Como usar KPI para medir o desempenho de sua empresa


Como usar KPI para medir o desempenho de sua empresa

Aprenda mais sobre como mensurar os resultados das suas estratégias e melhorar o seu negócio

Empresas que trabalham com Marketing Digital devem adotar algumas estratégias básicas para expandir seus negócios e chegar onde desejam. Uma dessas táticas é a definição de KPIs (Keys Performance Indicators ou Indicador Chave de Performance). O objetivo, ao aderir esse modelo de gestão, é compreender onde podemos evoluir e acompanhar o andamento das campanhas.

Antes de definirmos quais serão os indicadores, é preciso pensar nos objetivos de Marketing Digital. Os mais comuns são:

  • Gerar leads;
  • Aumentar o alcance da marca;
  • Diminuir o custo de ações;
  • Tornar-se autoridade sobre um assunto;
  • E educar o mercado.

 

Mas o que é KPI?

Seja qual for o objetivo que escolher para as suas campanhas de Marketing Digital, ele tem que ser mensurável. É nesse momento que entra o KPI.

Se quiser aumentar as vendas, um bom KPI para medir esse resultado é ver o número de leads gerados pelos nossos canais. Caso sua meta seja tornar a sua marca mais conhecida no mercado, saber como anda o tráfego no site é melhor do que calcular potenciais clientes.

Assim, o KPI é uma maneira de entender se a campanha ou iniciativa da companhia está ou não atendendo os objetivos estabelecidos previamente.

Mas atenção para não cometer um dos maiores pecados do Marketing Digital: querer medir tudo. Saiba qual é a sua meta e descubra qual é a melhor maneira de medir. Às vezes, um KPI nem faz sentido para você. Escolher os indicadores certos poupa seu tempo, esforço e dinheiro.

O que é um bom KPI?

Para que a estratégia de KPI dê certo, os indicadores precisam cumprir alguns requisitos. Conforme conversamos, ele tem que fazer sentido para você, ou seja, ser importante. Não adianta querer gerar novos leads e medir tráfego do site, por exemplo.

Além disso, o KPI tem que ser fácil de entender. Afinal, extrair dados difíceis de compreender seria perda de tempo. Procure algo simples e coerente com a sua marca.

A principal característica do KPI é ser facilmente mensurável. Da mesma forma que não adianta ter dados muito complicados, também não é útil que eles não sejam fáceis de coletar ou de medir.

Por fim, um bom indicador leva o seu público à ação positiva. Através do KPI, é possível entender onde está o erro que impede a compra ou o problema que tem seu blog, por exemplo.

Cuidado para não se confundir

Todas as marcas querem ser reconhecidas no seu mercado de nicho ou vender muito e bater as metas do ano. No entanto, alguns fatores não são KPIs, apesar de serem objetivos.

Não é possível, por exemplo, medir autoridade. Nem a felicidade do cliente. Ou até mesmo o seu reconhecimento. No entanto, todas essas características não mensuráveis podem ser medidas de outras formas.

O reconhecimento de um público por uma marca pode ser pensado tendo em vista o número de visitas no site ou em menções em redes sociais. É possível ter uma ideia do quão contente com o serviço o consumidor está através de pesquisas de satisfação.

Dessa forma, algo que não pode ser mensurado diretamente talvez possa ser traduzido em KPIs relacionados. Ou seja, se trata de escolher os indicadores certos para o seu modelo de negócio.

Ficou com alguma dúvida sobre KPIs? Deixe seu comentário aqui e vamos respondê-los. Se quiser saber mais sobre o assunto, assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!


Você também pode gostar de ler:

Diferença entre SEO e SEM

Entenda as diferenças entre SEO e SEM

Funil Inbound Marketing

Inbound Marketing sem segredos. Entenda o conceito!

converter visitantes em leads

Como converter Visitantes em Leads? 3 dicas básicas!