Google: 70% dos Brasileiros tem o Hábito de Pesquisar Antes de Comprar

Hábito reforça a importância de estar bem posicionado no Google para vender mais e prospectar novos clientes.

Google
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Você sabia? O Google é a primeira etapa na jornada de compras de 70% dos consumidores no Brasil, conforme apontou a pesquisa “State of Search Brasil”.

Não é à toa que nós, da WeBrain, estamos sempre reforçando a importância de as empresas terem um site de qualidade, bem estruturado, otimizado para SEO, focado na experiência do usuário (UX) e responsivos para que fiquem bem posicionadas no buscador. 

Principalmente agora que o Google informou que passará a exibir um número maior de resultados, antes de forçar o usuário a clicar para ver a segunda página dos resultados de busca.

Atualização do Google

Pelo Twitter, no dia 5 de dezembro de 2022, o Google anunciou o sutil redesign da Search Engine Results Page (SERP) que permitirá aos usuários “rolar” continuamente por várias páginas (equivalente a seis páginas de links) até encontrarem o botão “Exibir mais resultados”. 

Essa atualização torna os resultados de pesquisa de desktop mais parecidos com dispositivos móveis e permite ao usuário encontrar mais conteúdos úteis sobre o termo buscado, porém, com menos cliques.

Segundo avaliação da revista Search Engine Jornal, as mudanças tendem a ser vantajosas para os sites dos anunciantes na plataforma, visto que diminuiriam os espaços para “brigar” por qualificação na plataforma.

Apesar desta mudança, o Google ressaltou que não afetará os relatórios do Search Console, já que ele rastreia apenas as posições da Página de Resultados.

A Nova SERP do Google Já Está Disponível para Todos os Usuários?

Atualmente, a rolagem contínua para os resultados de pesquisa no computador está disponível somente para desktop em inglês nos Estados Unidos e ainda não possui uma data de lançamento para o Brasil. 

Twitter do Google

Outros Insights

A Hedgehog Digital, em parceria com a Opinion Box, publicou a terceira edição da pesquisa intitulada “State of Search Brasil” que apresenta insights interessantes sobre o comportamento de busca e compra dos brasileiros, bem como o papel do Google neste processo.

Conforme já citado, um dado interessante revelado pela pesquisa foi que cerca de 70% dos consumidores, antes de comprar qualquer produto ou serviço, faz uma pesquisa no Google para obter mais informações.

Além disso, após essa primeira busca, há variações na jornada do consumidor, conforme poderá observar abaixo:

  • 25% dos usuários entram em diversos sites para pesquisar o produto a partir dos links oferecidos pelo Google;
  • 19% procuram mais informações sobre o produto;
  • 16% buscam o site da marca desejada;
  • 14% procuram informações sobre a marca ou empresa que oferece o produto;
  • 13% usam a aba “Shopping” para buscar ofertas e fazer comparações de preços e vantagens de compra;
  • 10% pesquisam sobre o produto com o intuito de comprar em outro momento ou local; e
  • 3% compram imediatamente no primeiro link encontrado.

E mais, a pesquisa apontou também que, durante a jornada de compra, buscar os produtos diretamente no site das lojas é a segunda prática mais recorrente entre os consumidores (12%). Principalmente quando se trata de marketplaces, como Magazine Luiza, Americanas e Submarino. 

Conclusão

Em um esforço para tornar a experiência do usuário cada vez mais simples e eficaz, o Google está em constante evolução e mudança. E cabem, aos profissionais de marketing e proprietários de sites, acompanhar as atualizações e, principalmente, conhecer melhor a jornada de compra dos seus clientes para oferecer conteúdos úteis e relevantes para cada fase.

Ficou com alguma dúvida ou quer que sua empresa faça parte do hall de empresas que possuem uma presença digital relevante no Google? Fale conosco.


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