Sabemos que o Marketing é uma das áreas que mais vem crescendo nos últimos anos, como a forma mais efetiva de atrair clientes para as empresas.
Além disso, é uma área que vem recebendo bastante atualização, ganhando novas ferramentas de Marketing e técnicas de atuação a fim de desenvolver e otimizar a área.
Pensando nisso, você que trabalha nesta área deve conhecer algumas das plataformas que devem estar presentes no seu leque de conhecimentos.
Isso é sinônimo tanto de competência quanto de otimização do serviço, tanto pra você, quanto para o consumidor final do seu serviço. Além de entregar um serviço completo, que não gere a necessidade de contratação de outras empresas.
Então, se você deseja se aprofundar no assunto e conhecer algumas das principais ferramentas de marketing que a sua empresa deve utilizar, irei te apresentar as principais.
Confira as principais ferramentas de Marketing:
1. ANÁLISE DE DADOS
Um dos processos mais importantes do Marketing Digital, senão o mais importante, é a análise de dados.
Essa etapa é importante tanto para o departamento de metas, quanto para a sua supervisão.
E para isso, é utilizado na maioria dos negócios, o Google Analytics. Essa ferramenta de Marketing é essencial para toda campanha, e é necessário que todo gestor saiba usá-la.
Com ela, você terá dados que mostram informações sobre seu site, análise de fluxo, tempo de sessão e até informações demográficas. Também estudar o comportamento dos usuários, possibilitando a elaboração de personas para seu negócio.
Baixar E-book: Análise de Dados com o Google Analytics
Aprenda a mensurar e enxergar oportunidades com o Marketing Digital!
2. CRM
Quando se trabalha com Marketing, obtendo leads e transformando-os em clientes, é comum que haja um funil de vendas ou negócio.
E por que isso é importante? Essa etapa controla todo fluxo que os clientes estão fazendo ao entrarem na sua empresa, em ambiente digital, até saírem.
Conhecer e gerenciar esse processo é de extrema importância para revisar estratégias e gerar estímulos em potenciais clientes para fechar novos negócios.
E é para isso que serve o CRM. Ferramentas de marketing como o Ploomes e Pipedrive são úteis gerenciar todos os leads que sua empresa deseja amadurecer. Da negociação, até a entrega do produto, todos os dados armazenados por cliente.
3. E-MAIL MARKETING
As melhores estratégias de Marketing da atualidade são o Inbound e Outbound Marketing, responsáveis por prospecções ativa e passiva.
E em ambos os casos, temos a utilização de uma das ferramentas de marketing que ainda se destaca: e-mail marketing, uma das formas mais comuns de relacionamento com um lead.
Trabalhar com e-mail marketing é essencial, e trabalhar com e-mail marketing em massa, demanda tempo. Por isso, foram criadas plataformas que auxiliam nesse processo.
Uma das mais conhecidas é o MailChimp, que possui versões pagas e gratuitas. Ele tem opções de criação de listas de emails, personalizações de conteúdos e envio automatizado para seus leads.
Além de tudo, a plataforma ainda conta com uma geração de dados sobre os e-mails, sendo possível acompanhar aberturas, cliques e interações, feitas a partir do que foi enviado.
4. GESTÃO DE PROJETOS
Em toda atividade, gestão e organização são sinônimos de sucesso. Principalmente quando se trata de uma campanha de marketing, onde temos muita informação espalhada em diversas plataformas. E com diversas pessoas trabalhando para um só objetivo.
Um dos modelos mais famosos e utilizados entre ferramentas de marketing para esse tipo de gestão é o kanban. Trata-se de um modelo de fluxo de projetos. Um bom exemplo é o Trello, uma das boas ferramentas de gerenciamento de projetos de Marketing.
É uma plataforma totalmente personalizável para o seu ramo de atuação, podendo ser organizada como você bem entender. Ela possibilita que todo time tenha acesso e possa editar.
Além disso, a plataforma é gratuita e ainda tem integração com o Google Drive, facilitando todo o seu serviço de anexar documentos.
5. ANÚNCIOS
Quando se fala de anúncios, precisamos entender que existem várias plataformas digitais para essa finalidade. Entre elas, pelo menos três que você precisa dominar hoje, especialmente se for um gestor.
Atualmente, o Google é a maior ferramenta de pesquisas do mundo. E o Facebook e Instagram aparecem como duas das grandes redes sociais utilizadas pelo público da internet.
Quando falamos dessas plataformas de anúncios no mesmo texto, qual a primeira coisa que vem a mente? ADS!
Google Ads, Facebook e Instagram Ads são ferramentas de marketing que todo gestor de marketing precisa conhecer. São as principais formas de trabalhar com campanhas Marketing Digital.
Todas elas permitem fazer segmentação de anúncios para públicos específicos, o que auxilia para a maior assertividade em suas atividades.
COMPILAÇÃO DE DADOS
Falei aqui de várias ferramentas de marketing que geram dados, como o Analytics, as principais plataformas de Ads e e-mail marketing. E todas essas informações precisam ser analisadas, concorda?
Agora imagine deixar de lado todas as planilhas, aquela infinidade de números e funções, que nem todo mundo consegue entender. E o principal, conseguir apresentar os resultados para seus clientes de forma simplificada.
É aí que entra o Google Data Studio, uma ferramenta de Marketing que une todos os dados que você obtém, de diversas plataformas, em um só lugar. E tudo isso de forma intuitiva e de fácil visualização, permitindo revisões de estratégias e uma apresentação organizada e objetiva.
BÔNUS
Se você trabalha com Marketing Digital, ou tem um conhecimento básico, você deve ter sentido falta de uma ferramenta específica, não?
Como eu poderia criar uma lista das ferramentas de Marketing mais importantes para um gestor de marketing e não citar a mais conhecida?
O motivo é que a RD Station é uma plataforma que se repetiria em diversos pontos. Afinal, ela possibilita realizar e organizar diversas estratégias e funções.
Não é uma plataforma gratuita, porém é um investimento que compensa. O RD traz CRM, criação e gerenciamento de Landing Pages, E-mail marketing, gestão de rede sociais e várias outras funções, além de oferecer uma consultoria para a equipe da sua empresa.
CONCLUSÃO
Um dos grandes diferenciais para um gestor completo é o conhecimento das principais ferramentas de Marketing para o segmento de atuação da sua empresa.
E no Marketing Digital, isso não é diferente. Sua competência em certas ferramentas será cobrada.
São muitas as ferramentas, eu sei. Porém, é necessário ter domínio pelo menos básico da maioria delas. E saber o que elas podem agregar para as ações de Marketing da sua empresa.
Então, não perca tempo! Atualize-se e veja os frutos que essas ferramentas de Marketing, juntas, podem trazer para você e para o negócio.