Em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, o sucesso de uma campanha de marketing está diretamente ligado ao seu poder de persuasão. Portanto, analisar previamente os dados referentes às vendas, resultados em mídias sociais e outras fontes de dados é o que você precisa para o processo de criação dessa campanha alcançar seus objetivos.
A combinação de dados estatísticos apresenta uma visão do comportamento de seus clientes e vai ajudar a orientar como eles poderão se comportar em novas campanhas. Desse modo, essa orientação será capaz de tornar o marketing mais eficaz, alinhando com maior assertividade suas ofertas com às expectativas de seus clientes.
O que determina que essa análise contribua com a estratégia?
O sucesso de uma análise não depende de ter um departamento focado nisso. Em vez de determinar um setor para realizar o trabalho, é importante que toda a equipe participe do processo. Isso inclui o departamento de vendas, marketing, financeiro, suporte e demais departamentos que participam do relacionamento com o cliente.
Alguns fatores podem exigir que mais áreas participem do projeto. Nesses casos, é possível que exista necessidade de incluir gerentes, diretores, sócios e outros para alinhamento da estratégia com o plano de negócio, cultura organizacional e objetivos macros do negócio.
Somente a análise de números em mídias sociais e vendas não é capaz de fornecer uma visão completa do comportamento do cliente. Além de dados, é necessária uma interpretação para transformar tudo em informação para que as decisões sejam realmente assertivas.
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Como analisar antecipadamente os dados pode tornar uma campanha de marketing mais eficaz?
O ato de analisar antecipadamente os dados pode ser considerado a espinha dorsal de uma campanha de marketing. Seguem algumas aplicações de uma análise antecipada para uma campanha de marketing.
- Modelagem do mix de marketing: A técnica busca analisar dados anteriores para determinar e medir o impacto de uma nova campanha de marketing. Assim, através de uma análise de regressão, essa técnica é capaz de quantificar os esforços e a eficácia de várias atividades de marketing em termos de contribuição para alcançar o objetivo de retorno sobre o investimento (ROI). Então, os “insights” obtidos são utilizados como ferramenta de regulagem e ajuste dos esforços de marketing para maximizar o lucro e prever as vendas em diferentes situações e cenários.
- Perfis de clientes: A análise pode ir além das informações fornecidas pelo CRM. Procure saber informações específicas de seus clientes. Dessa forma, busque entender suas características comportamentais e outras informações únicas de seu público-alvo. Seu time de vendas pode ajudar e muito nesse processo.
- Aquisição de clientes: Tente distinguir quem são seus clientes ideais. Portanto, analise a segmentação dentro da sua base de clientes, buscando entender quem são seus clientes com maior “life time value” ou mesmo os clientes que geram mais lucro para empresa. Isso pode ajudar a compreender como conquistar novos clientes como eles.
- Retenção de clientes: Retenção de clientes é infinitamente mais barato que a aquisição de novos clientes. Análise previamente como funciona a rotatividade de clientes dentro de sua carteira. Dessa forma, você poderá criar mecanismos que diminuam a rotatividade e consequentemente auxiliam na retenção de seus clientes.
- “Up Selling”: Analisando casos onde seus clientes compraram mais após uma compra anterior, suas estratégias poderão direcionar esforços para que isso aconteça com mais frequência. Algumas características como personalidade do comprador, dados de vendas anteriores, negociações ganhas, trarão informações capazes de gerar oportunidades para que o “Up Selling” se torne cada vez mais frequente.
- Otimização das conversões no site: Procure entender como seus clientes e visitantes se comportam no site. Quais páginas são mais visitadas, quais botões de “Call to Action” são mais clicados, quais formulários são mais preenchidos, quais banners são mais clicados? Estes são alguns dados relevantes para quem quer que seu site converta cada vez mais. Portanto, descubra os padrões de comportamento e otimize seu site para alcançar melhores resultados.
Conclusão
Assim, da geração de leads até a conversão, da análise de campanha antigas ao retorno do investimento em uma nova campanha, analisar o histórico de suas ações e transformar seus dados em informações relevantes é a estratégia ideal para quem quer melhorar os resultados com sua ações de marketing.
Aproveite todas as fontes de dados e busque constantemente entender o que gera resultado e o que não gera. Só assim suas campanhas de marketing poderão se tornar cada vez mais eficazes.