As redes sociais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Ao ponto de a todo momento estarmos conferindo notificações, curtindo fotos e vídeos de amigos e influenciadores e etc.
Para se ter uma ideia, segundo estudo divulgado em setembro de 2021 pela plataforma Cupom Válido, que compilou dados da Hootsuite e WeAreSocial, 4,2 bilhões de pessoas utilizam redes sociais pelo mundo. Isso representa 53,6% da população do planeta.
O Brasil é o terceiro país no mundo que usa redes sociais, são mais de 150 milhões de usuários que ficam em média 3h42 por dia conectados.
Ou seja, passamos muitas horas do nosso dia nas redes sociais e no meio de tantos posts, sempre tem espaço para saber mais sobre uma marca, procurar as opiniões de outros clientes, curtir produtos e comprar nas lojas virtuais, não é mesmo?
Plataformas de Negócios
Se antes elas serviam apenas para interagir com pessoas, hoje viraram plataformas de negócios.
Segundo pesquisa da PwC Brasil, esses canais têm impacto nas decisões de compra de 73% dos consumidores, assumindo um papel cada vez mais importante na jornada do cliente.
Nesse contexto, o social commerce surge como uma estratégia extremamente relevante para as marcar interagirem com o público, divulgarem os produtos e serviços, estimularem o desejo de compra e gerarem vendas.
Quer entender como isso funciona e como você pode aplicar no seu negócio? Continue lendo esse artigo.
Mas, o que é Social Commerce?
Social commerce ou s-commerce é a estratégia de venda online de produtos e serviços pelas redes sociais ou outras plataformas de mídia social, como Facebook, Instagram, Pinterest, WhatsApp, dentre outros. Essa modalidade faz parte de um ecossistema mais amplo de e-commerce.
Todo o processo ocorre nas redes sociais, desde a descoberta do produto e a navegação até a pesquisa, busca por opiniões de quem já comprou e o checkout.
Algumas ferramentas já permitem comprar e vender nas próprias plataformas, sem precisar acessar páginas externas. A tendência é que esses recursos se popularizem nos próximos anos.
Por enquanto, a maioria das ferramentas de social commerce é focada na divulgação de links que levam para a página do produto em lojas virtuais e marketplaces, onde o cliente pode finalizar o pedido e o pagamento.
O Social Commerce diz Respeito Apenas ao Ato da Compra?
Não. Ele também se faz presente na interação que as redes sociais proporcionam com a troca de informação sobre os produtos da marca. Desta forma, o consumidor tem a possibilidade de emitir a opinião e classificar a qualidade do produto e do atendimento realizado durante o processo de compra.
Ele envolve também as estratégias de divulgação e relacionamento que estimulam as relações entre marcas e clientes, como os conteúdos, posts orgânicos, anúncios patrocinados e ações com influenciadores digitais.
Quais São as Vantagens para o Negócio?
De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 90% dos brasileiros têm o hábito de pesquisar sobre um produto na internet antes de comprá-lo online. Esse número é significativo e demonstra a importância das empresas apostarem em uma boa interação com seus consumidores.
Esse contato, quando feito com cuidado, influencia a experiência do cliente e traz bons resultados para o negócio. Afinal, as redes sociais são um excelente canal de relacionamento entre marca e público. Além disso, destacamos outras 7 vantagens:
1. Mais Visibilidade e Autoridade
Pelo grande poder de divulgação e viralização que as redes sociais possuem, a sua marca pode ser levada para milhões de pessoas, sem restrições geográficas. Portanto, o fator da visibilidade e alcance da marca é ilimitado.
Além da enorme base de usuários que se tornam potenciais clientes para as empresas, esses canais são baseados em interações sociais, em que o diálogo pode ser mais próximo, personalizado e informal. Essa humanização faz com que os clientes se tornem mais engajados e se sintam confiantes em fazer negócios com uma marca que eles conhecem e admiram.
Neste sentido, outra das grandes vantagens que o social commerce oferece às empresas é a possibiliade de gerar autoridade e construir uma prova social positiva a respeito dos seus serviços e atendimento.
2. Melhor Experiência do Cliente
Os recursos disponibilizados proporcionam aumentar o engajamento (comentários, threads, avaliações, conversas via chat etc.) e o estreitamento no relacionamento entre marca e cliente durante o processo de compra.
Você pode utilizá-los para melhorar a experiência do cliente durante toda a jornada (desde a descoberta até o pós-compra), o que poderá aumentar sua reputação e fortalecer a confiança que seu público tem no seu negócio.
