Você Já Conhece o Novo Google Search Essentials?

Nova versão do Webmaster Guidelines, o Google Search Essencials ajuda a ter mais entendimento sobre a indexação de um site.

Google Search Essentials
Leitura de 6min

No dia 13 de outubro, o Google anunciou o rebranding e lançamento da nova versão do “Webmaster Guidelines” que, ao longo dos últimos 20 anos, apontou diretrizes para ajudar a criar sites adequados para os usuários que os visitam pela Pesquisa Google.

“Muita coisa mudou desde 2002, por isso hoje estamos lançando uma versão atualizada e simplificada das diretrizes para webmasters, agora com um novo nome”, conforme release oficial do Google Search Central.

Para o novo nome, o Google queria algo genérico, atual, que gerasse mais identificação por todos os criadores da Internet e destacasse a importância dos pontos abordados nessas páginas. E foi assim que chegaram na nomenclatura “Fundamentos da Pesquisa Google ou Google Search Essentials”.

Apesar dessa mudança, ao contrário do Google Core Update, não irá impactar a sua estratégia de SEO (Search Engine Optimization).

Mas, O Que É o Google Search Essentials?

Muito utilizado pelos profissionais de SEO, os “Fundamentos da Pesquisa” é uma página em que você encontra os principais elementos que influenciam a qualificação e o desempenho na Pesquisa do seu conteúdo na Web (páginas, imagens, vídeos ou outros materiais disponíveis publicamente que o Google encontra na Internet).

Além disso, fica sabendo das atualizações em primeira mão, tem acesso a eventos e ao suporte gratuito da comunidade.

Além do Nome, o Google Search Essentials Trouxe Mais Alguma Mudança?

Sim. Assim como o site todo da Central da Pesquisa, o Google Search Essentials foi simplificado e as diretrizes ganharam relevantes seções específicas:

  • Requisitos técnicos
  • Políticas de spam
  • Práticas recomendadas

1. Requisitos Técnicos

Para que um site apareça nos resultados da pesquisa no Google, ela deve obedecer aos seguintes requisitos técnicos:

  • O Googlebot não está bloqueado (ele consegue encontrar e acessar a página).
  • A página funciona, ou seja, o Google recebe um código de status HTTP 200 (success).
  • A página tem conteúdo indexável.

Como pode perceber, são poucos e simples os requisitos técnicos para que o Google consiga indexar com mais facilidade uma página. No entanto, há outros aspectos envolvidos na indexação e exibição do seu site, por isso o Google incentiva os criadores de conteúdo a considerar também outras práticas recomendadas de SEO.

Ah… não se já sabia, mas a WeBrain é especialista em SEO. Por isso, em nosso site, você encontra uma seção dedicada ao assunto, com as principais informações e dúvidas a respeito do Search Engine Optimization.

2. Políticas de Spam

As políticas de spam do Google ajudam a proteger os usuários e melhorar a qualidade dos resultados da pesquisa. Por esse motivo, abrangem formas comuns de spam e comportamentos que, quando violados, reduzem a classificação de um site ou podem removê-lo dos resultados de pesquisa na Web.

Esse setor ganhou:

  • Novos tópicos relacionados a comportamento enganoso, como funcionalidade enganosa;
  • Nova seção sobre outros comportamentos que podem levar a rebaixamento e/ou remoção, como assédio on-line, e golpes e fraudes; e
  • Temas consolidados relacionados a spam de links e conteúdo superficial.

É importante observar que a nova versão das políticas de spam tem o objetivo de ajudar os proprietários de sites a evitar a criação de conteúdo que os usuários da Pesquisa não gostem.

3. Práticas Recomendadas

Por fim, o Google trouxe as principais práticas recomendadas para que eles sejam encontrados com mais facilidade na Pesquisa. Logo, precisam ser consideradas ao criar um site:

  • Crie um conteúdo útil, confiável e com foco nos usuários;
  • Escolha e utilize palavras-chaves ao longo do texto;
  • Torne seus links rastreáveis;
  • Divulgue o site;
  • Se tiver conteúdos como imagens, vídeos, dados estruturados e Javascript, assegure que as melhores práticas para esses formatos estejam sendo seguidas;
  • Melhore a forma como o seu site aparece na Pesquisa Google permitindo recursos que fazem sentido, como o Google Meu Negócio;
  • Se o seu site tiver páginas que não deveriam aparecer na Pesquisa Google, utilize algum método para controlar isso.

Obedecer a esses requisitos faz com que os sites aparecerem e permanecerem na Pesquisa.

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