Criação, publicação e visualização de vídeos curtos. Essas são as principais características que definem o TikTok, rede social desenvolvida na China pela empresa ByteDance que, a cada dia, vem conquistando fãs ao redor do mundo inteiro. Para que você tenha uma noção mais clara do que estamos falando, no primeiro trimestre desse ano, o aplicativo bateu recorde no número de downloads, ficando em 1º lugar como a plataforma mais baixada no momento. Sim, pode acreditar: tanto o Facebook quanto o Instagram perderam para esses números, aspecto que reforça o quanto essa rede social veio realmente pra ficar.
Sua facilidade de uso é um dos pontos que chamam a atenção. Através de dublagens, filtros, músicas, efeitos especiais e inúmeras opções de edição, os usuários podem abusar da criatividade e se aventurar em conteúdos divertidos para interagir com outras pessoas, além ainda de seguir contas do seu interesse.
Ah, e antes que a gente se esqueça, vale destacar que o TikTok possui algoritmo de inteligência artificial. Ou seja, a partir do momento em que o usuário realiza o cadastro na plataforma, seu comportamento e suas interações passam a ser analisados. Isso permite que o conteúdo entregue seja personalizado de acordo com as suas preferências, proporcionando assim, uma experiência única e diferenciada.
Todos esses aspectos explicam porque essa ferramenta tem se tornado um sucesso entre o público (este, em sua maioria, composto por jovens de 16 a 24 anos). Mas se engana quem pensa que eles são os únicos interessados nessa rede social. Profissionais de marketing e empresas de diversos segmentos começaram a enxergar o potencial do TikTok e têm investido em estratégias para estreitar as relações com o público, bem como conquistar um número maior de clientes. Afinal de contas, todas as oportunidades devem ser aproveitadas e é pensando nisso que preparamos esse conteúdo para você.
Confira a seguir como essa plataforma pode ser uma forte aliada do seu empreendimento.
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Vantagens Que o TikTok Pode Oferecer às Empresas
Aproximação com o Público
Utilizando as opções disponíveis nessa rede social, é possível criar conteúdo criativo que atraia a atenção do público-alvo. Aproveite para convidar os seguidores das redes vizinhas para conhecer o novo perfil da empresa, agora em uma plataforma diferente. Use do bom humor e da originalidade para se manter próximo das pessoas e lembre-se de explorar a ferramenta da melhor forma possível.
Vídeos Educativos
Você sabia que o TikTok também pode ser uma fonte de conhecimento? É isso mesmo! Além de postar vídeos sobre os seus produtos e serviços, você também pode usar o espaço para ensinar coisas diferentes aos seguidores. Aqui vai um exemplo: se você trabalha com fotografia, pode aproveitar para dar dicas de edição, ângulos, funcionamento das câmeras, entre tantos outros aspectos. Em resumo: é só usar a imaginação para agregar valor ao conteúdo mostrado.
Datas Sazonais
Uma coisa é certa: quando alguma data comemorativa se aproxima, todo mundo corre atrás de um presentinho, não é verdade? E é nesse momento que o TikTok pode contribuir em peso na venda dos seus produtos, afinal, as promoções e os itens disponíveis podem ser apresentados ao público através da própria plataforma.
Challenge
Desafio no TikTok é algo que nunca falta e pra sermos bem sinceros, é uma ótima estratégia para fazer com que o público interaja com o seu negócio. Ele pode ser uma coreografia, uma dublagem ou até mesmo algum movimento específico. O certo é que sempre tem alguém para entrar nessa brincadeira. E sabe o que é melhor? Tudo isso ajuda a atrair mais seguidores para o perfil da sua empresa. Inclusive, é possível associar esse desafio a algum tipo de benefício, como algum brinde dado àqueles que se saíram melhor ou que tiverem mais curtidas, por exemplo.
Informações Sobre a Marca
Quanto mais detalhes o público sabe sobre o seu negócio, mais ele se sente parte de tudo que acontece. Esse é um ponto fundamental para estreitar e fortalecer os relacionamentos. Por isso, sempre que possível, mostre o dia a dia da sua empresa e como os processos são realizados. As pessoas querem conhecer os bastidores e matar a curiosidade de como determinado produto é feito até finalmente chegar em suas mãos.
Parceria com Influenciadores
Os tão conhecidos “influenciadores digitais” estão presentes em todas as redes sociais, inclusive no TikTok. Esses criadores de conteúdo possuem seguidores fiéis, que acompanham todos os detalhes da sua rotina e interagem ativamente em suas publicações. Sendo assim, nada melhor que aproveitar esse movimento para dar início a um bom marketing de influência dentro dessa rede social.
Faça uma pesquisa geral sobre os profissionais já consolidados dentro da plataforma e analise aqueles que mais combinam com os valores e objetivos da sua empresa. Assim que essa identificação for feita, parcerias podem ser estabelecidas para auxiliar na divulgação da sua marca.
Anúncios no TikTok Ads
Assim como o Instagram e o Facebook, o TikTok também permite anúncios pagos dentro do aplicativo e em diferentes formatos. Os In-Feed Ads, por exemplo, são anúncios que aparecem diretamente no feed dos usuários enquanto estes navegam pela plataforma. Já o Top View possibilita a veiculação de vídeos de até 60 segundos, exibidos assim que o usuário abre o aplicativo. Dessa forma, para usufruir desses benefícios, basta que os dados do negócio, bem como seus objetivos, sejam informados no momento de abertura da conta. Feito isso, as campanhas podem ser planejadas e colocadas em ação através do App.
Leu esse artigo e ficou com vontade de abrir a conta da sua empresa no aplicativo? Muita calma nessa hora! Antes de qualquer coisa, é importante avaliar se essa rede social realmente se encaixa nas estratégias do seu negócio. Afinal, não adianta nada estar em uma rede social se o seu público também não estiver presente nela, certo? Ou então, se não houver um planejamento adequado para entender as funcionalidades e organizar os conteúdos a serem publicados.
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