O Inbound Marketing é uma das mudanças mais interessantes da publicidade moderna. Com a tecnologia e o novo comportamento do público, diversas oportunidades surgem para as empresas interagirem com seus clientes e potenciais clientes. Então, para entender melhor este conceito confira quais são as fases do Inbound Marketing.
Atração
O Inbound tem uma característica um pouco diferente do Marketing tradicional. O modelo antigo era mais “ativo”. Ou seja, iria atrás do potencial cliente, independente da sua ação.
Por exemplo, se você está na sua sala vendo novela, a propaganda chega no intervalo. Ou quando você atende o seu telefone e é um telemarketing de uma empresa que você não espera.
O Inbound segue o caminho oposto. Por isso, a primeira fase é a atenção. De maneira bem básica, significa atrair visitantes para o seu site, ou para interagir com a sua marca de alguma forma. Como você faz isso?
Existem diversas formas. Uma opção é fazer um conteúdo interessante. O comportamento de qualquer pessoa é procurar no Google quando tem um problema, desejo ou necessidade. Logo, as empresas criam conteúdos que cativam os clientes, para ajudar a transformar estas interações em vendas.
Baixar E-book: Inbound Marketing, uma introdução
Veja como o Inbound pode ajudar a sua empresa a converter mais!
Conversão
E é aí que entra a conversão, a segunda fase. Você começa a preparar mais o seu lead, para que ele se torne, efetivamente, um cliente.
Se um foi atraído pela sua marca, na primeira fase, é porque existe um certo interesse. Agora, você pode ampliar este interesse para que ele compre.
Imagine, então, que o usuário faz uma pesquisa por um problema que a sua empresa pode resolver. Ele lê um artigo e conhece o básico sobre o seu negócio. Para fechar a venda, você precisa do contato do cliente e oferece um material bem rico e valioso em troca.
Pode ser um e-book, uma consultoria grátis, um webinar, um cupom de desconto, um vídeo tutorial, enfim, as opções são inúmeras.
O objetivo é alimentar o lead com estes conteúdos, até que ele esteja pronto para a compra.
Subfase: relacionamento
Este conceito não é exatamente uma fase, mas é muito importante entender. Cada cliente e cada modelo de negócio tem a sua jornada de compra específica. Portanto, é preciso saber como essa jornada acontece dentro da sua empresa.
Algumas podem ser mais longas, outras mais curtas. Algumas podem precisar de muita informação, pois o público não conhece tanto o assunto. Outras, podem se focar mais no seu produto e suas vantagens. O desafio é estudar os clientes para entender o que os faz comprar.
Uma vez que você possui o contato de um lead, é possível iniciar um relacionamento através de envios de e-mail marketing, por exemplo. E assim, nutrir este lead com informações relevantes que o façam avançar na jornada de compra.
Venda
A penúltima fase é aquilo pelo qual se trabalhou tanto: a venda. Para chegar aqui, é preciso trabalhar bem as anteriores. Ofereça informações relevantes e faça contatos pontuais, no momento certo, para fazer com que ele siga convertendo.
Isso ajuda muito no processo de venda, pois o lead chega ao final da jornada muito mais informado e com mais segurança na sua empresa e no seu produto.
Reter
A última fase é um pouco esquecida, mas essencial. É preciso sempre reter o cliente. Conquistar um novo cliente é muito mais caro do que manter um antigo, portanto, continue trabalhando o Inbound no pós venda .
Ofereça conteúdos que complementam o que ele comprou, faça sugestões de outros produtos ou serviços que podem melhorar ainda mais a experiência do usuário. Ou seja, inicie o processo novamente para levá-lo a fazer uma nova compra.
Subfase 2: análise
Não é exatamente uma fase, mas a análise é um processo contínuo no seu Inbound. Como a tecnologia permite a facilidade acompanhar os resultados das campanhas, explore esta vantagem ao máximo. Analise tudo que for feito dentro do Inbound para corrigir o que não converte e potencializar o que faz mais sucesso.
Estas são as principais fases do Inbound Marketing. O que você achou? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo. E se quiser saber mais sobre o assunto, assine a nossa newsletter para receber mais conteúdo!