Top 12 cursos de Marketing Digital grátis e online para iniciantes

Se você quer aprender mais sobre Marketing Digital, temos uma lista de cursos gratuitos que você vai gostar!

Cursos de Marketing Digital
Leitura de 10min

Habilidades em Marketing Digital não são úteis apenas para quem trabalha na área, também são fundamentais para os empreendedores. Mesmo que sua empresa tenha recursos para contratar profissionais internos ou agências de Marketing Digital, é fundamental ter o mínimo de conhecimento na área. Assim, você será capaz de identificar se o trabalho realizado está no caminho correto ou não.

Pensando nisso, reunimos 12 cursos de marketing digital essenciais para todas as pessoas que têm algum tipo de interesse em Marketing Digital. E o melhor, todos os cursos listados são gratuitos. Então, vem conferir as opções e encontrar o curso ideal para desenvolver suas habilidades.

1. RD University

A RD University é uma área de cursos e treinamentos da Resultados Digitais, voltada para preparar as pessoas para o mercado digital. Portanto, a plataforma oferece diversos cursos introdutórios gratuitos e alguns mais avançados, que são pagos.

Apesar de várias opções, um dos curso que recomendamos para iniciantes é o Introdução ao Inbound Marketing. Com ele você irá aprender os principais conceitos da metodologia Inbound Marketing e entender como essa estratégia pode ajudar a sua empresa gerar mais negócios online.

Mas não pare por aí, aproveite para maratonar todos os cursos gratuitos disponíveis na plataforma e amplie seu conhecimento em Marketing Digital.

Baixar E-book: Inbound Marketing, uma introdução

Veja como o Inbound pode ajudar a sua empresa a converter mais!

Introdução ao Inbound Marketing

2. Rock University

Produzir um bom conteúdo é fundamental para qualquer estratégia digital. E pensando nisso, a Rock University, plataforma de cursos da Rock Content, oferece diversos cursos de Marketing Digital voltado para o aperfeiçoamento da produção de conteúdo.

O Curso de Marketing de Conteúdo tem como objetivo, ensinar como funciona estratégias que geram resultados orgânicos reais para empresas. Aborda também, a comunicação nas Redes Sociais, E-mail, Funil de Vendas, Leads, Automação e Métricas.

Assim, como a RD University, a plataforma de cursos da Rock Content oferece diversos cursos gratuitos para iniciantes, e também cursos pagos para temas mais avançados.

3. Google Ateliê Digital

Para quem tem interesse em dominar os princípios básicos do Marketing Digital e ainda receber um certificado do Google, credenciado pelo Interactive Advertising Bureau e pelo IAB, o Curso de Fundamentos do Marketing Digital é uma excelente opção. O curso inclui 26 módulos com exercícios práticos e exemplos do mundo real, que facilita muito o aprendizado.

O curso é disponibilizado na plataforma Google Ateliê Digital, que, além desse, disponibiliza diversos outros cursos gratuitos para quem deseja aprender novas habilidades e melhorar seu currículo com novas qualificações.

4. Google Skillshop

Ainda falando em Google, além do Ateliê Digital, o Google possui outra plataforma online destinada para os profissionais que já trabalham com produtos Google e desejam se aperfeiçoar, dominar as ferramentas, e ainda obter a certificação das ferramentas, conheça o Skillshop.

Um dos cursos que você pode encontrar na plataforma é o Google Analytics Individual Qualification. Contudo, para tirar essa certificação, o usuário precisa entender conceitos básicos e avançados do Google Analytics, incluindo planejamento e princípios de implementação e coleta de dados. Mas fique tranquilo, além da para a prova, nesse link também é possível encontrar os guias de estudos para a certificação.

Baixar E-book: Análise de Dados com o Google Analytics

Aprenda a mensurar e enxergar oportunidades com o Marketing Digital!

E-book: Análise de Dados com o Google Analytics

5. Facebook Blueprint

Visando auxiliar seus usuários a aprender novas habilidades de marketing digital, o Facebook criou a plataforma Facebook Blueprint. Através do Blueprint é possível fazer diversos cursos gratuitos.

Mas, além de estratégias para o Facebook, você também vai encontrar cursos focados no Instagram, Messenger, WhatsApp e muito mais. A plataforma também ensina a criar anúncios para todas essas mídias de forma eficiente. E você ainda pode tirar a certificação do Blueprint e incrementar seu currículo.

Qualquer pessoa pode aprender com os cursos, mas, o Facebook também oferece soluções para agências, desenvolvedores, diversos setores, mídia e publishers, parceiros e pequenas empresas.