3. Relacionamento Duradouro e Mais Aberto com o Cliente
Construir uma relação com os clientes é muito mais fácil nesses canais do que em outros. Tendo em vista que essas redes permitem e incentivam a interação entre marcas e clientes, é possível construir uma relação duradoura com a audiência da empresa.
Outro fator que potencializa a relação com os clientes é a comunicação menos formal e, em alguns casos, até descontraída durante a comunicação com a audiência. Ou seja, é possível ir além das mensagens diretas e FAQ. Mas, para isso, a empresa precisa realmente conversar com a sua audiência e escutá-la para que o relacionamento seja genuíno.
4. Jornada de Compra
O social commerce permite entender e ter insights sobre a jornada de compra e as expectativas dos seus clientes em relação ao produto consumido. Dados fundamentais para a melhoria na produtividade do e-commerce.
5. Rede Social Funciona como Vitrine da Loja
Divulgação dos produtos e serviços a bilhões de contas ativas, com a possibilidade de encontrar os clientes de maneira segmentada, com ferramentas que fazem com que o conteúdo se torne extremamente atraente.
Outro recurso bastante valioso é o live commerce, em que as marcas podem realizar demonstrações ao vivo sobre os produtos e funcionalidades da empresa, interagindo instantaneamente com a base de usuários da marca, permitindo que as vendas aconteçam de maneira simultânea.
6. Análise de Resultados
Tudo pode ser mensurado e medido nas redes sociais. As principais redes fornecem a seção analytics. Nesses espaços, o empreendedor tem acesso a dados atualizados sobre o desempenho de suas ações, campanhas pagas e conteúdos orgânicos.
Com isso, é muito mais fácil verificar se a estratégia está funcionando ou não, bem como fazer as correções necessárias.
Além disso, esses canais possibilitam o feedback espontâneo que os clientes tendem a deixar nas páginas das empresas. Isso ocorre porque as pessoas se sentem mais seguras e confiantes para expressar a sua opinião no mundo online.
Ou seja, as empresas podem contar com uma poderosa avaliação dos seus produtos, serviços, conteúdos e da percepção da marca no mercado.
Entretanto, como tudo é avaliado pelos atuais e futuros clientes, é preciso saber ouvir e responder de maneira adequada. Por isso, quando elogiarem, compartilharem e comentarem nas publicações, é importante responder com atenção, responsabilidade e da maneira mais personalizada possível.
As críticas também são excelentes veículos de mensuração das ofertas, mesmo as negativas, e possibilitam melhorar os serviços oferecidos.
7. Melhor Custo-Benefício
Além de todos os benefícios citados acima e diversos outros que você observará na prática, o s-commerce é uma estratégia interessante para praticamente todos os segmentos devido ao seu baixo custo e alto retorno.
Pois, como as ações de marketing acontecem dentro das redes sociais e que contam com uma base de usuários gigantesca, é muito mais fácil que as ações se revertam em resultados positivos.
Além disso, ao utilizar as ferramentas disponíveis (gratuitas) nas redes sociais, é possível vender muito mais e com recursos financeiros inferiores aos que seriam necessários ao vender por outros canais.
Agora que você, já entendeu as vantagens, você deve estar se perguntando:
Por Onde Começar?
O social Commerce funciona a partir das interações das pessoas com um determinado produto, serviço ou marca. Para isso, a empresa precisa começar ao estar presente nas redes sociais e em outros canais de comunicação com o público.
Entretanto, devido a quantidade de redes sociais e plataformas, é muito difícil estar presente em todos eles e manter a qualidade do conteúdo e de interação. Por isso, é preciso fazer pesquisas e entrevistas para entender o público e escolher os canais corretos, onde eles estão presentes.
É de suma importância também escolher a linguagem que o público se identifica, pois o intuito é fazer com que o cliente se sinta próximo da sua marca.
E mais, é preciso investir em uma estratégia de inbound marketing para atração de consumidores e divulgação de produtos nas redes sociais. Isso pode ser feito a partir da produção de conteúdos interessantes, que respondam às perguntas que o seu cliente costuma fazer antes de comprar um produto, ou por mídia paga (impulsionamento de postagens e anúncios).
Já a divulgação pode ser feita por meio da integração entre as próprias redes sociais e a loja virtual. Um grande exemplo disso é o Instagram Shopping que funciona como uma vitrine interativa — quando o cliente clica na foto de um produto, ele é redirecionado para a página de vendas.
Baixar E-book: Inbound Marketing, uma introdução
Veja como o Inbound pode ajudar a sua empresa a converter mais!
