Buyer Persona: o que é e como criar personas


Buyer Persona: o que é e como criar personas

Entenda o conceito e como iniciar a criação da persona ideal para o seu negócio

Uma das primeiras informações que o departamento de Marketing busca ao elaborar uma estratégia é para qual público-alvo a ação deve ser direcionada. A maioria das empresas contam com levantamentos amplos de quem é o público-alvo da sua marca ou produto. Muitas vezes, essa definição do público-alvo é baseado na média de idade, sexo, grau de escolaridade, profissão, localização demográfica, patamar sócio econômico entre outros dados.

Elaborar uma estratégia de Marketing com essas informações é possível e ainda hoje é a base de muitas ações no universo do Marketing Offline. Mas será que as ações de Marketing conseguem atingir exatamente quem está de fato interessado, quando se trata de um público alvo tão amplo?

Muitas vezes sim. As ações de Marketing no universo Offline impactam uma ampla variedade de pessoas. Quando uma marca coloca um Outdoor em uma rodovia, ela vai impactar diferentes públicos e, dentro desse volume, com certeza estará impactando pessoas que realmente têm interesse em adquirir a marca.

Agora, será que esse investimento teve o retorno (ROI) desejado? A ação e o esforço dedicados foram um bom investimento?

O Marketing Digital é conhecido pela facilidade de mensurar o desempenho de suas ações de Marketing. O universo do Marketing Digital consegue captar exatamente quantas pessoas chegaram através de certa ação, como também quantas dessas pessoas realmente consumiram ou realmente converteram em venda.

Saber especificamente quem é a pessoa que comprou o seu produto, e qual foi o comportamento dela durante a “jornada de compra”, é muito valioso para as estratégias de relacionamento de sua empresa.

E aqui nós estamos falando de uma pessoa, um perfil, e não de um público. O responsável por essa nova abordagem foi Alan Cooper e os profissionais do Marketing Digital compraram a ideia.

Buyer Persona: o que é e porque usá-la na elaboração de uma campanha de Marketing Digital?

A Buyer Persona nada mais é que o perfil de um indivíduo. Esse perfil deve conter informações específicas dessa pessoa, diferente das informações amplas que definem um público-alvo.

Definir a Buyer Persona para um esforço de Marketing Digital pode ser mais fácil do que parece. Aqui na WeBrain, nós utilizamos o Gerador de Personas para auxiliar neste processo. Para facilitar a compreensão, vou elencar 8 informações que coletamos para iniciar a personificação de uma Buyer Persona. É importante dizer que as informações devem ser reais, exceto o nome do perfil.

8 perguntas essenciais para criar sua persona:

  1. Qual o nome de seu cliente ideal (Apenas o primeiro nome):
  2. Qual a profissão e empresa em que trabalha:
  3. Qual o gênero (M/F):
  4. Qual a idade:
  5. Nível de Escolaridade:
  6. Quais são seus objetivos ao consumir seu produto:
  7. Quais são os desafios que seu produto pode ajudá-lo a superar:
  8. Como sua Marca pode contribuir para ele atingir seus objetivos:

A construção de uma Buyer Persona pode ir além dessas informações. O importante é construir com base em um cliente existente, uma pessoa real com comportamento, objetivos e problemas reais. Além de informações objetivas como a que coletamos com a consultoria, buscamos entender quais são seus hobbies, o que essa pessoa consome fora do ambiente de trabalho ou mesmo sua cor predileta.

Sabemos que apesar de muito diferentes, os seres humanos compartilham semelhanças comportamentais. Foi aí que o Marketing Digital entendeu que, para ser o mais assertivo possível, o caminho é planejar as ações como se fossem direcionadas para uma pessoa específica, um indivíduo real.

É muito mais fácil você acertar a linguagem, conteúdo, mídia, entre outras ações de relacionamento, se você souber que está falando com o Vinicius: gestor administrativo, que tem como objetivo melhorar continuamente os processos de sua empresa, com o desafio de captar pessoal capacitado para execução dos projetos digitais e tem o sonho de morar na praia.

Ao saber especificamente a pessoa que sua marca deseja impactar, seus esforços e investimentos tendem a ser muito mais assertivos e consequentemente lucrativos. A persona é uma das formas de melhorar o ROI de seus investimentos em Marketing Digital.

Se você quer saber mais sobre ROI e outros braços do Marketing Digital, assine nossa Newsletter e receba os artigos em primeira mão.