Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de Marketing Digital

5 razões para sua empresa adotar um CRM e otimizar as vendas


CRM

Ainda tem dúvida se você precisa ou não de um CRM para sua empresa? Listamos algumas vantagens que podem te interessar

Atualmente, convivemos com diversas ferramentas e softwares de gestão das nossas tarefas do dia a dia. Quando falamos em gestão de vendas, a ferramenta utilizada é o CRM ou “Customer Relationship Management”. Traduzindo para o bom português, Gestor de Relacionamento com o Cliente.

Existem diversos softwares de CRM no mercado. Alguns mais básicos, e não menos úteis, como o Pipe Drive, e outros mais robustos, e muito desejados, como o Sales Force. Decidir qual deles utilizar depende muito do modelo de cada negócio. Mas uma coisa é certa, toda e qualquer empresa deveria utilizar um CRM.

Para que vocês entendam melhor os motivos que nos levam a sugerir que toda empresa deve utilizar um CRM para o relacionamento de seu time de vendas com os clientes, vamos elencar 5 razões para lhe auxiliar a pensar sobre realizar esse investimento o quanto antes.

5 razões para seu time de vendas utilizar um CRM para o relacionamento com seus clientes

1. Armazenamento Seguro

O CRM ajuda seu time de vendas a armazenar contatos, sejam eles prospects ou clientes ativos, assim como as atividades da negociação e agendamentos. Tudo com segurança, e centralizado em um único local. Além disso, possibilita o acesso aos dados de forma ininterrupta e de qualquer lugar. Tenha certeza que esses dados jamais serão perdidos.

2. Planejamento e gerenciamento de tempo

Com o CRM, seu time de vendas terá melhores condições de gerenciar o tempo. Através da ferramenta, o vendedor pode definir sua programação diária e priorizar tarefas para que seus clientes não sejam ignorados e, consequentemente, sejam atendidos no prazo combinado. A ferramenta propicia melhores condições para fechar mais negócios.

Baixar E-book: Inbound Marketing, uma introdução

Veja como o Inbound pode ajudar a sua empresa a converter mais!

Introdução ao Inbound Marketing

3. Mantém a equipe atualizada sobre o que está acontecendo

Essa ferramenta de relacionamento com seus clientes também colabora com a interação entre os membros da equipe de vendas. Dentro da ferramenta, o time poderá interagir, visualizar o calendário e a agenda de cada integrante, documentos em andamento, integração de e-mails e outras atividades. Dessa maneira, a equipe consegue enxergar o que funciona melhor e os gestores podem identificar possíveis falhas nos processos.

4. Identificar o que seus clientes realmente procuram

Identificar quais são as dores de seus clientes não é tarefa fácil. Através do CRM, isso se torna mais palpável. Como o CRM armazena todos os dados em apenas uma base de dados, os profissionais de vendas terão uma grande quantidade de informações sobre os clientes da empresa, identificando com facilidade como argumentar com cada tipo de cliente. Assim é mais fácil antecipar os problemas que tendem a surgir durante as negociações. Tudo isso garante a satisfação do cliente e sua consequente fidelidade.

5. Reduza as tarefas administrativas

A gestão das vendas através do CRM libera seu time de vendas de diversas tarefas administrativas, reduzindo, ou até eliminando, ações repetitivas do dia dia. A ferramenta armazena detalhes de produtos e documentos relacionados às atividades de vendas, otimizando as tarefas que envolvem uma venda. Também facilita a entrega de resultados e relatórios para os gestores.

Concluindo

Nem toda ferramenta de CRM demanda altos investimentos. Hoje em dia é possível encontrar ferramentas com recursos reduzidos, mas gratuitas. Também há outras ferramentas com preços bem acessíveis. Portanto, não importa a capacidade de investimento da sua empresa, basta o engajamento da equipe e o interesse do departamento comercial em iniciar o relacionamento com seus clientes através de um CRM.

Tem dúvida sobre qual CRM utilizar na sua empresa? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em entender sua realidade e indicar o CRM que melhor lhe atenda.