Business Intelligence: Um dos Grandes Segredos do Marketing Digital

Saiba como o Business Intelligence funciona no Marketing Digital e como você pode utilizá-lo para otimizar os resultados para o seu negócio.

Business Intelligence
Leitura de 13min

Com certeza, você já ouviu a frase: “Os dados são o novo petróleo”. Se ainda não ouviu, tenho certeza que ainda irá ouvir. Saiba que essa analogia foi feita pelo matemático inglês Clive Humby para enfatizar o poder dos dados. Quem tem dados tem poder ou a empresa que tem dados está na frente.

Não é à toa que empresas de todo mundo tem como prioridade coletar dados e que algoritmos são criados para fazer a coleta e análise não só dos dados da empresa, mas também de dados de fora como, por exemplo, das redes sociais. Mas, a maior riqueza não se encontra nos dados em si, mas sim na capacidade de usá-los de forma analítica.

Por isso se faz tão necessário o uso de sistemas inteligentes de Business Intelligence, que analisem o conjunto dos dados e apontem de maneira assertiva os melhores insights.

Mas, o que é Business Intelligence (BI)?

O BI ou Business Intelligence é um conjunto de técnicas e estratégias utilizadas por empresas para analisar dados e indicadores com o objetivo de ajudá-las a tomarem decisões baseadas em informações concretas.

Como o próprio nome diz, o Business Intelligence é uma forma de proporcionar a inteligência para os negócios e, por este motivo, é comum que ele seja tratado como uma área do negócio.

Por este motivo, é importante ressaltar que uma análise BI é mais do que um simples relatório. Trata-se de uma mudança na cultura da empresa, que começa a acreditar em dados e na aplicação deles de forma constante e não, pontualmente.

Dica Importante:

É importante fazer uma análise trimestral (no mínimo) de dados para revalidar e impulsionar suas estratégias de BI.

Business Intelligence

Onde Coletar e Quais Dados São Necessários no Business Intelligence?

Os dados podem ter origens distintas, diferentes formatos e volumes, como dados da própria empresa provenientes de outros sistemas ou informações coletadas na internet, como em redes sociais, vídeos ou áudios. Eles podem ser coletados em plataforma de BI, ferramentas de web analytics, automação de marketing, CRM e nos relatórios internos das equipes de Marketing e Vendas.

O Marketing é um dos setores mais beneficiado pelo Business Intelligence e com ele, esses profissionais conseguem informações importantes como fluxo de entrada dos visitantes do site, caminhos percorridos pelo lead, localização, padrões de consumo, taxa de conversão, melhores páginas de conversão e etc.

Entretanto, é interessante fazer uso de programas que permitam colocar os dados de forma gráfica, fazer o cruzamento e análise de dados de forma mais completa para facilitar a análise dos dados coletados e transformá-los em insights.

Quais Dados Devem Ser Coletados?

Conforme explicado o BI é importante para o planejamento e tomada de decisões de forma estratégica mais assertiva e norteada por dados. Por isso, você precisa pensar e analisar quais dados e canais são relevantes para o seu plano. Por exemplo, por questão de logística, a localização pode ser importante para um ecommerce, já para outras empresas, não.

Portanto, reflita sobre quais dados são relevantes para o seu negócio e os objetivos dele e onde estão essas informações.

Principais Etapas do Business Intelligence

1ª Etapa: Coleta

A etapa de coleta é a mais desafiadora, pois você precisa conectar os dados de ferramentas diferentes com o objetivo de se obter uma visão completa de tudo que está acontecendo.

2ª Etapa: Transformação

Tendo em vista que os dados têm diferentes origens, a transformação deles envolve a unificação de informações para que seja possível fazer cruzamentos.

Um ótimo exemplo é o valor do Investimento e Receita. Neste caso, o Investimento é armazenado nas plataformas de mídia e a Receita, nas plataformas de Analytics, ecommerce ou ERP.

Conectar essas informações torna possível descobrir o melhor retorno sobre o investimento.

3ª Etapa: Visualização

A terceira etapa são os relatórios e painéis montados para a fácil leitura e tomada de decisão. Aqui também atuam ferramentas especialistas de BI nessa etapa.

4ª Etapa: Análise e Plano de Ação

A última etapa é a análise de dados para ações corretivas ou para a extração de possíveis insights. Por isso, para uma análise inteligente de BI, você precisa fazer quatro perguntas:

  1. O que está acontecendo?
  2. Por que está acontecendo?
  3. O que vai acontecer agora?
  4. Como podemos mudar ou melhorar o que está acontecendo?

Por exemplo, você percebe que as interações na página do LinkedIn da sua empresa estão subindo. Então, agora começa a análise para verificar quais fatores foram responsáveis por esse resultado e como continuar aplicando a receita de sucesso.

Mas, se o resultado fosse o contrário, ou seja, se as interações estivessem caindo. Neste caso, você pode pensar em trocar os horários, o formato, rever os conteúdos e trabalhar mais com mídias pagas. Ou seja, pensar em soluções (baseadas nos dados coletados) para a resolução desse problema.

Outro dado importante que o BI pode verificar é a tendência preditiva de comportamento para os próximos meses ou anos e permitir, com isso, uma preparação mais efetiva para mudanças.

E também, é uma excelente maneira de apontar os possíveis obstáculos e trabalhar para que eles não prejudiquem a escalabilidade do seu negócio.

