eventos (Black Friday e Copa do Mundo).
Intenção de Compra
Bens de consumo duráveis, como eletrodomésticos e celulares ou tablets, são os preferidos dos brasileiros para a Black Friday. As categorias representam 59% e 57% das respostas do estudo, respectivamente. Na sequência, aparecem vestuário (56%), notebooks (38%) e móveis em geral (26%).
O estudo também revelou que 62% da população preta e parda têm intenção de comprar eletrodomésticos, enquanto 60% pretendem desembolsar em celulares, tablets e móveis.
Entretanto, a intenção de compra varia entre mulheres e homens. Eletrodomésticos ganham em disparada para mulheres (61% contra 44% para homens). O mesmo acontece com vestuário e celulares e tablets (61% versus 41%, e 54% contra 49%, respectivamente).
Diversidade
Mirando na diversidade e inclusão, a pesquisa mostra que 86% dos respondentes pertencentes à comunidade LGBTQIAP+ irão acompanhar a Copa do Mundo. E também que 88% das pessoas pretas pretendem ver o evento.
Outro dado interessante é relacionado à intenção de compra de eletrodomésticos e eletrônicos pela comunidade (66% e 69%, respectivamente), que costuma consumir mais nesta ocasião do que o restante da população (percentuais de 61% e 60%, respectivamente).
Impacto da Publicidade
A pesquisa da Nielsen apontou que, apesar do crescimento da publicidade online, os brasileiros têm mais confiança em propagandas veiculadas em meios tradicionais. A publicidade boca a boca é tida como a mais confiável com 91% de concordância (confia / confia muito).
Nesse ranking, os patrocínios em eventos esportivos também se destacam, com um índice de 87% de credibilidade, ficando à frente de anúncios em jornais (85%), TVs (85%) e rádios (84%).
Pensando em como a publicidade pode ser usada durante os jogos, o Instituto de Pesquisa constatou também que 68% do público estaria disposto a participar de ativações em publicidade. Entre elas promoções com cupons (75%), descontos por QR code (55%) e acesso antecipado a produtos (40%), por exemplo.
Contudo, chamar a atenção do público não será uma tarefa fácil, pois 32% dos respondentes não participariam de ativações e 56% dizem não prestar atenção em propagandas. Os motivos são diversos, entre eles a falta de atratividade da publicidade (22%) e a forma como anúncios atrapalham a experiência (18%).
Influência
O estudo da Nielsen conclui que “as marcas têm espaço para influenciar em decisões de compra e que o caminho para isso é focar na adequação da mensagem para os consumidores, potencializando os resultados”.
Então, o que fazer para aproveitar ao máximo esse período?
11 Dicas Para Ter Uma Estratégia Campeã de Marketing
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Faça Planejamento
Diante de um trimestre tão agitado, mais do que nunca, deve-se agir com planejamento para atuar de forma assertiva e não jogar dinheiro fora. Principalmente quando envolve investimento ou ação publicitária.
Há alguns anos, o fator Black Friday não iria pesar tanto nesse calendário, já que a data comercial não era tão popular no Brasil. Mas, hoje, como o consumidor nacional já está habituado a esperar os descontos do fim de novembro, isso também precisa ser levado em consideração.
Por isso, fazer planejamento se tornou essencial para as empresas que desejam aproveitar o super trimestre para alavancar as vendas e o alcance da marca.
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Invista em Anúncios
O super trimestre pode representar um desafio na busca por espaços de mídia. Isso porque é esperado que as marcas queiram anunciar seus produtos e serviços para os consumidores de forma mais intensa. Então, o que fazer para se sobressair?
A saída é antecipar as estratégias e já planejar e garantir os investimentos em compra de mídia. Contudo, é fundamental começar, o quanto antes, a planejar e produzir, criando mensagens diferentes e inovadoras para chamar a atenção do público.
Além disso, com a alta procura, os espaços podem ficar mais concorridos e com tabelas de preço dinâmicas e custo por impacto sofre uma grande inflação, ficando o custo por inserção bastante superior, se comparado à média do ano.
Os anunciantes que não precisam brigar por share nesse período, no geral, decidem diminuir a presença para não impactar sua eficiência de mídia do ano.
