Era de Grandes Mudanças: 4 Tendências que Estão Transformando a Maneira Como Vídeos são Criados e Consumidos no Youtube

Fique por dentro das descobertas divulgadas em relatório desenvolvido pela própria plataforma e entenda como a cultura do vídeo tem se apresentado atualmente 

Criação de conteúdo Youtube
Leitura de 8min

É comum que o YouTube, anualmente, divulgue relatórios sobre as tendências de conteúdo e cultura em sua plataforma. 

Esses relatórios costumam destacar os tipos de vídeos mais populares, os criadores de conteúdo em ascensão, as mudanças nas preferências do público e outras informações relevantes sobre a comunidade.

Neste ano de 2023, a equipe de Culturas e Tendências da empresa realizou pesquisas em 14 países (EUA, Reino Unido, Austrália, Brasil, Canadá, Egito, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Japão, México, Arábia Saudita e Coreia do Sul), a fim de entender melhor esse cenário, especialmente em relação à transformação na criação e consumo de vídeos.

Para isso, adultos com idade entre 18 e 44 anos que acessam conteúdo on-line, assim como a Geração Z (com idade entre 18 e 24 anos), foram entrevistados.

Sendo assim, se você é profissional de marketing ou trabalha diretamente com conteúdo voltado a essa plataforma, certamente vai gostar de entender melhor sobre os caminhos que a cultura do vídeo tem trilhado para se destacar cada vez mais nesse ambiente virtual.

Confira a seguir! 

Tendência 1: Geração Z está diminuindo a distância entre os criadores e a audiência

Em 2023, as comunidades de fãs online estão desempenhando um papel mais ativo do que nunca na formação da cultura pop, impulsionadas por ferramentas avançadas e o surgimento de múltiplas camadas de fandoms. 

Essa revolução está transformando não apenas como as pessoas interagem com a cultura em vídeo, mas também como percebem seu papel nesse cenário. 

Conforme a pesquisa citada anteriormente, 41% da Geração Z se consideram criadores de conteúdo. Isso engloba desde criadores de memes até comentaristas, e até mesmo fãs que se tornam figuras influentes com seus próprios seguidores dedicados. 

Sendo assim, é possível observar que os Gen Z estão diante de uma oportunidade sem precedentes para deixar sua marca naquilo que amam.

Além disso, outros dados mostraram que, nos últimos meses, 47% dos Gen Z assistiram a vídeos feitos por fãs de conteúdo específicos, artistas ou figuras públicas.

Quem acaba se beneficiando com essa ação? Muitas marcas, é claro. 

Pegando como exemplo o famoso Burger King, assim que seu anúncio “Whopper, Whopper” foi ao ar, diversos criadores de conteúdo postaram suas versões, gerando mais de 100 milhões de views em vídeos que se relacionavam de alguma forma com a música. Ou seja, acabaram potencializando o marketing da marca. 

Tendência 2: Para se destacar no Youtube, aposte em multiformatos

71% da Geração Z aprecia a comodidade de poder assistir a diversos formatos de vídeo em uma única plataforma, aspecto que prova que o público de hoje está ansioso por uma experiência de visualização verdadeiramente personalizada. 

Isso porque essa flexibilidade de conteúdo multiformato permite que as pessoas acompanhem seus criadores favoritos em qualquer dispositivo.

Essa mudança de comportamento é uma notícia promissora para as marcas que desejam alcançar um público mais amplo e se conectar com criadores no YouTube. No entanto, não é a única razão para considerar a adoção de múltiplos formatos. 

Atualmente, existem mais opções do que nunca para estar presente em todas as telas em que as pessoas assistem. As ferramentas de inteligência artificial baseadas no Google, como campanhas de alcance de vídeo, ajudam os profissionais de marketing a criar uma combinação de formatos de anúncios que não apenas alcançam um público mais amplo, mas também oferecem resultados melhores e mais eficientes em termos de custo. 

De fato, campanhas que incorporaram dois ou mais formatos de vídeo tiveram maior probabilidade de alcançar reconhecimento de anúncio e aumento da conscientização da marca em comparação com aquelas que se limitaram a um único formato.

Tendência 3: novas ferramentas empoderam os usuários a personalizar o conteúdo (inclusive o deles mesmos) no Youtube

A ampla variedade de ferramentas de criação disponíveis atualmente facilita aos usuários a edição de áudio e vídeo, aplicação de filtros e efeitos especiais, tornando a produção de conteúdo parte da cultura popular. 

Conforme a pesquisa, compartilhar vídeos longos no YouTube tornou-se comum, com mais de 14 milhões de vídeos criados mensalmente em 2023 usando essa ferramenta.

Já os recursos interativos, como legendas ao vivo e áudio em vários idiomas, permitem que o público personalize suas experiências de visualização. 

Os criadores utilizam legendas de maneiras criativas para oferecer surpresas aos espectadores. Além disso, as legendas também deram origem aos “silent vlogs”, vídeos sem som que usam legendas para comentários, e esses vídeos acumularam 24 milhões de visualizações em 2022.

Junto a tudo isso, a ferramenta de áudio em vários idiomas permite a qualquer pessoa incorporar diferentes faixas sonoras em um único vídeo, ampliando as possibilidades para criadores, marcas e usuários que desejam alcançar audiências mais amplas.

Tendência 4: Público mais amplo está se aproximando da IA graças aos criadores

A inteligência artificial está tornando a produção de vídeos mais acessível, reduzindo o tempo, treinamento e custos necessários para que os criadores realizem suas produções.

Ao dar aos usuários o poder de inovar, ideias complexas podem ser concretizadas mais rapidamente, promovendo a interação entre as pessoas.

E sim, a audiência está aberta a essas experiências criativas, com 60% afirmando estar disposta a assistir criadores que usam IA para produzir conteúdo.

Desde criadores com rostos gerados por IA até bandas com clipes também criados por IA, a cultura dos vídeos está se tornando mais democrática. Esse movimento está acontecendo rapidamente, com uma demanda crescente por conteúdo interessante, acessível em vários dispositivos e idiomas. Além disso, o início tornou-se mais fácil e há mais oportunidades para colaborações, permitindo que criadores, audiências e marcas interajam e influenciem o futuro do vídeo digital neste cenário.

Gostou de saber sobre essas tendências e quer entender mais a fundo todos os dados obtidos por meio desse relatório do Youtube? Clique aqui e confira o documento completo. 

Para não perder conteúdos como este, continue acompanhando nossas postagens. 

Esperamos por você! 


Receber conteúdos relevantes sobre Marketing Digital