WhatsApp Business: Tudo Que Você Precisa Saber para Gerar Mais Resultados

Confira a diversidade de recursos que o WhatsApp Business pode oferecer e saiba como aproveitá-lo no marketing digital do seu negócio.

WhatsApp Business
Leitura de 8min

Se você ainda utiliza o aplicativo padrão do WhatsApp para se comunicar com os clientes do seu negócio, aqui vai uma dica importante para você: já passou da hora de mudar sua conta para comercial e usufruir de todas as funcionalidades que ela tem a oferecer. E acredite: não são poucas, viu? Por isso, mais do que nunca, esse é o momento de dar as boas-vindas ao WhatsApp Business!

“Mas afinal, o que isso significa?” A gente te conta direitinho nesse artigo e ainda te mostra todas as vantagens dessa poderosa ferramenta! Bora lá?

O Que é o WhatsApp Business?

Lançado em 2018 com o objetivo de atender às necessidades das empresas de pequeno porte, o WhatsApp Business é um aplicativo gratuito disponível para Android e iOS.

Sendo assim, ao contrário da versão convencional, trata-se de algo voltado para pessoas jurídicas e conta com uma série de recursos exclusivos para simplificar as interações com os clientes. O que acaba contribuindo para as estratégias comerciais dos empreendimentos que apostam em seu uso.

Quais São as Vantagens de Usar o WhatsApp Business?

Produtividade e Automatização:

Ficar horas e horas sem responder uma mensagem que chega até você pode ser algo extremamente negativo ao seu negócio. E esse é um ponto que o WhatsApp Business chama a atenção, já que uma de suas funções mais importantes é a tão falada “automatização de respostas”.

Em outras palavras, a possibilidade de configurar mensagens personalizadas para os clientes, como mensagem de saudação, agradecimento ou ausência (para aqueles que enviam fora do horário comercial), por exemplo.

Dessa forma, todas essas respostas são dadas instantaneamente e de forma padronizada, otimizando o tempo de trabalho.

Fluxo Organizado:

Nada melhor do que ter uma plataforma de trabalho sempre organizada, não é verdade? E com o WhatsApp Business funciona exatamente desse jeitinho. Além de manter seus contatos agrupados e organizados (definindo, por exemplo, quais são os clientes, fornecedores, etc), você também consegue categorizar os assuntos tratados através de tags (marcadores para fácil acesso) de acordo com os estágios do funil de compras.

No fim das contas, esse processo vai muito além de uma simples organização. Ele se transforma em uma importante ferramenta no auxílio de estratégias de marketing e comunicação.

Catálogo de Produtos:

Enviar informações, preços e fotos de determinado produto, um por vez para cada cliente, é coisa do passado! Com o WhatsApp Business você tem a possibilidade de criar seu próprio catálogo de produtos para que todos acessem facilmente e verifiquem os detalhes dos itens que têm interesse.

E mais: caso você tenha uma loja virtual, ainda pode incluir links dos produtos para tornar o processo de compra mais prático e agilizado.

Mensuração do Atendimento:

Quer saber quantas de suas mensagens foram enviadas, entregues, lidas e recebidas? A versão Business permite que você acesse métricas como essas, o que acaba sendo uma função importante para analisar tanto o alcance quanto o engajamento da sua comunicação, principalmente após a elaboração de uma campanha, por exemplo.

E é justamente a partir dessas estatísticas que seus esforços de marketing digital podem se tornar mais direcionados e efetivos.

Certificação pela Plataforma:

Todo e qualquer negócio precisa transmitir confiança ao seu cliente, inclusive nos canais de comunicação utilizados. Por isso, ao optar pelo WhatsApp Business a configuração da sua conta será modificada para “comercial”, reforçando que realmente se trata do perfil de uma empresa legítima.

Sendo assim, informações específicas sobre o seu negócio devem ser preenchidas a fim de passar essa credibilidade às pessoas. Como imagem da marca, descrição da atividade, horário de atendimento, catálogo de produtos, endereço eletrônico, entre outros.

Pode ter certeza de que tudo isso contribuirá para a reputação do seu empreendimento.

Garantia de Segurança da Conta:

Você sabia que ao utilizar a conta normal do WhatsApp para fins de marketing (envio de material promocional, informações sobre negócio ou produtos), você corre o risco de perdê-la? Tudo isso consta nos termos de uso da plataforma, que todo usuário precisa concordar antes de começar a utilizar os serviços.

Mas, com o uso do WhatsApp Business, essa permissão passa a ser garantida legalmente e, portanto, você pode se comunicar sem ter que se preocupar com isso.

Melhor Experiência do Usuário:

Com todas as funções mencionadas acima colocadas em prática, o resultado não poderia ser diferente. Tudo isso, consequentemente, contribui (e muito) para uma experiência positiva do usuário, uma vez que o WhatsApp Business acaba se tornando um eficiente canal de comunicação/interação com a marca.

Contudo, vale lembrar que por mais que a ferramenta ofereça possibilidades de integração e automatização. Você deve fazer um acompanhamento preciso das suas atividades, verificando como ela de fato tem funcionado para o seu negócio e analisando mudanças, caso necessário. Afinal, o foco deve ser sempre voltado para a satisfação do seu cliente.

E aí, ficou com Vontade de Mudar o seu Perfil para o WhatsApp Business? Vem com a Gente!

O processo é simples e não tem nenhum segredo!

Basta fazer o download do WhatsApp Business na loja de aplicativos do seu celular, aceitar os termos de uso, bem como permitir o acesso aos contatos, fotos e arquivos do seu dispositivo.

Assim que fizer isso, você terá a opção de aceitar a transferência do número da conta convencional de WhatsApp para a conta de WhatsApp Business. Isso significa que todas as conversas e mídias que estavam no WhatsApp anterior passarão para a conta Business, permitindo que você continue os atendimentos por ela.

Por fim, é só inserir o código de verificação e pronto! Agora você tem uma conta exclusiva e cheia de benefícios para fazer com que o seu negócio se destaque cada vez mais!

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou precisa de ajuda na implementação do WhatsApp Business no seu empreendimento? Conte com a nossa equipe!

Entre em contato e confira as nossas soluções!


Receber conteúdos relevantes sobre Marketing Digital