Fim dos Cookies? Segmentação Contextual Pode Ser a Solução

Fique atento às mudanças que estão por vir!

Fim dos Cookies? Segmentação Contextual Pode Ser a Solução
Leitura de 8min

“Esse site utiliza cookies para melhorar a sua experiência e para mostrar anúncios que sejam relevantes aos seus interesses” – Concordar ou Ignorar. Quantas vezes você já não abriu uma página na internet e se deparou com essa mensagem aparecendo na tela, não é verdade?

Na pressa, muitas pessoas acabam aceitando sem ler ou sem entender do que realmente se trata (ou ainda porque aquela mensagem aparecendo a todo momento pode ser um tanto irritante, a gente sabe!).

Mas, hoje, estamos aqui para te contar em detalhes o que de fato esses chamados “cookies” significam e porque o seu fim está tão próximo. Inclusive, se a sua empresa trabalha com cookies para o planejamento das estratégias de marketing é hora de ficar atento às mudanças que estão por vir. Confere só!

O Que São os Cookies?

Transparência. Quando o assunto diz respeito ao uso de dados dos usuários na internet, essa palavra merece atenção. Isso porque de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), toda empresa precisa demonstrar transparência quanto ao seu relacionamento com o usuário, deixando bem claro como as informações coletadas estão sendo utilizadas.

Foi justamente a partir da aprovação dessa Lei que os cookies começaram a se popularizar ao longo dos anos. Uma vez que são eles os responsáveis por pedirem a autorização do visitante para a coleta de dados pessoais (nome, e-mail, localização, páginas visitadas e etc) que, posteriormente, são armazenados e processados.

Mas por que isso é feito? Simples: para entender melhor o comportamento online de cada usuário e proporcionar uma navegação personalizada, com muito mais praticidade e agilidade. E mais: toda essa análise do histórico dos visitantes permite ainda que as empresas trabalhem em diversas estratégias de marketing e vendas, fazendo um direcionamento mais preciso. Afinal, uma vez que você entende o seu consumidor sabe o que precisa fazer para atender as suas vontades (seja com ofertas específicas ou ações segmentadas).

Pois bem! Agora você já sabe que os cookies nada mais são do que arquivos que rastreiam e armazenam dados e ações dos usuários em um navegador de forma individual, certo? Portanto, precisa entender apenas mais um detalhe: da mesma forma que esses cookies podem ter sido criados pelo próprio site de acesso ou por empresas parceiras, muitas vezes também é possível que sejam criados por empresas terceiras. E, se tratando deste último caso, por exemplo, dados podem ser recolhidos e encaminhados para empresas que não temos conhecimento, o que acaba gerando problemas de privacidade.

Mas, segundo o Google, essa situação está prestes a acabar. Isso porque a plataforma pretende encerrar o suporte aos cookies de terceiros no ano que vem.

Fim dos Cookies

Como Será o Fim dos Cookies? Entenda Aqui!

A notícia foi dada em janeiro de 2020 e agora se tornou oficial: a partir de 2023 o Google deixará de dar suporte, em seu navegador Chrome, para todos os cookies que não sejam de sua responsabilidade. A decisão foi tomada com o intuito de aumentar a privacidade dos usuários na internet. E, devido a isso, outras alternativas estão sendo elaboradas para assumir o lugar dos cookies.

Uma delas é o chamado Federated Learning of Cohorts – Flocs (Aprendizagem Federada em Grupos). Ferramenta que, apesar de parecida com os cookies, utiliza de outra tecnologia para segmentar o público, coletando todas as informações de forma anônima.

Dessa forma, nenhum dado pessoal é usado e as informações são reunidas em um modelo de grupo que compartilham do mesmo interesse. Mas, por enquanto, nada disso é certo. Testes referentes a essa nova tecnologia serão realizados até o fim deste ano e, assim que o Google concretizar sua nova ideia, empresas terão um tempo pré-definido para adaptar seus serviços. Por fim, se a análise dessa experiência for realmente positiva, os cookies serão realmente abandonados.

Segmentação Contextual: Uma Possível Solução

Como mencionado acima, algumas alternativas estão sendo analisadas para suprir a demanda dos cookies e, diante disso, a segmentação contextual tem se mostrado muito eficiente.

Ao invés de utilizar informações pessoais dos usuários, essa ideia é baseada na compreensão semântica do idioma, da intenção e da pesquisa no site para encontrar o canal mais adequado para um anúncio, protegendo, assim, a privacidade dos dados. Com isso, analisa-se os locais exatos em que o usuário está interessado.

Aqui vai um exemplo: se você possui uma marca de bicicleta, pode investir seu anúncio em páginas voltadas para esse foco (viagens de bike, manutenção de bicicletas, avaliação de bicicletas, etc) ou ao lado de conteúdo de outras categorias, como atividades ao ar livre. Da mesma forma, se você possui uma empresa de óculos, pode apostar em anúncios voltados para as páginas de livros.

O certo é que toda essa investigação de informações é feita por meio do Machine Learning e do Processamento de Linguagem Natural, onde se é possível analisar páginas individuais utilizando uma categorização muito mais detalhada, baseada em tópicos como palavras-chave, tom de voz e até mesmo por sentimentos e emoções (ou seja, qual sensação aquele determinado conteúdo cria entre o público).

Essa ferramenta de inteligência contextual permite então que você chegue até uma audiência com potencial interesse no seu produto, uma vez que ele estará associado à página que o usuário estiver vendo.

E o Marketing, Como Fica Sem os Cookies?

Que o fim dos cookies de terceiros vai transformar significativamente a forma de trabalho de agências, empresas e anunciantes isso a gente já sabe, até porque ele vai muito além da coleta de dados, mas auxilia na lembrança da sua marca entre os usuários, já que são diversos os anúncios que continuam aparecendo em outros sites (histórico de navegação, lembra?)

Então, aqui, o que nos resta é buscar por novas estratégias e, claro, nos adaptarmos a elas. Seja através do Flocs, da Segmentação Contextual ou de outra forma de relacionamento que não dependa tanto de dados coletados, o importante é continuar trabalhando com um planejamento bem alinhado aos objetivos do seu negócio e buscar soluções rápidas para que ele cresça cada vez mais.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou quer saber mais?

Entre em contato conosco!


Receber conteúdos relevantes sobre Marketing Digital