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Medindo o Sucesso: Como Identificar KPIs de Marketing Digital Significativos


KPIs de Marketing Digital

KPIs relevantes, são aqueles que possuem objetivos diretos com o sucesso de um negócio. Você sabe como identificá-los?

O sucesso pode ser medido de diferentes maneiras. Para alguns, é o tamanho ou a localização da casa. Para outros, é o tipo de carro que dirigem. Já para os profissionais de marketing digital, o sucesso – tanto de curto quanto de longo prazo – é medido por indicadores-chave de desempenho (KPIs).

Em uma era de dados e tecnologia, praticamente tudo é quantificável. KPIs são valores mensuráveis que informam insights sobre o que está ou não funcionando com seu marketing digital. Bons KPIs podem ajudar a rastrear e medir o sucesso em tudo, desde taxas de cliques, até conversão de leads.

Mas nem todo KPI é relevante. Com tantos para escolher, é melhor se concentrar naqueles que afetam real e diretamente o sucesso do seu negócio.

Boa Aparência vs. Bom Desempenho

A verdade é que, chamar uma métrica de “KPI” não a torna importante. Métricas de vaidade, como impressões, visualizações de página, curtidas e seguidores, todas parecem boas em um relatório. Mas esses dados isolados não oferecem bons insights. Essas métricas são apenas números e não mostram o contexto geral a que realmente pertencem. É como ouvir que você tem um lindo logotipo – isso é melhor do que um logotipo desagradável, mas como ele é eficaz?

As métricas que realmente importam, são aquelas diretamente ligadas às metas e objetivos da sua organização. Para simplificar, vamos chamá-las de métricas significativas. Essas métricas revelam uma força ou uma fraqueza que você pode desenvolver ou abordar para levar sua empresa para mais perto de seus objetivos. Ao contrário das métricas de vaidade, as métricas significativas fornecem insights relevantes – a inteligência de que você precisa para ajustar suas estratégias de marketing em tempo real e, por fim, crescer como organização.

Decidindo o Que Medir

Os únicos KPIs de marketing digital que valem a pena, são aqueles que possuem propósito. Então, o que você deve medir? Separei sete KPIs para ficar de olho:

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1. Taxas de Rejeição

Essa métrica ajuda a dizer se as pessoas estão realmente se engajando com seu conteúdo ou simplesmente de passagem. Ele representa a porcentagem de visitantes que chegam e saem antes de visualizar outras páginas. Uma alta taxa de rejeição (acima de 60%) é um dos assassinos de conversão mais comuns. Fornecer conteúdo consistente e focado no cliente, usando imagens otimizadas, vídeos envolventes e Calls to Action claras, pode ajudar a melhorar essa métrica.

2. Taxas de Conversão de Landing Pages

Independentemente se seu site tiver uma ou dezenas de landing pages, o ideal é que você conheça o desempenho de cada uma delas. A taxa de conversão da sua landing page é a porcentagem de visitantes que realizam a ação desejada – seja baixando um e-book, assinando a newsletter ou solicitando um orçamento. Para melhorar suas taxas de conversão, certifique-se de que a experiência do usuário nestas páginas seja fácil, que o Call to Action (CTA) seja claro e o que você está oferecendo seja atraente.

3. Taxas de Cliques

Mais reveladora do que uma taxa de abertura de e-mail, as taxas de cliques medem quantos destinatários clicaram em um botão CTA ou outro link de um e-mail. Geralmente, é o número total de cliques de um e-mail dividido pelo número total de aberturas. Os benchmarks de taxa de abertura podem variar de acordo com seu setor, mas, principalmente se você está enviando e-mails para clientes ou clientes potenciais.

4. Taxas de Conversão de Novos Visitantes e Visitantes Recorrentes

Novos visitantes e visitantes recorrentes interagem com os sites de maneira muito diferente. Portanto, para melhorar a taxa de conversão de visitantes novos, é necessário separar essa métrica da taxa de conversão de clientes recorrentes. Observe quais os tipos de conteúdos que os novos visitantes interagem e onde você pode estar perdendo-os para rejeições, bem como com quais materiais os visitantes recorrentes se relacionam antes de converter.

5. Taxas de Conversão de Tráfego Mobile

Por que rastrear conversões mobile separadamente? Os consumidores estão, cada vez mais, acessando mais sites através de dispositivos móveis do que de desktops. O que significa que, se o seu site está perdendo visitantes no celular com uma taxa maior do que no desktop, você tem um problema. Isso pode ser um indicador para saber se os usuários acham que seu site está otimizado corretamente para smartphones e tablets – ou pode ilustrar algo importante sobre o comportamento do usuário e a jornada do comprador para que você possa ajustar seu marketing de maneira adequada.

6. Custo por Conversão

Também conhecido como custo por ação, essa métrica mostra quanto custa para que um cliente execute a ação final desejada. Este cálculo é feito dividindo o gasto total com os anúncios de uma campanha, pelo número total de conversões atribuídas a essa campanha. É aqui que a coisa complica: claro, sua campanha apresentou resultados – mas valeu a pena? Foi satisfatória e, ao comparar com seus outros esforços, você executaria novamente?

7. Retorno Sobre o Investimento (ROI)

Finalmente, o ROI é o resultado final quando se trata de medir um esforço de marketing. Afinal, todo esforço em horas e investimentos precisa trazer um retorno real para o negócio. Por mais bem-sucedida que uma campanha possa parecer de acordo com as métricas, o que realmente importa é saber se as conversões conquistadas, e respectivas receitas, trouxeram um retorno real perante o valor investido.

Marketing que Mede é Otimizável

Converter leads não é uma ciência exata – mas não se engane, é uma ciência. Hoje, temos diversas ferramentas para mensurar as estratégias de marketing para julgar que apenas uma boa arte é que faz a diferença. Queremos que nossos esforços tenham sucesso, sejam eficazes e tenham um alto retorno. A melhor maneira de ter certeza de que as campanhas estão no caminho certo, é garantir que estamos valorizando as métricas de sucesso corretas e assim continuar mensurando sempre.


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