Social Listening: Entenda a Sua Importância e Saiba como Utilizá-lo com Sucesso

Sua empresa compreende a fundo as necessidades e os desejos dos seus consumidores?

Social Listening
Leitura de 8min

O Social Listening é uma estratégia que pode te ajudar nisso, melhorando sua forma de comunicação, auxiliando na solução de problemas e contribuindo para o aumento das suas vendas.

Da mesma forma que os canais digitais (redes sociais, blogs, portais de notícias, etc) ajudam a divulgar o seu negócio. Eles também podem ser uma importante ferramenta para entender um pouco mais sobre o universo do seu público, isso é, quais são os seus reais interesses.

A melhor forma de fazer isso? Ouvindo o que ele tem a dizer.

Considerado como “escuta social”, o Social Listening cumpre exatamente esse papel, identificando comentários e conversas relevantes para a sua marca. Tudo baseado em termos específicos, como a escolha de palavras-chave, por exemplo.

Diante disso, você tem uma visão geral sobre a sua audiência, produto, concorrência e mercado, podendo interpretar os dados obtidos e utilizá-los em diversas melhorias na sua empresa.

Monitoramento de Redes Sociais e Social Listening: Quais São as Diferenças?

Sim, podemos dizer que, de certa forma, eles se relacionam. Mas, ao contrário do que muitos pensam, não se trata da mesma coisa. A gente explica:

Como o próprio nome já diz, o monitoramento de redes sociais monitora as interações que acontecem nessas redes, como é o caso do Facebook, Instagram e Twitter, analisando o volume de cada uma delas a partir das chamadas métricas (número de menções e taxa de engajamento, por exemplo). E mais: aqui a motivação é dada pela interação do cliente, ou seja, na medida em que eles interagem, a marca responde.

Sendo assim, dizemos que seu efeito contempla um curto prazo. Já que a qualidade das interações só é feita posteriormente e nem sempre acabam gerando uma iniciativa da empresa.

Contudo, quando se trata do Social Listening, observamos que ele sim dá uma finalidade estratégica ao monitoramento das redes sociais. E foi exatamente por isso que mencionamos que ambos acabam se relacionando. Mas, nesse caso, tanto as redes sociais quanto os outros pontos de contato online podem ser monitorados, avaliando a forma como o público se relaciona com a marca e a concorrência, detectando oportunidades e possíveis melhorias a fim de elevar a experiência do cliente.

Em resumo, pode-se dizer que é motivado por objetivos estratégicos da empresa, com efeitos de curto, médio e longo prazo. Não apenas respondendo aos usuários, mas utilizando desse relacionamento para o desenvolvimento de campanhas, produtos e soluções.

Quais São os Benefícios do Social Listening?

Melhoria na Relação com Cliente:

Elogios, dúvidas ou reclamações… todas essas situações são facilmente encontradas ao abrirmos as redes sociais de qualquer empresa. Mas, dependendo de qual delas se está lidando, o Social Listening pode ser utilizado de diferentes formas, porém, sempre com o mesmo objetivo: melhorar a relação entre cliente e empresa.

Aqui, o que vale é demonstrar atenção, assim como disposição em ajudar. Sendo assim, da mesma forma que você deve responder a um elogio, também deve se posicionar de maneira proativa para resolver o problema de uma reclamação ou sanar alguma dúvida.

Fazendo isso, você mostra para o autor da mensagem e para todos os demais usuários que realmente se importa.

Aperfeiçoar Produtos e Serviços:

Pegando um gancho com o tópico anterior, muito mais do que responder às mensagens recebidas, é saber usufruir dos feedbacks para evoluir o próprio negócio. Dessa forma, você pode muito bem identificar pontos negativos e, a partir disso, transformá-los em pontos positivos, satisfazendo assim as vontades de seus clientes.

Testar Novas Ideias e Campanhas:

Ao apostar no Social Listening você vai estar trabalhando com dados concretos. Uma vez que insights sobre público-alvo, tópicos populares, conteúdos em alta, palavras-chave, entre outros aspectos, são observados frequentemente.

E é justamente a partir deles que você terá um direcionamento mais preciso para os planos de marketing, podendo testar novas ideias/campanhas em uma escala menor e analisando os resultados (níveis de engajamento e reações geradas) antes de ampliá-las.

Contudo, vale destacar a importância de manter uma certa regularidade no monitoramento de tais canais/redes para aproveitar todas as oportunidades que surgirem.

Monitorar a Concorrência:

Além de acompanhar o que as pessoas estão falando sobre a sua marca, com o Social Listening você também pode ficar de olho na sua concorrência. E, cá pra nós, você sabe que estar atento ao que acontece no seu mercado de atuação é extremamente importante para que estratégias efetivas sejam colocadas em prática, não é verdade?

Portanto, se manter atualizado e entender as forças e fraquezas de outras empresas é um ponto importante de todo o processo.

Aproveitar Tendências:

Com certeza você já ouviu essa frase: “O timing é tudo”. Se tratando de marketing digital então, isso é algo que deve ser sempre lembrado (ou vai dizer que você nunca aproveitou um “assunto do momento” para fazer um conteúdo viral?).

O que estamos querendo dizer é: na medida em que você acompanha os canais que seu público marca presença, fica muito mais fácil identificar as tendências do momento e aproveitá-las para a sua realidade, apostando na criação de campanhas que gerem engajamento.

Gerar Vendas:

É claro que não poderíamos deixar de mencionar o melhor dos benefícios: aumento de vendas para o seu negócio. Isso porque as informações coletadas no Social Listening trabalhadas em conjunto com estratégias bem elaboradas que envolvem o público-alvo, possibilitam que clientes em potencial (prontos para realizar a primeira compra ou utilizar seus serviços novamente) sejam então encontrados.

Em resumo, podemos dizer que o processo do Social Listening segue os seguintes passos:

  1. Monitoramento: Com o auxílio de ferramentas desenvolvidas para essa finalidade, você acompanha o que o público diz sobre a sua empresa e sobre o mercado;
  2. Escuta: A partir das informações recebidas, você busca entender quais pontos merecem ser analisados e quais deles podem trazer algum crescimento para a sua marca;
  3. Análise: Separado as informações relevantes, você as analisa e interpreta, de modo que possam gerar oportunidades reais de interação com o público;
  4. Definição de Estratégias: Com uma linha de pensamento definida, você planeja ações que agregarão ao seu negócio (conteúdo, produto, campanha e experiência do cliente).

Quer saber mais sobre o assunto ou adotar o Social Listening para o seu empreendimento? Converse conosco!

Estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas e trazer resultados positivos ao seu negócio!


Receber conteúdos relevantes sobre Marketing Digital