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Tenha uma Equipe Treinada para a Alta Demanda
Durante o super trimestral, é importante que as marcas ofereçam um atendimento personalizado a fim de solucionar possíveis dúvidas e eventuais problemas que venham a enfrentar na jornada de compra. Para isso, é importante contar com uma equipe preparada e ágil.
Caso contrário, a experiência do cliente poderá ser comprometida, o que trará prejuízos para a empresa, como a quebra de confiança e diminuição das vendas.
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Conheça o Seu Público-Alvo
Conhecer as dores e os desejos do seu público é essencial para oferecer o que ele precisa. Dessa forma, você consegue se sobressair da concorrência em uma das maiores oportunidades de consumo do ano.
A partir de pesquisas e levantamento de dados, é possível traçar o perfil do consumidor, oferecer as soluções exatas e combinar outras possibilidades de compra, além de aumentar a lista de desejos.
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Simplifique o Processo de Compra
Cadastros burocráticos e inúmeras páginas para finalização da compra são alguns dos fatores responsáveis pelo abandono de carrinho (um dos principais problemas para quem vende online atualmente).
Isso porque o consumidor na era digital busca praticidade. Por isso, além de revisar toda a jornada de compra do cliente e os pontos de contato, é essencial diminuir a quantidade de páginas que aparecem antes da finalização da compra para tornar o processo simples, rápido e seguro.
Importante também é não deixar dúvidas. Busque detalhar as informações do produto (como dimensão, quantidades de itens, cores disponíveis, composição dos materiais) e, sobretudo, as formas de pagamento.
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Invista em Canais de Atendimento de Qualidade
Se quiser sair na frente e ter um atendimento de qualidade ao cliente, é importante investir no popular CRM – Customer Relationship Management.
A ferramenta permite fazer o registro de todas as interações de seu negócio com o consumidor. Ela pode também ser uma boa aliada para a criação da persona da sua organização e na elaboração de estratégias de comunicação mais assertivas. Isso porque o CRM automatizar processos e a identificação do perfil de consumo dos clientes.
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Invista na Segurança da Informação
Outro investimento que toda empresa deve fazer é em ferramentas de segurança da informação, caso contrário, poderão ter perdas financeiras. Principalmente na época de grandes eventos do comércio, como o Black Friday e o Natal, em que há um aumento na oferta e procura de serviços e produtos.
Por isso, como forma preventiva, é necessário que as companhias tenham sistemas que bloqueiem a ação de hackers e utilizem uma eficaz tecnologia em nuvem, que traga proteção para que não aconteçam perdas de informações.
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Tenha Várias Formas de Pagamento
Uma das estratégias mais importantes para garantir conversões é aceitar formas de pagamento diversificadas, como cartão de crédito, Pix e boleto. Afinal, após atrair o consumidor, é necessário que o e-commerce tenha métodos de pagamento da preferência de cada cliente. Dessa forma, caem drasticamente as chances de perder a venda no momento da conversão.
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Explore Novas Telas
Em 2022, a Copa do Mundo do Catar será veiculada na TV aberta, em plataformas de streaming e redes sociais. Toda essa conectividade é um desafio e uma oportunidade para aumentar a visibilidade das marcas e campanhas, bem como para por em prática novas e personalizadas estratégias das empresas.
Em canais de TV aberta, as empresas têm a missão de consolidarem mensagens relevantes para o grande público, conectando o amplo espectro de espectadores com a marca de modo mais abrangente.
Para isso, é fundamental sincronizar o timing dos anúncios com a estratégia do negócio de maneira consistente, com mensagens e ofertas realmente relevantes para o usuário e em linha com o contexto em que estão sendo exibidas.
O Magazine Luiza, por exemplo, vai patrocinar a exibição de jogos no sistema Globo, dos canais abertos e por assinatura à internet, além das plataformas de streaming do grupo, em que serão exibidos anúncios e inserções das marcas do ecossistema Magalu.
A principal intenção da empresa é colocar à disposição dos consumidores uma gama enorme de produtos que casem com a Copa do Mundo e Black Friday, como smartphones, tablets, televisores, acessórios, itens esportivos e até mesmo alimentos, que vão ser promovidos em campanhas durante os meses em que o torneio acontecer.
