Marketing de Comunidade: Saiba Como Colocar essa Estratégia em Prática

Fortaleça a conexão com o público por meio do Marketing de Comunidade e transforme clientes em defensores da sua marca

Marketing de Comunidade
Leitura de 7min

Netflix, Apple, Starbucks… o que essas empresas têm em comum apesar de estarem em diferentes segmentos de atuação? A resposta é uma só: todas elas prezam pela boa construção da marca, abraçando a comunidade de usuários e fomentando interações.

Basta abrir as redes sociais de cada uma delas para entender de fato o que estamos falando. O vínculo é tão forte que as pessoas passam a propagar os valores da marca como se fossem seus próprios valores. Ou, em outras palavras: o sentimento é de pertencimento.

Como essas empresas conseguiram atingir esse nível de relação? Apostando, claro, no Marketing de Comunidade.

O Que é o Marketing de Comunidade?

O Marketing de Comunidade (Community Marketing) é uma estratégia utilizada com o intuito de monitorar as necessidades, assim como as impressões das pessoas que já têm o costume de comprar ou consumir algo de determinada marca ou empresa, possibilitando a melhoria em seu processo de trabalho para satisfazer cada vez mais pessoas.

Enquanto há comunidades que acontecem de forma orgânica, ou seja, quando por iniciativa própria clientes se reúnem para criar grupos e fóruns (deu até pra lembrar do Orkut, né?) ou até mesmo combinar encontros para trocar informações sobre empresa, produtos e serviços, existem também as comunidades patrocinadas, que partem do envolvimento da própria empresa, esta que, por sua vez, investe tempo e dinheiro para agregar membros à comunidade.

Em ambas as situações é extremamente importante ficar atento ao que acontece, afinal, isso permite analisar o nível de satisfação dos consumidores.

3 Passos Importantes para Construir uma Comunidade para a Sua Marca

1º Passo: Captar

Conseguir membros para a comunidade é uma etapa que deve ser feita com total cuidado, afinal de contas, é preciso atrair as pessoas certas, isto é, que realmente estão propensas a comprar da sua marca. Por isso, já fica o aviso: nada de tentar captar pessoas aleatórias à comunidade. Se isso for feito de nada adiantará investir nessa estratégia.

Trace um perfil e comece a identificar locais onde é possível encontrar esses usuários. Quando isso for feito, busque compreender suas dificuldades, necessidades e prioridades, acompanhando ainda a forma como se comunicam. Essa análise será fundamental para produzir conteúdo relevante que atraia a atenção e desperte interesse em se tornar um membro.

2º Passo: Capacitar

Junto aos conteúdos produzidos, é preciso que você pense em algumas questões para direcioná-los da forma correta: o que levaria uma pessoa a fazer parte da sua comunidade? Quais vantagens seriam oferecidas a ela? É seu dever mostrar tudo aquilo que eles poderão fazer caso decidam se tornar parte da comunidade.

Portanto, se você já tem uma base de leads, disponibilize materiais que estejam de acordo com seus interesses juntamente com um convite para fazerem parte da comunidade. Caso contrário, aposte em um bom marketing de conteúdo para alcançar as pessoas certas e, aos poucos, vá criando essa conexão.

3º Passo: Converter

O trabalho realizado nas etapas anteriores foi positivo e você conseguiu membros para a sua comunidade? Maravilha! Agora é o momento de ir atrás dos melhores resultados.

Como fazer isso? Construindo uma relação de confiança.

Lembre-se: uma comunidade é um lugar onde trocas acontecem, mas para que isso seja feito de forma natural as pessoas precisam se sentir seguras.

Dê as boas-vindas a cada pessoa que chega, reforce sempre os propósitos que te fizeram criar esse grupo e ofereça espaços para o compartilhamento de experiências. Esse estímulo vai ajudar significativamente na construção de uma comunidade ainda mais estabelecida, já que os participantes, ao se sentirem à vontade, também poderão incentivar novas pessoas a fazer parte.

Marketing de comunidade

Como Inserir o Marketing de Comunidade na Estratégia da Sua Empresa? Vem de Dica!

Comece Definindo um Propósito

Quando você teve a ideia de abrir a sua empresa certamente partiu de algum propósito para que ela ganhasse forma, não é verdade? Você pode ter observado uma oportunidade no mercado ou notado algum incômodo que seria resolvido com o tipo de produto/serviço que dispôs a oferecer, por exemplo.

Da mesma forma que esse propósito fez a sua empresa funcionar, também é preciso que um propósito seja definido para que a comunidade funcione bem, motivando as pessoas a participarem ativamente. Portanto, pense no melhor que você pode entregar e faça uma conexão não apenas pelo que você vende, mas pelo que você acredita.

Faça um Teste Inicial com os Seus Melhores Consumidores

A Sallve é um bom exemplo a ser citado nesse tópico.

Voltada para a venda de cosméticos para a pele, essa marca paulista, criada pela blogueira de beleza Julia Petit, tem trazido uma nova proposta para a criação dos produtos: desde a etapa de idealização de um novo cosmético, faz-se uma consulta à comunidade para se entender melhor o que falta no mercado.

E mais: assim que o novo produto é lançado há uma pré-venda exclusiva para testes, permitindo que os consumidores deem os seus feedbacks (opinando sobre a formulação, embalagem, etc).

Uma vez que esse produto é aceito por essa parcela do público, o poder de convencimento pode ser alto, fazendo com que eles incentivem amigos e familiares a adquirirem o produto, agregando ainda mais pessoas à comunidade.

Use Táticas para Engajar as Pessoas Dentro da Comunidade

Aqui é possível explorar diversas ideias para que os participantes da comunidade continuem se sentindo parte importante da empresa. E isso pode ser feito tanto através da internet quanto de forma presencial.

Em 1990, a Nintendo realizou um torneio de eSports para que o público pudesse participar, por exemplo. E, anos atrás, a Starbucks teve a iniciativa de criar um fórum online para discutir o café (preparo, tipos, receitas, etc).

Portanto, lembre-se de que aqui a sua missão é proporcionar experiências diferenciadas aos consumidores, acolhendo todos os feedbacks e fazendo com que se sintam especiais.

Comece a trabalhar nessa estratégia para acelerar o crescimento do seu negócio e construir relacionamentos de longo prazo com os seus clientes.

Nossa equipe pode te ajudar!

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