Instagram Shopping: Saiba Como Criar a Sua Loja Nessa Rede Social

Se você deseja atrair novos compradores para o seu negócio, entenda como ativar a sua loja no Instagram e garantir que seus produtos sejam explorados com muito mais facilidade

Instagram Shopping
Leitura de 8min

Entrou no Instagram e se deparou com diversos produtos aparecendo na tela? Essa é a magia que o Instagram Shopping tem proporcionado para os usuários e empresas e que, a cada dia, vem demonstrando grande potencial para vendas rápidas e seguras. Afinal, muito mais do que expor o catálogo de produtos nessa rede social, agora é possível oferecer um botão de compra direto, tornando todo o processo mais prático e dinâmico.

Você pode observar, por exemplo, que em muitos perfis, há um ícone de uma sacola de compras. As lojas que aderiram a essa ferramenta, divulgam todas as informações pertinentes para a venda de seus produtos. Portanto, seja você um pequeno ou grande empreendedor, essa pode ser uma solução eficiente para que o seu negócio tenha lucros ainda mais significativos. Que tal conferir um pouco mais sobre esse assunto? Vem com a gente!

Passo a Passo para Criar a Sua Loja no Instagram

1. Verifique se o Perfil da sua Empresa se Enquadra nos Seguintes Requisitos

  • Localização em um mercado disponível;
  • Produto qualificado;
  • Conformidade com o acordo de vendedor e políticas comerciais;
  • Domínio de site no qual se pretende vender;
  • Conta comercial ou de criador de conteúdo.

2. Conecte o Perfil do Instagram com a Sua Página do Facebook

  • Acesse o perfil da sua empresa no Instagram e clique em “Editar perfil”;
  • Em seguida, vá até a seção “Informações comerciais públicas” e selecione “Página”;
  • Escolha a página que você deseja conectar (pode ser a página do seu próprio negócio ou até mesmo a sua conta pessoal).

3. Faça o Carregamento do Seu Catálogo de Produtos

Para isso, você pode contar com o Gerenciador de Catálogos através do Facebook e fazer essa conexão por conta própria. Confira como criar um catálogo de produto para vender no Instagram. Ou, caso prefira, pode optar por importar os itens através de uma plataforma de parceiro para o seu catálogo do Facebook (WooCommerce e Shopify, por exemplo).

4. Envie a Sua Conta para Análise

  • Abra o perfil do Instagram da sua empresa e clique nos três riscos localizados na parte direita e superior da tela;
  • Clique em “Configurações” e cadastre-se para o recurso “Compras”;
  • Siga todas as etapas para enviar sua conta para análise;
  • Aguarde a revisão da conta pela plataforma (processo que pode durar alguns dias);
  • Para acompanhar essa solicitação, acesse “Configurações -> Compras” e verifique o status.

5. Conta Aprovada? Hora de Ativar o Recurso “Compras”

  • Abra o perfil do Instagram da sua empresa e clique nos três riscos localizados na parte direita e superior da tela;
  • Clique em “Configurações -> Empresas -> Compras”;
  • Selecione o catálogo de produtos que deseja conectar e conclua.

6. Comece a Fazer as Marcações

Essas marcações são etiquetas de produto que você pode destacar tanto no feed (clicando em “marcar produtos” no momento do carregamento do arquivo) ou no stories (selecionando a figurinha do produto escolhido).

Quais são as vantagens de utilizar o Instagram Shopping?

Recursos Seguros e Avançados

Quando o assunto é comprar determinado produto pela internet, a segurança sempre será um fator decisivo tanto para o usuário quanto para o empreendedor, já que inserimos informações pessoais e financeiras nesse ambiente digital. Sendo assim, além de contar com recursos eficientes e avanços, o Instagram Shopping é uma ferramenta que oferece a sensação de segurança durante todo o processo, fator que agrega muito na experiência do cliente.

Otimização do Processo de Compras

Qualquer pessoa que já tem o costume de realizar suas compras em alguma loja online, conhece bem este ciclo: a página do e-commerce é acessada, os produtos são conferidos e, consequentemente, aquele que mais atende a necessidade do momento, é colocado no carrinho para que a compra seja então finalizada. Muitas vezes, pode até ser que esse produto tenha aparecido na página do Instagram, fazendo com que o usuário acessasse o site para conferir todos os detalhes, assim como o preço.

Apesar de este ser um ciclo considerado fácil, o Instagram Shopping chegou para agilizá-lo ainda mais. Afinal, todas as informações dos produtos (inclusive os valores) já são mostrados na própria plataforma, permitindo que a compra seja realizada nesse mesmo ambiente.

Contribuição para o Posicionamento da Marca

O Brasil é um dos países que passam o maior tempo no Instagram. Esse aspecto contribui para que as empresas mantenham um vínculo mais próximo com os seus clientes, fortalecendo, cada vez mais, o posicionamento da marca. Dessa forma, quando os produtos são anunciados no Instagram Shopping e aparece para os mais diversos usuários, a marca começa a ser inserida no imaginário dos clientes. Isso faz com que seja lembrada com mais facilidade, uma vez que essa publicidade também pode ser considerada menos intrusiva.

Diminuição de Desistências

Caso você tenha notado um número considerável de abandono de carrinhos no site da sua loja virtual, o Instagram Shopping pode ser uma boa estratégia para auxiliar na solução desse problema. Por permitir a inserção de todas as informações necessárias sobre cada produto dentro do aplicativo, o caminho percorrido pelo usuário é reduzido e aperfeiçoado, possibilitando a finalização da compra com mais agilidade.

Geração de Tráfego para o E-commerce

Como já citado anteriormente, o Instagram Shopping permite que a compra seja finalizada dentro da sua própria loja virtual. Mas, apesar disso, também pode ser uma ferramenta eficaz para melhorar os resultados de acesso do seu site. Uma vez que as imagens divulgadas dos produtos podem despertar a vontade dos usuários de conhecer mais a fundo sobre o seu negócio. Sendo assim, o site será acessado com mais frequência, fazendo com que as suas vendas tenham um aumento significativo.

5 Dicas para Potencializar sua Loja no Instagram

  • Utilize hashtags adequadas para cada publicação;
  • Faça fotos criativas e impactantes dos seus produtos;
  • Crie legendas atrativas;
  • Cheque os links das postagens;
  • Interaja com os seus seguidores.

Possui alguma dúvida ou precisa de ajuda para montar a seu Instagram Shopping? Entre em contato conosco e confira o que podemos fazer pelo seu negócio!


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