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Qual é a diferença de Inbound e Outbound Marketing? 3 dicas simples


Hoje, falamos muito de marketing 5.0, Inbound e Outbound Marketing. E são duas estratégias de marketing que você precisa realmente conhecer, se quer alcançar os seus objetivos comerciais.

Em um mercado competitivo, sair na frente e fechar cada vez mais negócios, efetuar vendas e conquistar clientes, é cada vez mais importante. E para acelerar esses objetivos, surgiram diversas novas estratégias.

A forma de conquistar clientes vem mudando. Dificilmente você verá grandes empresas trabalhando com panfletagem, por exemplo. Algumas, ainda utilizam outdoors. Mas você já deve ter notado que a maneira antiga de utilizar os recursos para atrair clientes vem mudando. O marketing vem mudando.

Hoje, falamos muito marketing 5.0, marketing de conteúdo, outbound e inbound marketing. E são fases do marketing que você precisa conhecer, se quiser realmente começar a alcançar seus objetivos comerciais.

Entre esses conceitos, os mais pesquisados são o Inbound marketing e Outbound marketing. Então, aqui falarei um pouco mais sobre esse assunto e espero esclarecer dúvidas comuns sobre o tema. Também mostrarei como cada uma dessas técnicas pode contribuir para o seu negócio.

O QUE É MARKETING?

Você deve ter notado que após as palavras Inbound e Outbound, vem marketing. Então por que não começar explicando o que é marketing?

Você sabe realmente o que é marketing?

Muitas pessoas vêem a parte artística, uma arte final, e acham que isto é marketing. Que uma imagem de uma publicação no instagram é marketing. De fato, esses tipo de materiais fazem parte dele. Mas representa, apenas a fase final, de uma estratégia inteira.

De forma resumida, marketing é toda a estratégia utilizada para conseguir atrair novos negócios, criar engajamento com clientes e trazer reconhecimento para a marca.

Tudo isso é feito através de análises de mercado, dos perfis de compradores e comportamento do público, sazonalidades e vários outros indicadores. E o resultado de tudo isso, é o que nós vemos no dia a dia, o “produto” final.

Agora que já falei sobre os campos de atuação do marketing, de forma resumida, você poderá entender melhor como as estratégias de inbound e outbound marketing podem ser aplicadas.

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Introdução ao Inbound Marketing

1.OUTBOUND MARKETING

O outbound marketing, ou marketing de interrupção, é uma estratégia que, pode-se dizer, seja oposta ao inbound marketing. É uma estratégia mais antiga. Porém, não quer dizer que seja ultrapassada.

O outbound marketing trabalha identificando o cliente que se deseja atingir. E com isso, você utiliza abordagens diretas. Por isso, ele também é chamado de marketing de interrupção. É como se você parasse alguém na rua para vender um produto.

O objetivo dessa estratégia está voltado principalmente para a prospecção ativa. Como estou falando, ir atrás do cliente.

É comum utilizá-la no mercado digital com Ads. Ou seja, plataformas como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads se destacam no trabalho com o outbound marketing. Mas, obviamente, você não precisa se limitar a isso. E-mail marketing e contato ativo com o cliente são formas de chegar ainda mais longe com o outbound.

Porém, se faz necessário ter cuidado: o outbound marketing foi questionado por muito tempo em sua eficácia por conta do ato da interrupção. Ou seja, com o contato em momento indesejado. Então, é preciso ter cautela com as ações a serem realizadas, conhecendo seu cliente. E não tornar o contato um incômodo.

Citei aqui três plataformas desenvolvidas, inicialmente, para o outbound marketing. E que atingem diretamente o cliente, quando utilizadas da maneira certa.

Logo, não se pode dizer que o outbound é uma estratégia ultrapassada.

2. INBOUND MARKETING

Se você estuda ou trabalha com marketing, com certeza já deve ter ouvido falar sobre inbound marketing.

Em oposição ao outbound marketing, a ideia do inbound é, no lugar de interromper o cliente, atraí-lo. Por isso,o inbound é também conhecido como marketing de atração.

O inbound trabalha muito com a produção de conteúdo e com formas de atrair o cliente até o seu negócio. Mas por que isso? É uma forma efetiva de criar um vínculo com seu cliente em potencial. Fazer com que ele mesmo queira o seu produto.

Imagine que você quer vender um carro, e no lugar de simplesmente oferecer um valor, mostra para a pessoa o porque dela precisar do carro.

Com o inbound, a ideia é criar a necessidade no cliente. Mostrar para ele que o seu produto é necessário, e que ele só não sabe ainda. Por isso, é comum observar tantos negócios com produção de conteúdo em suas redes sociais e blogs.

É muito mais fácil fazer alguém obter um produto quando sente essa necessidade.

3. QUAL É A MELHOR OPÇÃO PARA O MEU NEGÓCIO?

Você deve estar se perguntando qual é a melhor opção para o seu negócio. E o que você acha? Inbound ou Outbound marketing? A resposta é simples: as duas!

Todas as duas estratégias têm prós e contras. Porém, unindo-as, você consegue atacar por todos os lados.

Imagine que você utiliza o inbound marketing para trabalhar com conteúdos em seu blog e suas rede sociais, atraindo potenciais clientes e traçando seus perfis. Com o tempo, começa a entender qual o perfil que mais se assemelha ao que você quer atingir, compila dados e elabora sua persona.

Com o perfil elaborado, você pode começar a impulsionar seu conteúdo de forma direcionada, utilizando plataformas como facebook e instagram ads e também o Google Ads.

CONCLUSÃO

Pode-se perceber que o marketing é realmente importante para conseguir alcançar clientes e alavancar seu negócio. E, mais importante que isso, nenhuma estratégia é tão boa que não possa ser melhorada, ou complementada.

Inbound ou Outbound marketing são estratégias que podem ser utilizadas sozinhas para melhorar suas vendas. Porém, utilizá-las em conjunto irá aumentar ainda mais o potencial da sua empresa de alcançar novos mercados e novos clientes.