SEO: Maiores Desafios e Tendências para 2023

Relatório apresenta os principais desafios e tendências de SEO para você estruturar seu site e obter os melhores resultados em 2023.

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Leitura de 7min

Estamos na segunda semana de 2023 e você, fez as mudanças necessárias de SEO para ampliar a visibilidade e melhorar o ranqueamento do seu site no Google?

Se ainda não, saiba que você pode ficar para trás dos seus concorrentes.

Afinal, ficar nas primeiras posições nos resultados de busca (de forma orgânica) proporciona inúmeras vantagens à empresa. Como atrair novos leads, aumentar as oportunidades de vendas, maior visibilidade para a empresa, aumento de tráfego para a página, geração de credibilidade, dentre outros benefícios.

Diante disso e tendo em vista as constantes atualizações do algoritmo do Google e as novas formas de produzir conteúdos, é fundamental que fique por dentro das principais tendências de SEO para o ano.

Desafios e Tendências de SEO em 2023

Em novembro de 2022, o Search Engine Journal (SEJ) publicou o relatório State of SEO com as tendências e previsões de SEO para 2023.

O relatório é resultado da avaliação de mais de 3.600 executivos e profissionais de SEO sobre os maiores desafios que enfrentaram ao longo de 2022 e as principais mudanças esperadas que influenciará tanto neste ano, como nos próximos dois anos:

  1. Machine learning e IA (18,7%);
  2. Atualizações do Google (18,%);
  3. Descontinuação dos cookies de terceiros (13,9%); e
  4. Página clique zero do Google (12,9%) .

1. Machine Learning e IA

No topo da lista está o Machine Learning e IA (Artificial Intelligence ou Inteligência Artificial). 

Conforme anunciado pelo Google em agosto de 2022, a última atualização no algoritmo de busca ocorreu para “garantir que as pessoas vejam mais conteúdo útil e original escrito por pessoas e para pessoas nos resultados de pesquisa”. Com isso, ele deixa claro que priorizará conteúdos feitos por humanos para humanos, como também que irá penalizar os conteúdos gerados por AI.

Por outro lado, serão recompensados os sites que entregarem uma boa experiência aos usuários. Com rápido carregamento, design responsivo, otimizados para a pesquisa por voz, com conteúdos úteis, originais e ricos, e que possuem vídeos e imagens de qualidade.

2. Atualizações do Google

Com frequência, o Google faz o Core Update do algoritmo de busca com objetivo de cumprir a “missão de mostrar conteúdo relevante e confiável aos usuários”. Por isso, trata-se de um processo contínuo e os profissionais de SEO precisam ficar por dentro sobre as constantes mudanças para garantir que as estratégias continuem obtendo êxito.

Além disso, os entrevistados alertaram também sobre as demais atualizações do Google (citadas no ano passado como tendência), como E-A-T e o Core Web Vitals, que continuarão interferindo no SEO durante este ano. 

3. Descontinuação dos Cookies de Terceiros

O fim dos cookies de terceiro trará desafios de privacidade de dados e gerenciamento de consentimento em 2023 e nos próximos anos. Já para os profissionais de SEO, essa mudança será uma grande oportunidade de trazerem mais tráfego ao site sem depender de cookies de terceiros. 

Entretanto, é importante começar o quanto antes, tendo em vista que trata-se de uma estratégia que leva tempo.

Novo Adiamento

Em janeiro de 2020, o Google anunciou a descontinuação do suporte dos cookies de terceiro para aumentar a privacidade dos usuários na internet. E, após adiar duas vezes, a decisão começará a valer no segundo semestre de 2024.  

O adiamento representou um certo alívio aos anunciantes que ainda dependem da tecnologia para segmentar os anúncios online. 

Featured Snippets
Featured Snippets 

4. Páginas de Clique Zero do Google

O Clique Zero é o comportamento dos usuários que fazem uma busca no Google, mas não clicam em nenhum dos resultados apresentados pelo buscador. Isso porque, muitas vezes eles não precisam clicar, já que a resposta para a dúvida está disponível na própria SERP (Search Engine Results Page ou página de resultados).

Isso acontece porque o Google está cada dia mais interessado em otimizar a experiência do usuário. E quanto mais rápido ele obter a informação que procura, melhor. Assim surgiram as Featured Snippets (Caixa de Respostas) e o Painel de conhecimento do Google.

Dica:

Para que o seu conteúdo apareça nessas widgets, é fundamental que produza conteúdos valiosos aos leitores, que ofereçam respostas objetivas sobre determinadas perguntas e que atenda às diferentes necessidades do usuário ao longo do funil de vendas.

Procura por Talentos

Outro dado interessante revelado no relatório do Search Engine Journal foi o aumento da procura por talentos e profissionais de SEO experientes que saibam como ficar à frente da concorrência. 

Entretanto, observamos que as empresas que desejam permanecer competitivas em 2023, não basta apenas ter um profissional de SEO, é preciso ter escritores, estrategistas de conteúdo, desenvolvedores e designers de UX. Ou você pode também, o que nós sugerimos, contar com a experiência e expertise dos especialistas da WeBrain.

Nós temos uma metodologia própria e eficiente. Baseada nos principais conceitos de otimização de sites para melhorar a visibilidade da sua empresa na internet e aumentar a quantidade de negócios gerados online, propiciando um ROI positivo a longo prazo.

Por isso, não perca mais tempo e dinheiro!

Fale hoje mesmo com nossos especialistas e conte para a gente sobre o seu negócio e objetivo, para que possamos sugerir os melhores caminhos para explorar e ampliar a sua presença na internet.

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