Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de Marketing Digital

Otimização SEO: como otimizar meu site para o Google?


Otimização SEO

Deseja aumentar as visitas do seu site? Com o SEO é possível colocar sua empresa nos principais resultados do Google

O Google é a ferramenta de buscas mais utilizada do mundo. Usuários estão sempre pesquisando produtos e serviços e, possuir um site bem posicionado entre os resultados, garante muito mais acessos, melhorando os negócios da sua empresa.

A otimização SEO (Search Engine Optimization) serve justamente para melhorar o posicionamento de um site, de acordo com os algoritmos do Google. Entenda como funciona a otimização SEO e como aplicá-la:

Critérios do Google para um bom posicionamento

Para melhorar seu SEO no Google, é preciso entender como funcionam os algoritmos da ferramenta: o Google exibe resultados, baseando-se na coleta e análise de dados de cada usuário, para melhor compreender seus interesses e oferecer uma busca mais certeira. Essa busca baseia-se em:

  • Palavras-chave;
  • Feedback de usuários;
  • Qualidade do conteúdo;
  • Velocidade de carregamento;
  • Mobile friendly;
  • Etc.

Por onde começar a otimização SEO

Google Analytics

O próprio Google te auxilia com a otimização SEO, através da ferramenta Google Analytics.

Essa ferramenta analisa as informações de tráfego na sua página, o comportamento dos usuários e te permite saber quantas pessoas acessaram o seu site, o que estavam pesquisando, quanto tempo ficaram na página, entre outras informações que ajudarão a traçar uma estratégia para melhorar seus números.

Baixar E-book: Análise de Dados com o Google Analytics

Aprenda a mensurar e enxergar oportunidades com o Marketing Digital!

E-book: Análise de Dados com o Google Analytics

Palavras-chave

Palavras-chave são essenciais para os mecanismos de busca, porém, alguns cuidados devem ser tomados: devem estar presentes no título e na URL, mas devem ser encaixadas organicamente no texto, evitando repetições excessivas que dificultem a leitura. O algoritmo do Google detecta sinônimos e termos relacionados, para que a repetição excessiva não seja um problema.

Termos relacionados também são importantes, pois uma palavra pode ter significados bem distintos. Palavras-chave secundárias criarão um contexto e refinarão a busca.

URL

Abaixo do título do texto, o Google mostra a URL do site. Uma URL bagunçada, repleta de caracteres aleatórios pode afastar o usuário, que não sabe o que encontrará se clicar ali. Portanto, a URL deve ser clara, organizada e conter a palavra-chave e título da página.

Meta description

É uma pequena descrição do seu conteúdo que fica logo abaixo do link na página do Google. Dessa forma, é importante utilizar a palavra-chave e descrever o conteúdo de maneira resumida.

Conteúdo

Parágrafos muito longos dificultam a leitura e são rejeitados pelo bot do Google. Por isso, é importante que não ultrapassem 3 linhas.

Links internos

Links no meio do texto que levam a páginas relacionadas ajudam na otimização SEO, pois mostram que seu site tem profundidade em seus conteúdos, levando-o a ser percebido como uma autoridade no assunto.

Otimização SEO com imagens

O cérebro humano tem mais facilidade para processar imagens do que texto. Por esse motivo, usuários preferem sites com recursos visuais. Infográficos e imagens ilustrativas ajudam bastante a melhorar o SEO.

Dê atenção à URL das imagens, incluindo palavras-chave, para que o algoritmo do Google as encontre com facilidade, e para o usuário que queira salvá-las.

Outro ponto importante é o peso da imagem. É importante ficar atento para que o carregamento seja rápido, principalmente em dispositivos mobile. Dessa forma, comprimir as imagens é fundamental para ter um site leve.

Lembre-se que o design influencia muito na experiência do usuário: seu site deve ser intuitivo e fácil de usar, caso contrário, os usuários dificilmente acessarão mais vezes.

Deseja saber mais sobre o assunto? Comente suas dúvidas abaixo, e assine nossa newsletter para conteúdos relacionados.


Você também pode gostar de ler:

Lifetime Value: Entenda o real valor monetário que uma nova oportunidade de negócio pode trazer para sua empresa

Aumentar o tráfego do seu site

8 dicas para aumentar o tráfego do seu site de forma eficiente

Marketing Digital para Turismo

Marketing Digital para Turismo: Voe alto com resultados em sua agência de viagens