Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de Marketing Digital

Segurança da informação: Como proteger os dados da sua empresa


Segurança da Informação

A proteção de dados por meio da segurança da informação é fundamental para o sucesso de uma empresa.

Um dos ativos mais importantes de uma empresa são os seus dados. Portanto, a segurança da informação é primordial em qualquer organização. No mundo digital, porém, isso se intensifica, pois dados podem ser acessados, corrompidos ou ainda se tornarem indisponíveis de maneira muito mais fácil e rápida. Assim, apresentaremos algumas formas de proteger os dados da sua empresa, seguindo os três pilares da segurança da informação.

Mas o que é a segurança da informação?

A segurança da informação é definida como o conjunto de procedimentos realizados para proteger dados de um indivíduo ou organização.

Pilares da segurança da informação

São os principais pilares da segurança da informação a confidencialidade, a integridade e a autenticidade.

Confidencialidade

A confidencialidade diz respeito à quem tem acesso às informações. Assim, a confidencialidade é sobre sigilo.

Para protegê-la, você pode tomar algumas medidas práticas, como aplicar um algoritmo de criptografia forte, em um sistema que só possa ser acessado por quem possui uma senha específica. Esse acesso pode ser fornecido de acordo com alguns critérios estabelecidos, como a hierarquia ou a área dos colaboradores.

Você pode, ainda, estabelecer determinadas políticas e procedimentos de segurança, treinando os colaboradores de forma a obedecê-los.

Outra forma de garantir confidencialidade é também utilizando certificados de segurança eu seu(s) site(s) (como o certificado SSL). Eles oferecem conexões seguras para que as informações da empresa e dos usuários não sejam vazadas.

A falta de confidencialidade pode prejudicar a empresa de diversas maneiras, sendo a desvantagem competitiva uma das principais.

Baixar E-book: Mitos do Marketing Digital

Porque eles não devem ser tratados como boas práticas ou guias para a sua empresa

Ebook: Mitos do Marketing Digital

Integridade

A integridade de uma informação está relacionada à preservação do dado em sua forma original.

Dessa forma, você deve procurar proteger seus dados para que eles não sejam modificados por hackers ou outros invasores. Para isso, você pode ter sistemas de proteção como antivírus, anti malwares e firewalls de proteção, os quais devem estar sempre atualizados.

Além disso, é importante ainda implantar sistemas de verificação para detectar alterações nos dados, usar somas de verificação (checksum) e contar com backups para a recuperação de dados alterados.

Um dos principais impactos da falta de integridade em uma empresa é a ineficiência no processos. Isso, por consequência, afeta os lucros de uma empresa.

Disponibilidade

A disponibilidade diz respeito à possibilidade de os dados poderem ser acessados a qualquer momento pelas pessoas autorizadas.

Para que haja disponibilidade, você deve ter dados que sejam acessados e processados de forma fácil. Na prática, isso significa realizar a manutenção dos servidores, atualizar os softwares com regularidade e disponibilizar os serviços e links de internet aos autorizados.

Uma das formas de se garantir disponibilidade é com o uso de analisadores de tráfego, que servem para gerenciar o tráfego, impedindo que as informações se tornem inacessíveis.

Para a disponibilidade dos dados são úteis também, ainda, os nobreaks (para evitar a perda de informações que ainda estão sendo processadas) e os sistemas de backup, que podem recuperar informações perdidas.

Além disso, também são extremamente úteis os proxys, que auxiliam na aceleração do processamento de dados na internet. Isso torna as informações mais “disponíveis”, pois podem ser acessadas mais rapidamente.

A interligação entre os três pilares

A confidencialidade, a integridade e a disponibilidade das informações são três pilares interligados.

Uma informação que perde sua confidencialidade, por exemplo, pode perder sua integridade também, pois os dados podem ser alterados. Em outros casos, pode perder ainda sua disponibilidade.

Por isso, é importante priorizar a segurança da informação em todos os seus âmbitos para evitar prejuízos.

E aí, gostou? Então assine nossa newsletter e confira outros conteúdos semelhantes!