Passo a Passo para que o Seu Social Commerce seja Bem-Sucedido:
1.º Passo – Integrar o seu site às redes sociais: Certifique que a sua loja virtual esteja vinculada aos seus perfis nas redes sociais e nos canais corretos que o seu público esteja presente.
2º Passo – Remodelar a sua loja virtual: Prepare sua loja para receber as recomendações e feedbacks dos clientes. Inclua botões que permitam o compartilhamento de produtos e conteúdos nas redes sociais.
3º Passo – Ter boas imagens dos produtos: É importante ter boas imagens dos produtos para estimular as vendas. Procure produzir fotos e vídeos encantadores, que despertem o olhar dos usuários em meio a tantos estímulos. Procure também mostrar seus diferentes ângulos, diferenciais e usos, para aproximar o produto da realidade das pessoas.
4º Passo – Atrair o público: Invista em marketing de conteúdo, estratégias de inbound marketing, mídia paga e produza conteúdos relevantes e compartilháveis.
5º Passo – Monitorar a marca: Crie uma rotina de acompanhamento do que é dito sobre a sua marca nas redes sociais e em sites de avaliação de reputação e comparação de preços. Essa prática é fundamental para o planejamento de novas ações.
6º Passo – Interagir com o público: Responda a todos os comentários e dúvidas que surjam nas redes socias. Independentemente do conteúdo da mensagem, você precisa responder com cordialidade e gentileza.
7º Passo – Incentive clientes a publicar sobre os produtos: As opiniões das outras pessoas influenciam muito nas decisões de compra dos consumidores. Por isso, estimule que os compradores falem sobre a sua marca, publiquem fotos com os produtos em uso.
8º Passo – Analisar os resultados: Acompanhe os relatórios e use KPIs para medir o desempenho de sua empresa. Essa prática é fundamental para a definição das próximas ações ou para correção e descarte do que não está funcionando conforme o esperado.
9º Passo – Buscar melhorias: Conheça as tendências que podem ajudar a sua empresa a estar sempre inovando e se diferenciando. Observe as ações dos concorrentes e de lojas de outros nichos e estude o mercado.
Tipos de Social Commerce
Existem vários tipos de s-commerce, mas os principais são:
Entre Usuários
O social commerce entre usuários é um modelo bastante difundido, no qual permite que o vendedor e comprador conversem e negociem sem intermediários. Nesse caso, os próprios usuários são responsáveis pela precificação, fotos, descrições e divulgação em plataformas como o Mercado Livre, Enjoei, a OLX e o AliExpress. Você pode também anunciar em grupos ou no Marketplace do Facebook.
Dependendo do nicho em que você deseja atuar, existem aplicações específicas que ajudam a fazer negócio com outras pessoas, como o Airbnb por exemplo.
Compras Coletivas
As compras em grupo também são um tipo de social commerce, que estimulam a venda de um item por meio de alguns gatilhos, principalmente o de escassez, visto que as ofertas são por tempo e quantidade limitadas.
Nesse modelo, as empresas oferecem uma quantidade limitada de produtos ou serviços a preços mais atrativos. Sites como o Groupon e o Peixe Urbano são exemplos.
Compras Colaborativas
A modalidade de compras colaborativas é quando diversas pessoas se unem para colaborar com a compra, criação ou produção de algum produto. Kickante, Catarse, Vakinha, são alguns exemplos.
Nestes sites, alguém cria um objetivo e pede uma quantia em dinheiro. Cada pessoa colabora com o que pode e, dependendo do caso, pode receber recompensas de acordo com o valor doado.
Caixas de Recomendação
A caixa de recomendações é uma ferramenta que exibe a opinião de pessoas que já o adquiriram na página de um produto, influenciando a compra dos novos consumidores, pois passa credibilidade em relação à marca e ao que está sendo oferecido.
Chatbot
O chatbot permite que os clientes dirimem as principais dúvidas em tempo real, sem que seja necessário que a empresa invista em mão de obra. As respostas automáticas podem ser customizadas de acordo com a linguam da empresa e com as perguntas mais frequentes nos canais de comunicação da marca.
Influencers
As parcerias com blogueiros rendem bons resultados para uma empresa, pois esses profissionais já possuem uma relação de confiança com o público que você quer atingir.
Eles são um ótimo exemplo de como os depoimentos orientam a decisão de compra das pessoas. Entretanto, é importante escolher o influencer que seja admirado pelo público-alvo da sua marca.
Vendas em Redes Sociais
Uma das formas de social commerce que mais cresce é a possibilidade de vender por meio das próprias redes sociais. Hoje, é possível criar sua loja no Facebook e Instagram, por exemplo, cadastrar imagens, descrições e linkar com o sistema da sua loja virtual ou outros serviços de pagamentos.