Business Intelligence

Como Usar Business Intelligence para Melhorar a Performance de Marketing da Sua Empresa

O Business Intelligence é um modo de reduzir o tempo gasto em mensuração e análise, e não depender somente de relatórios semestrais e anuais, mas sim a partir de análises constantes de como o seu negócio se encontra.

Isso significa que você pode saber com precisão quais campanhas foram mais efetivas, qual caminho seus leads percorrem antes de se tornarem clientes, quais conteúdos são mais interessantes para a persona da empresa e onde estão os gargalos da estratégia de vendas.

Ou seja, o BI permite torná-lo altamente reativo ao que estiver acontecendo e preventivo em relação a tendências identificadas, melhorando incrivelmente a eficiência de suas ações.

Além disso, ele é aplicável em todo o processo, desde a concepção do plano de marketing até a hora de vender.

Isso não acontece como mágica, mas com disciplina no acompanhamento dos dados usando Business Intelligence, com planejamento e implementando melhorias contínuas e incrementais, tendo como base os dados gerados pela sua operação.

Entender o Comportamento do Consumidor

O BI ajuda a conhecer os passos do consumidor, entender o que o consumidor busca e quais são seus problemas. Para isso, diversos comportamentos são analisados, entre eles:

  • O comportamento de compra;
  • A devolução de produtos;
  • A relação do cliente junto ao SAC (serviço de atendimento ao consumidor) e qual é o propósito do contato;
  • As palavras-chave mais interessantes e que têm maior procura nos mecanismos de busca;
  • O comportamento do consumidor em campanhas de e-mail marketing;
  • O que o consumidor fala sobre a marca em redes sociais, blogs, opiniões em sites de compra etc.

Com base nesse comportamento, é possível fazer uma análise preditiva, como prever um resultado ou avaliar tendências de consumo. Bem como, fazer uma análise prescritiva no qual são avaliadas as possibilidades de consumo com base no comportamento do usuário após determinada ação.

Dessa forma, pode-se propor a alteração da estratégia a fim de corrigir eventuais falhas ou melhorar os resultados.

Melhorar a Tomada de Decisões

Ao consolidar as informações coletadas, elas são transformadas e disponibilizadas de uma forma prática para a empresa tomar decisões estratégicas para melhor direcionamento das necessidades do negócio.

Analisar as Informações em Tempo Real

Ao utilizar a estratégia de Business Intelligence tudo pode ser acompanhado de forma rápida e precisa, e em tempo real pelas ferramentas de BI.

Isso permite que as empresas possam acompanhar a jornada dos leads pelo funil de vendas, analisar métricas e acompanhar conversões. Assim, ao identificar mudanças no comportamento de seu público-alvo, você pode alterar a estratégia de modo que ela atinja os objetivos propostos.

Otimizar as Campanhas

Com base no acompanhamento de índices e KPIs pode-se aplicar ações estratégicas para otimizar as campanhas, como redirecionar recursos, de modo que os resultados sejam mais assertivos.

Conhecimento dos Clientes e Seus Desejos

A análise dos dados é capaz de identificar padrões que permitam compreender quem são os clientes que geram maior verba para a sua empresa. Bem como o que eles buscam, quais são os desejos e reações positivas, o que encontram na sua marca.

E a partir daí criar personas mais assertivas e a elaborar campanhas que foquem nos consumidores mais rentáveis, e que os atinjam da melhor forma possível, aumentando a sua receita.

Atualmente, a grande parte dos profissionais de marketing utilizam somente o Google Analytics. Mas o Business Intelligence pode ser uma oportunidade melhor por conseguir integrar todos os dados que você precisa e gerar informações mais complexas com maior facilidade.

Dessa forma, você consegue estratégias baseadas em estatísticas e aumentar a probabilidade de você sair na frente do mercado.

Comunicação Integrada

Os softwares de BI conseguem fazer uma cobertura incrível dos diversos meios pelos quais os clientes transitam. E essa cobertura vai desde o momento inicial em que eles convertem pela primeira vez, até quando já são leads qualificadas.

Com esse rastreamento e a conexão entre os ambientes digitais, você consegue insights dotados de uma visão sistêmica ampliada, economiza tempo e melhora seus processos nos pontos chave de conversão.

Conclusão

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, o BI surge como algo fundamental para dar suporte às tomadas de decisões estratégicas, fundamentadas a partir de dados concretos obtidos nos canais que movem a empresa.

Por este motivo, mais do que qualquer outro segmento, o marketing precisa adotar ferramentas como essa que proporcionem o uso inteligente de dados para que tenham ainda mais sucesso nas tomadas de decisão, eliminem surpresas desagradáveis no meio do caminho, promovem redução de custos, contribuem para o aumento do alcance da imagem da marca e contribuem para a desenvolvimento de campanhas mais direcionadas e assertivas.

Tanto é que, cada vez mais, cresce o investimento das empresas em ferramentas tecnológicas baseadas na inteligência de dados.

Mas, não é só no Marketing Digital que o Business Intelligence é aplicado. No Brasil, ele já é utilizado por instituições financeiras, empresas de telecomunicações, seguradoras e em toda instituição que perceba a tendência da economia globalizada, em que a informação precisa chegar de forma rápida, precisa e abundante.

Pois, o principal benefício do BI para a empresa é a sua capacidade de fornecer informações precisas quando necessárias, incluindo uma visão em tempo real do desempenho corporativo geral e de suas partes individuais.

Seja em qualquer área, o Business Intelligence chegou para transformar os negócios. A ideia é sempre entregar a informação correta para a pessoa certa.


Receber conteúdos relevantes sobre Marketing Digital