6. LinkedIn Learning

Na mesma linha do Facebook, o LinkedIn também criou sua própria plataforma de cursos, o LinkedIn Learning. Nela, é possível encontrar mais de 16 mil cursos, gratuitos e pagos, para aperfeiçoar seus conhecimentos, e os cursos não são apenas sobre o LinkedIn. Aqui você vai encontrar cursos sobre excel, power point, atendimento ao cliente, desenvolvimento web, recursos humanos, vendas e muito mais.

Mas, nossa dica de curso aqui, é direcionada para quem deseja entender um pouco mais sobre a maior rede social profissional do mundo. Assim, o curso de Como Aproveitar ao Máximo o LinkedIn é bastante útil para todos que desejam conhecer um pouco mais sobre como tirar o melhor proveito do LinkedIn.

7. Google Primer

Agora, se o que você quer é praticidade, você precisa conhecer o Primer. Um aplicativo do Google gratuito, com diversos cursos de marketing digital. E o mais bacana é que o aplicativo também funciona off-line, então você não tem mais desculpas para não estudar quando tiver aqueles 5 minutinhos livres.

Faça aulas sobre planejamento de negócios, gerenciamento, vendas, SEO, análise de dados, mídia social, publicidade e muito mais. Obtenha conhecimento de forma rápida e fácil, acompanhe seu progresso e torne o aprendizado parte da sua rotina.

8. Udemy

Mas, se você ainda não sabe muito bem por onde começar a estudar sobre Marketing Digital, a plataforma Udemy é uma ótima opção. Lá você irá encontrar uma imensa diversidade de cursos, dos mais variados temas, gratuitos e pagos.

Para encontrar com mais facilidade as opções de cursos gratuitos, basta acessar a categoria de Marketing Digital, descer até os filtros, selecionar a opção PREÇOS e clicar em “Gratuito”. Para começar a estudar, basta fazer um cadastro na plataforma, sem nenhum custo.

9. Veduca

Outra plataforma de muito prestígio no Brasil é a Veduca, que também oferece cursos de diversos temas, inclusive o Curso de Marketing Digital na Prática. Portanto, é ideal para quem está começando no mundo digital.

Ele irá ajudar a entender os canais de atração, como funciona esse novo jeito de fazer marketing, como expor sua marca, produto ou serviço corretamente para o seu público-alvo. O curso ainda ensina a metodologia de Growth Hacking e como essa estratégia pode auxiliar no crescimento da sua empresa online.

10. Sebrae

Esse curso é altamente indicado para novos empreendedores, que estão iniciando seus projetos. Oferecido pelo Sebrae, o curso de Marketing Digital para Empreendedores aponta o poder dessa estratégia em relação ao marketing tradicional.

Com ele, o empreendedor irá compreender a importância de monitorar os resultados das ações online através do uso de métricas, compreendendo as etapas dessa metodologia. O curso completo conta com 6 módulos e ainda oferece certificado digital.

11. SEMRush Academy

E para aqueles que já possuem algum conhecimento em Marketing Digital e quer ampliar seu know-how, o SEMRush Academy oferece diversos cursos e certificações online gratuitos.

Esses cursos incluem tópicos como fundamentos de SEO, pesquisa de palavras-chave, gerenciamento de backlinks, o kit de ferramentas SEMrush e muito mais. Contudo, apesar de gratuitos, os cursos são em inglês, o que vai exigir um pouco mais de dedicação do interessado.

12. HubSpot Academy

Outra plataforma indicada para profissionais que já estão familiarizados com o Marketing Digital, é a HubSpot Academy. De cursos rápidos e práticos à certificações abrangentes, é possível aprender tudo o que você precisa saber sobre as habilidades mais procuradas no universo digital.

Através de aulas gratuitas e materiais de leitura, é possível se aprofundar na metodologia do Inbound Marketing. Além de aprender sobre blogs, SEO, estratégia de palavras-chave, mídia social, e-mail marketing, marketing de conteúdo e muito mais! Porém, assim como a SEMRush, os cursos também são em inglês.

Conclusão

Para quem tem interesse em aprender uma nova habilidade, ou está buscando aperfeiçoamento profissional, não faltam opções para imergir no universo do Marketing Digital. E o melhor, sem precisar sair de casa ou colocar a mão no bolso.

Boa parte das sugestões citadas aqui, são direcionadas a pessoas que estão começando a entender como funcionam as estratégias digitais, mas, também apresentamos alternativas um pouco mais avançadas. Ou seja, tem opções para todos os níveis de conhecimento, basta escolher e começar a aprender.

E você, já fez algum curso de Marketing Digital online? Como foi sua experiência? Valeu a pena? Existe algum outro tipo de curso que você gostaria de receber dicas ou indicações? Conta pra gente, quem sabe não podemos te ajudar nessa missão!

 

Aproveite também para visitar o Jooble e acompanhar algumas novidades no mercado de trabalho em Marketing Digital.


Receber conteúdos relevantes sobre Marketing Digital