Neste caso, é importante que siga 5 princípios básicos:
- Otimização: UX design, velocidade de carregamento de página, uso de imagens verticais (para as telas mobile), uso inteligente do texto, etc.
- Conteúdo compartilhável: Crie conteúdo valioso para sua persona, que agregue valor às suas rotinas e que queira compartilhar com amigos, família e colegas de trabalho.
- Awareness: Nem todo mundo quer comprar algo quando navega pelas redes sociais, por isso é preciso prudência e equilibrar a oferta de produtos e o tom dos conteúdos, de forma que não prejudique a imagem do negócio.
- Criação de coleções: Crie coleções de produtos similares, relacionados a eventos sazonais, de modo a potencializar suas receitas.
- Utilização métricas: Novamente citamos as métricas, pois elas são essenciais para medir o sucesso, o nível e profundidade do seu engajamento com clientes e o sucesso das estratégias de vendas.
Mas, quais redes sociais utilizar?
Essa é uma dúvida muito comum. Mas, conforme foi mencionado, é preciso fazer uma pesquisa para saber em qual rede social e plataforma o seu público está e utiliza.
Por outro lado, é importante conhecer os canais mais utilizados para que você possa entender suas características e avaliar se servem ou não para alcançar seus objetivos. Por isso, listamos os 6 mais utilizados:
1. Facebook
Uma das redes mais qualificadas para desenvolver o social commerce é o Facebook. Pois, a plataforma conta com uma ferramenta onde você pode criar sua loja virtual dentro da própria rede. Dá para adicionar produtos, montar uma galeria e linkar com sua loja virtual.
O Facebook ele tem como base seu marketplace, um mercado que conecta vendedores a compradores em um formato semelhante ao de classificados, mas entre usuários e com lojas, mais ou menos como no Instagram.
O marketplace tem mais de 1 bilhão de usuários ativos, e as lojas do Facebook contam com cerca de 250 milhões de pessoas interagindo com lojistas virtuais.
Além do recurso de vendas com uma loja no Facebook, também é possível fazer o social commerce de outras maneiras na rede, como investir na criação de conteúdo, divulgar reviews e opiniões de seus usuários, além, é claro, de investir em anúncios no Facebook.
Novidade:
Em breve, será disponibilizado para todos os usuários o Facebook Shops, que promete integrar Instagram, Facebook, Messenger e Whatsapp para criar uma loja virtual única, completa. Assim, o público poderá comprar pelo Insta ou Face, proceder com pagamentos de forma rápida e segura, além de dirimir dúvidas em tempo real pelo Messenger ou WhatsApp.
2. Instagram
Assim como o Facebook, também é possível ter uma loja no Instagram. Na verdade, por pertencer também a Meta, ao configurar sua loja no Facebook, ela já fica disponível no Instagram.
Entretanto, é importante lembrar que, para vender produtos no Instagram, é preciso ter uma página configurada no Facebook.
A grande vantagem das lojas no Instagram é que o recurso é o mais intuitivo de todas as redes sociais em termos de experiência de compra.
O Instagram construiu um shopping digital em que os compradores podem levar consigo o tempo todo, com funcionalidades de criação de lojas, etiquetas de produtos, coleções e checkout. As páginas de produtos são tão detalhadas quanto as de sites e aplicativos de e-commerce.
Outra grande vantagem é que você pode postar fotos e marcar os seus produtos, tanto no feed, quanto nos Stories. Assim fica muito mais fácil e prático para os usuários clicarem em tudo que você divulgar.
Além disso, o Instagram também pode ser usado como uma excelente ferramenta de relacionamento com o público. Em que você pode publicar novidades, a rotina dos bastidores e até mesmo compartilhar o conteúdo gerado pelo usuário, aumentando a prova social e a autoridade da sua marca.
3. Pinterest
Outra rede que funciona muito bem para estratégias de social commerce é o Pinterest, no quel é possível usar a plataforma quase da mesma forma que a loja do Instagram, pelo Pinterest Shopping.
Os recursos da loja do Pinterest são extensos e permitem que você faça todo o processo de vendas, inclusive contando criação de anúncios e análise de tráfego.
Um recurso interessante são os Pins compráveis, que permitem aos usuários “pinar” itens e, posteriormente, voltar a essa lista para comprar os produtos salvos. O recurso também mostra as avaliações dos usuários e custos adicionais, como frete.
