No Marketing, estamos sempre buscando formas de atingir os Leads (clientes em potencial) de forma mais eficaz. Isso faz com que os profissionais do Marketing precisem de atualizar constantemente, a fim de desenvolver técnicas e otimizar os processos de vendas.
Para isso, o Marketing vem expandindo sua atuação em diversas áreas. Como a criação e otimização de plataformas que facilitam os trabalhos com dados se campanhas. E também no desenvolvimento das técnicas de Inbound e Outbound Marketing.
Porém, algo que não é muito comentado é o desenvolvimento das técnicas de estímulos do usuário para atraí-lo a um produto ou serviço. Essas são técnicas voltadas para conceitos da Neurociência e Psicologia.
A técnica mais conhecida, voltada para esse campo, é o Neurodesign. Pode não ser muito conhecida no Brasil, mas com certeza você já foi pego e não sabe. Um bom exemplo é a utilização de arestas arredondadas no iPhone, que o torna um produto único e exclusivo.
Existem formas, figuras e cores que estimulam nosso cérebro a realizar ações. E tudo isso pode ser visto no Neurodesign.
Então, se você quer saber mais sobre Neurodesign e sobre como essa técnica pode melhorar o desempenho das suas campanhas de Marketing, irei falar aqui sobre esse tema.
O que é Neurodesign
Mas afinal, o que é neurodesign?
Como já mencionei, o Neurodesign é derivado do estudo da Neurociência e Psicologia. De forma geral, o Neurodesign é resultado de estudos de como nossa mente se comporta diante de certos estímulos visuais.
Visto que já é compreendido que nosso cérebro responde a esses estímulos, cientistas estão estudando formas de aplicar essas reações ao trabalho de Designers e Publicitários. A ideia favorece fortemente o mercado de vendas, ou seja, o Marketing como um todo sai ganhando com isso.
E como o Marketing sai ganhando com isso? Realmente funciona? Pense em campanhas elaboradas de forma mais assertiva. E mais que isso, de forma que faça com que nós, enquanto compradores, observemos imagens, produtos, e possamos nos sentir bem vendo aquilo. Certamente isso desperta desejo pelo produto.
É esse o objetivo do Neurodesign, fazer você querer algo só de ver. É uma questão de sentimento.
O Neurodesign veio para mudar, ou melhor, melhorar toda estratégia de Marketing que utilizamos hoje. E mesmo que ainda apareça pouco no Brasil, ainda crescerá bastante e ganhará espaço no mercado.
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Exemplos:
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Imagem à esquerda, texto à direita
A primeira coisa que você deve saber aqui é que nós notamos geralmente algo que está à esquerda de uma imagem ou objeto. E por que saber disso é relevante?
Alguns de nós trabalhamos com muitas imagens no Marketing. Logo, uma opção para chamar a atenção para um objeto específico é utilizar imagens do objeto à esquerda e o texto na direita.
Isso fará com que você tenha controle do processo de visualização do usuário, fazendo com que ele acompanhe a trajetória do conteúdo da forma que foi idealizado.
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Efeito de fixação central
Nosso cérebro responde principalmente ao texto quando ele está centralizado em uma imagem. Olhamos primeiramente para o centro e buscamos entender o que está acontecendo.
Saber disso é importante para quando você quiser que o usuário foque em algo que você colocou na imagem. No caso, um texto.
Também é importante saber que caso você não utilize essa técnica, seu cérebro está apto a procurar sentido em um texto. Começando pela parte superior esquerda de uma imagem.
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Mostrar o toque
Essa é uma das técnicas mais utilizadas atualmente, e isso não é por acaso. Quando você vende um produto, você quer que o usuário deseje-o. E fazer isso se torna mais simples quando se entende sobre Neurodesign.
Nosso cérebro responde com desejo quando observamos um produto sendo pego por alguém. Quando você vê o toque e sente a sensação de possessão, a tendência é que queira tê-lo em sua mão também.
Você agora deve ter lembrado de todas as campanhas de Marketing de telefone e bebida. Sempre existe alguém segurando esses produtos! Isso desperta no seu cérebro a vontade de ter o objeto em suas mãos. É nisso que você tem que pensar quando trabalha com imagens em sua campanha de Marketing.
Não se trata de apenas colocar uma imagem e fazer com que o usuário, ou Lead, a veja. É fazer ele ver e sentir desejo. Ele precisa querer ter também. Eu já falei aqui que o Neurodesign trabalha com sentimento, então apele para esse lado.
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Design simplificado
Um dos melhores exemplos para explicar a estratégia de design simplificado é o do vizinho. Então vou mostrar pra você e rapidamente você poderá entender.
Imagine que você vê seu vizinho, na frente da casa dele, antes de você ir ao trabalho. Isso é algo rotineiro e você segue em frente. Isso não mudará o seu dia em nada.
Porém, agora imagine que você viajou para Disney e você encontra o mesmo vizinho por acaso. Isso irá trazer uma sensação de surpresa e talvez até tirar um riso tímido.
Mas, por que esse exemplo é importante?
Quando você pretende trabalhar com Marketing e cria artes para utilizar em suas campanhas, busca criar imagens mirabolantes, que sejam arrojadas e conquistem os clientes de cara.
Porém, já é comprovado que temos uma maior afinidade por imagens amigáveis. Aquelas com as quais já tivemos contato, mesmo que o ambiente seja diferente.
Então, não quer dizer que você deve deixar de inovar. Porém, é importante fazer isso sem deixar a imagem complexa. E sempre trazer traços amigáveis para os usuários, optando por elementos que façam com que ele tenha sensação de familiaridade. Ajude a trazer à tona bons sentimentos e felicidade!
Por que aplicar o Neurodesign à sua estratégia de Marketing?
Já falei bastante aqui sobre exemplos de como o Neurodesign pode ser utilizado. Então já deve ter ficado claro que esse campo de estudo pode facilmente ser aplicado à sua campanha.
No Marketing, temos toda etapa de planejamento. E uma das fases é identificar as nossas personas. E assim, criar campanhas baseadas em formas de atingi-las.
Então, agora adicione o Neurodesign nesse planejamento. Entenda como suas personas respondem aos estímulos visuais. E utilize técnicas para fazer com que os Leads sintam desejo de obter seu produto. Sintam afeição pela sua marca e se sintam bem com o que veem.
Isso fará com que suas postagens em redes sociais, imagens no seu site ou Blog deixem de ser só imagens. Faça com que sejam como braços que puxam o cliente para você.
Conclusão
Não é por que você não conhece algo que isso não irá nos te proporcionar benefícios. E esse é o caso do Neurodesign.
Essa é uma área pouco falada e explorada no Brasil, mas isso não quer dizer que você não deve usar. Estude, seja pioneiro e utilize essa técnica para alavancar seus resultados. Não perca tempo e saia na frente! Existe um mercado bastante competitivo pela frente e só os melhores sobrevivem.