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Use a Tecnologia para Ter Insights Valiosos
Em um período de disputas tão intensas e acirradas como será o último trimestre, é importante que as empresas não façam firula, estejam preparadas e com estratégias personalizadas para cada plataforma. Somente assim será possível driblar a concorrência, aumentar a visibilidade das marcas e alavancar as vendas.
Para isso, fugir de achismos é fundamental e a tecnologia surge como uma importante ferramenta para a formulação de perfis assertivos dos consumidores e para direcionar e personalizar as campanhas de maneira realmente eficaz.
Os algoritmos de Inteligência Artificial como o Deep Learning, por exemplo, podem ser até 50% mais eficazes em campanhas de retargeting. Isso porque eles conseguem determinar, em tempo real e com maior precisão, as expectativas de um potencial consumidor, bem como definir como, quando e em qual contexto impactar as audiências. Dessa forma, você irá garantir uma melhor experiência ao usuário e otimizar os rendimentos das campanhas.
Outro ótimo exemplo é o Business Intelligence (BI), uma forma interessante de proporcionar a inteligência para os negócios e que traz insights valiosos sobre o consumidor.
Por meio dele, as marcas conseguem informações relevantes como fluxo de entrada dos visitantes do site, caminhos percorridos pelo lead, localização, padrões de consumo, taxa de conversão, melhores páginas de conversão e etc. O BI também ajuda a entender o que o consumidor busca, quais são os seus problemas, o que eles buscam e quais são os desejos e reações positivas.
Assim como o Deep Learning, o Business Intelligence é uma ferramenta essencial para o planejamento e tomada de decisões de forma estratégica mais assertiva e norteada por dados pelas empresas para a elaboração de campanhas que foquem nos consumidores mais rentáveis, e que os atinjam da melhor forma possível, aumentando assim a sua receita.
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Comunicações Aspiracionais Planejadas
O erro de muitas marcas é não preparar o terreno ao longo do ano e antes de grandes eventos como os que ocorrerão no último trimestre: Black Friday, Copa do Mundo e Natal. O erro é não agir de forma estratégica e não investir em inbound marketing, anúncios nas mídias sociais, links patrocinados, dentre outras ações.
Para as marcas que desejam encerrar o ano com chave de ouro, é essencial criar estratégias distintas, porém efetivas e com sinergia em todas as etapas do funil de vendas.
Pois, com a previsão do acirramento da disputa pela atenção dos consumidores e, consequente, o aumento no custo do espaço publicitário, é fundamental preparar o quanto antes o terreno para as campanhas de conversão que virão lá na frente. Dando foco especial para estratégias de awareness e consideração, que possam explorar approaches aspiracionais em torno do tema e criar conexões mais profundas com o público, que tem se mostrado cada vez mais exigente.
Bem como, é importante atrair o público no período anterior às promoções e construir no público a percepção de valor da identidade da marca perante as demais concorrentes.
Conclusão
O último semestre tradicionalmente é mais intenso para o mercado. Mas, em 2022, ele ganha mais complexidade pelo fato da Copa do Mundo coincidir pela primeira vez com a Black Friday e ter, logo em seguida, o Natal.
Com isso, pode-se esperar um super trimestre recheado de desafios para as equipes de marketing que terão que gerenciar campanhas em eventos tão importantes como esses ocorrendo simultaneamente e em um período de 35 dias.
A promessa é que o último semestre do ano seja de muita celebração, mas para isso, os times de marketing terão que estar em sintonia com o consumidor para alcançar destaque.
O público, inclusive, já cria expectativas para o período e faz planos: uma pesquisa da Meta Foresight, divisão de pesquisas da Meta, apontou que 84% dos brasileiros pretendem acompanhar a Copa do Mundo do Catar, 48% disseram estar ansiosos para ver os anúncios e campanhas que as marcas prepararam para o evento e 73% declararam que realizarão alguma compra durante a competição.
Mas, para aproveitarmos ao máximo o que o período tem a oferecer para as marcas precisam agir com estratégica e planejamento.
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