SEO e RP, uma parceria de sucesso


SEO e RP, uma parceria de sucesso

Assim como o Google, o trabalho de SEO vem evoluindo e envolvendo outras áreas da comunicação, como é o caso das Relações Públicas.

A união destas duas atividades, SEO e RP Relações Públicas), tem se tornado algo bastante comum. E é fato que trabalhadas em conjunto, elas apresentam resultados bastante consistentes – especialmente quando o assunto é tornar determinada marca/empresa autoridade dentro do seu nicho de mercado.

Nos últimos anos, o Google tem mudado seus algoritmos visando entregar resultados mais relevantes para seus usuários. As mudanças mais significativas giram em torno de produzir e disseminar conteúdo de qualidade e extinguir a construção de links que possam manipular de alguma forma os algoritmos. Este cenário leva o foco dos profissionais das áreas de conteúdo, cada vez mais, à pesquisa e desenvolvimento de temas que realmente sejam do interesse do seu público-alvo.

Entretanto, ainda é mais difícil disseminar organicamente um conteúdo de qualidade do que criá-lo. Apesar de profissionais de SEO trabalharem muito a questão do volume de buscas de determinados tópicos, ainda é preciso ganhar a atenção de sites de grande relevância. Para conquistar links de qualidade para o seu site, é preciso que outros canais ajudem a passar este conteúdo adiante.

Quando o assunto é mídias de grande alcance, pensamos em portais de notícias, blogs de nicho e redes sociais, que possuem um público fiel – o que lhes concede autoridade sobre determinados assuntos. Historicamente, os profissionais que possuem maior proximidade com estes veículos são os de Relações Públicas. Eles buscam construir e manter relacionamentos com os agentes destas mídias, especialmente dentro de nichos específicos.

John Hampton, empreendedor e colunista da Forbes, em 2014 já abordava sobre a união das áreas de SEO e RP e as vantagens desta parceria. Em um dos seus artigos, discorreu sobre como esta parceria nasceu e também as melhores práticas para extrair o máximo da união destas duas ferramentas do marketing digital. Confira abaixo na tradução do texto original.

 

Como RP e SEO trabalham juntos

SEO e RP (Relações Públicas), há algum tempo, existiam como duas entidades diferentes – e ofereciam recursos diferentes de marketing digital. Hoje, você irá constatar que este não é mais o caso. Atualmente, SEO e RP estão trabalhando juntos em um cenário digital integrado e evoluído. Murray Newlands, co autor de Como conseguir RP para sua Startup: Obtenha Tração, disse, “Eu vejo cada vez mais as disciplinas de RP e SEO trabalhando juntas”. Existem muitas semelhanças entre as habilidades de criar um bom conteúdo e atingir outros sites para criar relacionamentos. SEO costumava contar com uma equipe técnica própria, com a forte ascensão do marketing de conteúdo e as mudanças no algoritmo do Google, isso mudou.

Como isso aconteceu?

Pra começar, o Google passou a dar mais importância à qualidade do conteúdo, à relevância do conteúdo e aos links de sites premium, que apontam para seu site. Portanto, para aparecer no topo dos resultados de busca do Google, você precisa escrever e compartilhar um conteúdo inteligente e atraente, para assim buscar links de sites relevantes. No entanto, se você trabalha com relações públicas, isso é algo com o que você já está familiarizado. Profissionais de RP têm como alvo publicações em grande escala, com conteúdo de qualidade, linkando para o seu site. Hoje em dia, links e conteúdo de qualidade se tornaram a cola que mantém a otimização para mecanismos de busca e relações públicas juntas.

RP e SEO: objetivos em comum

Não é segredo que atualmente, em 2014, utilizar conteúdo direcionado para o público adequado não só aumenta a consciência da marca, como também inspira pessoas a compartilharem o que leram na internet. Afinal, estes são os dois objetivos comuns de qualquer profissional de otimização para mecanismos de busca e Relações Públicas. Além disso, as conexões que os especialistas em Relações Públicas fazem com editores impactantes e blogueiros, são de enorme benefício para todos que trabalham com a otimização para mecanismos de busca. É por isso que hoje você vê muitos profissionais de RP e SEO trabalhando em conjunto em um projeto. Esclarecendo, juntar objetivos de RP e SEO pode fortalecer o desenvolvimento dos planos de marketing digital, que ajudam a liderar a visibilidade da marca.

Contudo, existem algumas atividades específicas com as quais as equipes de Relações Públicas podem se envolver, em que é possível aumentar as vendas – se os objetivos estiverem mesclados com a otimização para mecanismos de busca, e vice e versa. Aqui estão alguns exemplos:

Atividades Conjuntas:

  • Blogar
  • Habilidades de RP
  • Eventos
  • Calendários de conteúdo

Atualmente, RP e SEO estão mesclando suas habilidades e trabalhando coletivamente tarefas em comum. Uma dessas tarefas, compartilhada por ambos departamentos, inclui o gerenciamento de conteúdo – e, especialmente, os calendários de conteúdo. Calendários de conteúdo, anteriormente, eram utilizados exclusivamente por especialistas em Relações Públicas para a programação e criação de tópicos para matérias. Profissionais de SEO, também estão integrando esta ferramenta em suas estratégias de marketing de conteúdo.

Especialista em conteúdo, Cynthia Johnson afirma que “Calendários de conteúdo em particular, são realmente importantes para auxiliar o SEO na programação de ideias de conteúdos atraentes para eventos sazonais. Ocasiões sazonais que são importantes para clientes, devem ser incluídas no calendário de conteúdo – que auxilia o profissional de SEO a planejar antecipadamente assuntos criativos para trabalhar no blog. Eventos e habilidades inovadoras de RP, em comparação, também podem gerar grande atenção e links para uma instituição”.

Como gerenciar o cruzamento de tarefas de SEO e RP

Assim como em qualquer relacionamento, comunicação é um ponto crítico. Portanto, como existirá um departamento de otimização de mecanismos de busca trabalhando junto com uma equipe de Relações Públicas, os dois departamentos devem se comunicar. Mas problemas podem surgir com os dois canais de marketing executando a mesma tarefa, ainda mais se não mantiverem um ao outro atualizados sobre o andamento do projeto. Certifique-se de se comunicar quando trabalhar em projetos em comum, para não acabar duplicando a carga de trabalho.

RP e SEO agora andam de mão dadas

Agora que SEO e RP são um só, utilize estes conhecimentos para conseguir links melhores para o seu site. Canais de mídias sociais como Instagram, Twitter, Facebook e uma infinidade de outras maneiras tornam-se extremamente importantes para ganhar links externos – que são baseados em interesses orgânicos no seu site. Links de publicações proeminentes, é claro, ainda valem ouro. Entretanto, é muito mais fácil estabelecer relacionamentos com blogueiros e usuários das redes sociais engajados, leitores substanciais que fazem com que um link precioso vá adiante.

Obter relevância de sites adicionais

RP utiliza um conjunto de ferramentas para aumentar a confiança e consciência – e você deve aprender a fazer amigos na internet com pessoas que podem te ajudar. É possível aproveitar a relevância e a confiança dos blogueiros que atraem uma audiência dentro de um nicho semelhante ao seu para aumentar suas SERPs (páginas de resultados). Fornecer amostras grátis para magnatas do Pinterest, Instagram ou blogueiros, permiti-lhes discutir sobre seu produto com o seu público – em vez de spamar seus comentários para ganhar links. É a única maneira que irá funcionar a longo prazo.

 

Esta é uma tradução livre, de interpretação pessoal da autora deste post. Para ler o texto original, acesse: How PR and SEO Work Together.


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