Vale a Pena o Marketing Investir em Influenciadores Digitais?


Influenciadores Digitais

Embora novo, o mercado de digital influencer cresceu exponencialmente e se tornou uma forma de marketing única e eficaz

As polêmicas acerca dos influenciadores digitais são constantes, porém, não considerar investir nesta opção, pode fazer com que sua estratégia de marketing deixe de aproveitar os benefícios que os influenciadores digitais proporcionam.

O Que Significa Influenciadores Digitais?

Um influenciador digital, também conhecido como digital influencer, é alguém que possui seguidores dedicados em suas redes sociais e que é visto como autoridade em seu nicho. Ao contrário do que muitos pensam, um perfil que possui milhares de seguidores nem sempre é considerado um influencer. Muitas vezes um pequeno influenciador, com mil, 10 mil seguidores, pode ter mais autoridade que um perfil com milhões de seguidores.

Os influenciadores estão em diversos setores e em todas as mídias sociais, como Instagram, YouTube, Facebook e outros. Para o propósito desse conteúdo, vamos nos concentrar especificamente no Instagram e YouTube, onde estão a maioria deles.

O marketing de influenciadores se refere a parceria comercial entre influenciador digital e uma marca. Sem um planejamento bem elaborado, o marketing com influenciadores pode ser um “tiro no pé” e fazer seu anúncio parecer falso ou insincero. Mas, quando executado corretamente, esse investimento pode mudar os rumos do seu negócio.

Quais os Benefícios de Investir em Influenciadores Digitais?

O marketing de influência é direcionado e muitas vezes mais econômico que outros investimentos em marketing tradicional. Atualmente, os consumidores estão céticos a campanhas que os inundam de promoções todos os dias. Portanto, a probabilidade das pessoas confiarem em uma recomendação de uma pessoa que elas veem como referência é muito maior nos dias de hoje.

O marketing de influenciadores é semelhante a receber uma recomendação de um amigo ou familiar, uma vez que os influenciadores digitais constroem uma imagem de autoridade que traz segurança e transparência. A maioria dos influenciadores digitais trazem aos seguidores suas experiências na vida real, fazendo com que seus seguidores se sintam passando pessoalmente pela experiência. Isso torna uma campanha feita por um influenciador muito mais convincente que uma campanha tradicional de marketing.

Como Encontrar o Influenciador Digital Ideal para Sua Campanha de Marketing?

Como já dito nesse post, o marketing de influenciadores vale a pena se você encontrar o influenciador digital ideal para seu produto. Não se apegue ao número de seguidores, procure entender o nível de autoridade que o influenciador tem no nicho de mercado que sua campanha deseja alcançar. Além disso, é importante que os valores e imagem que esse influenciador passa, tenham total alinhamento com sua marca.

Um erro muito comum na escolha de influenciadores é olhar apenas para sua popularidade – popularidade não significa necessariamente influencia ou autoridade. Dessa forma, olhe para o nicho e o alcance do influenciador digital. Entenda o nicho de mercado que o influenciador digital atrai e a capacidade de engajá-los com seus conteúdos.

A taxa de engajamento pode ser analisada avaliando a proporção de seguidores em relação ao número de comentários e curtidas. Desconfie de influenciadores com milhares de seguidores, curtidas, mas poucos comentários. É comum o uso de robôs que automatizam as curtidas e a ação de seguir perfis.

Concluindo

Investir no marketing de influenciadores pode parecer complicado, mas boa parte deles já possui experiência com este modelo e são de fácil relacionamento. Procure mais de um influenciador digital que atenda os requisitos citados neste post e peça que ele lhe encaminhe mais informações sobre como ele trabalha em relação ao marketing de influenciadores. Com certeza eles vão lhe encaminhar todas as informações que precisa para analisar qual atenderá melhor suas expectativas.


Você também pode gostar de ler:

gerar negócios

Como saber se o site da empresa está preparado para gerar negócios?

Marketing de conteúdo

Como alavancar sua marca online com o Marketing de Conteúdo

Estrutura de URL e SEO

Estrutura de URL e SEO: Como Aplicar no Seu Site do Jeito Certo