4. TikTok
Muito usada para ganhar dinheiro, o Tiktok é umas das formas mais eficientes de venda/divulgação de produtos. Diferente de outras redes sociais, o algoritmo facilita muito a visibilidade na plataforma, consequentemente traz mais pessoas conhecendo sua marca e isso sim, pode te trazer mais vendas.
Por isso, vale a pena estudar e entender se essa rede social faz sentido para sua persona. Para isso na hora de criar estratégias de marketing para o TikTok, as empresas precisam levar em conta ela sempre foi uma fonte de entretenimento mais do que uma rede social.
Um exemplo bem-sucedido vem do Magazine Luiza, que foi a primeira marca do Brasil a alcançar 1 milhão de seguidores na plataforma, de maneira totalmente orgânica. Hoje já são mais de 5,5 milhões de usuários que seguem a empresa na rede.
A Magalu propõe desafios aos usuários e investe em duetos com nomes de grande popularidade no TikTok, como a cantora Anitta.
Ao investir no negócio do s-commerce, o TikTok está abrindo portas para um novo gênero de lojistas (criadores) e pavimentando o caminho do sucesso para as marcas que desejam usar a plataforma para entretenimento e vendas.
5. Website
O site funciona como porta de entrada para uma empresa no mundo online e um canal de comunicação próprio do seu negócio. Afinal, as pesquisas realizadas nos principais motores de busca, como o Google, vão resultar principalmente no site da sua empresa.
Nesse momento, o consumidor começa a dar os primeiros passos na jornada de compras dele e vai conhecer os seus produtos, os preços praticados, as avaliações e tudo o que diz respeito às soluções ofertadas pela sua empresa.
Diferente das redes sociais, o seu site não está sujeito aos algoritmos dessas redes. Por este motivo, é recomendado investir em estratégias de SEO e criar uma plataforma atrativa para expor a sua marca.
6. WhatsApp
Assim como as demais empresas do grupo Meta, o WhatsApp Business conta com uma ferramenta específica para potencializar as vendas, oferece às marcas uma aba destinada à compra de produtos e permite a visualização de catálogos de produtos de lojas, com a opção de realizar a comunicação diretamente com os responsáveis pela venda e negociações dos produtos.
Live Shopping
Embora ainda em crescimento no Brasil, o live shopping (combinação de e-commerce com transmissão ao vivo) pode ser uma das possibilidades para a estratégia de social commerce de sua loja virtual. Com ele, o consumidor pode comprar o produto sendo apresentado na live sem sair da transmissão.
O Facebook e o Instagram têm suas próprias versões dessa funcionalidade. Por exemplo, as Lives do Instagram já são usadas pelas marcas como uma forma de interação entre influenciadores e usuários.
O Pinterest já demonstrou também interesse em live shopping e chegou a organizar um período de teste de três dias para o recurso.
Atualmente, a China é o maior mercado a adotar a tendência. De acordo com a Forbes, em 2020, o live shopping movimentou cerca de US$ 150 bilhões. A previsão é de chegar a US$ 300 bilhões até o final de 2021.
Como Alavancar os Resultados do Seu Negócio por Meio do Social Commerce?
Com as mudanças no comportamento do consumidor, o social commerce se tornou uma poderosa estratégia de vendas de uma empresa, seja ela digital ou física. A interação com os clientes e a valorização dos seus depoimentos e da troca de ideias melhoram a experiência de compra dos consumidores.
Para amplificar os resultados, o aumento no número dos canais de vendas é uma ótima alternativa. Afinal, ele facilita a compra e tem influência positiva na experiência.
E o s-commerce oferece inúmeras as possibilidades para as marcas. Cada uma das redes sociais e plataformas analisadas possibilitam esse formato de interação por meio de recursos prontos e fáceis de implementar.
Tudo isso, somado a estratégias bem delineadas com influenciadores ou microinfluenciadores, pode gerar excelentes resultados de negócio, seja para pequenas empresas ou grandes varejistas, de diversos nichos de mercado.
O s-commerce é uma estratégia omnicanal do negócio e, por isso, vai muito além de utilizar as redes sociais. É preciso utilizar os canais corretos, de forma estratégica e que se complementem.
Com estratégias focadas, sua loja virtual tem de tudo para alcançar o público-alvo, se destacar com s-commerce e alavancar os resultados e receitas do seu negócio.
Mãos à Obra
O pontapé para um social commerce de sucesso você já entendeu. Agora, que tal começar a revolução em seu negócio e se posicionar na frente da concorrência?
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo! Para ler mais, é só continuar aqui no blog. Para maior comodidade, convidamos você a assinar nossos newsletters e receber conteúdos diretamente no seu e-mail. Inscreva-se!