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SEO para Youtube: Você já Pensou em Adotar essa Estratégia?

Saiba como aumentar a audiência do seu negócio utilizando a maior plataforma de vídeos da internet

Por Equipe Webrain15 de setembro de 202111 de janeiro de 2022
SEO para Youtube
Leitura de 8min

Talvez você tenha lido o título desse artigo e achado um tanto estranho. Afinal de contas, é comum que muitos relacionem o termo “SEO” apenas com o maior mecanismo de buscas da atualidade. Ele mesmo, o nosso tão querido Google.

Inclusive, são inúmeras as empresas que trabalham seu marketing digital com o foco voltado para as primeiras posições desse buscador. Para isso, seguem uma série de critérios que se encaixam nos chamados “algoritmos inteligentes”, responsáveis por fazer com que a marca ganhe destaque entre as pesquisas feitas pelos usuários.

Mas, se você pensa que o Google é a única opção disponível para impulsionar a presença online, bem como as conversões do seu negócio, está muito enganado. Existe um outro fenômeno presente na internet que também pode te auxiliar nessas questões. E acredite: desde que foi lançado, no ano de 2005, fez tanto sucesso que acabou sendo comprado por ninguém menos que… Isso mesmo, o próprio Google.

Ok, você já sabe de quem estamos falando, né? Então é só aproveitar o conteúdo a seguir e fazer essa plataforma trabalhar por você!

Entenda o Que é SEO para Youtube

SEO é  sigla para Search Engine Optimization. Esse é o nome dado ao conjunto de estratégias de otimização para a melhoria do posicionamento de determinada página nos mecanismos de buscas. Esse aspecto está diretamente relacionado à experiência do usuário.

Eis um exemplo: quando você faz uma pesquisa na internet sobre algum assunto específico, obviamente deseja que o conteúdo mostrado atenda às suas expectativas, certo? É exatamente esse pensamento que está por trás dos buscadores que fazem parte da nossa rotina: Google, Youtube, Bing, entre tantos outros.

O certo é que cada um deles adota uma forma de pesquisa inteligente para garantir que os melhores resultados apareçam na tela. Sendo assim, páginas que prezam pela autenticidade das informações e evitam qualquer tipo de plágio ou spam, por exemplo, são as que saem na frente nessa disputa.

Mas, no fim das contas, como funciona o algoritmo do Youtube? Caso você seja uma pessoa curiosa, deve estar aí se fazendo essa pergunta. Por esse motivo, aqui estão alguns pontos que a plataforma leva em consideração antes de entregar um conteúdo a você:

Histórico de Pesquisa e Navegação do Usuário:

Já reparou que tudo que você pesquisa no Youtube fica registrado? Pode ser o vídeo de alguma receita ou até mesmo o álbum de alguma banda que você goste. O certo é que se você sair da plataforma e entrar novamente após alguns minutos, lá estarão esses mesmos vídeos aparecendo na sua tela, assim como sugestões semelhantes recomendadas por ela.

Isso significa que, no momento de qualquer pesquisa, toda essa navegação é levada em conta para personalizar a página ideal de resultados. Afinal, a partir desse histórico já é possível entender quais são os seus gostos pessoais e, consequentemente, traçar uma definição do seu tipo de perfil.

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Engajamento e Otimização do Canal:

Esse é o tópico que mostra a importância de se apostar em bom título, tags e descrições antes de subir qualquer vídeo para a plataforma. Quanto mais estes campos estiverem completos, melhor será seu ranqueamento na página. Além disso, vale destacar ainda a relevância das curtidas e comentários. Vídeos com maiores interações aparecem com mais facilidade aos usuários.

De que Forma o Youtube Pode Contribuir para as Estratégias de Marketing da Sua Empresa?

Ao longo dos anos, o Youtube se transformou em uma grande vitrine de mercado, uma vez que as pessoas passaram a ficar mais tempo conectadas à plataforma. Para que você tenha uma ideia mais clara do que estamos falando, basta se atentar a seguinte informação: todos os dias, cerca de um bilhão de horas de vídeos são consumidos. E, para sermos sinceros, esse dado é mais do que suficiente para mostrar que você deve aproveitar a oportunidade e começar a investir no Youtube agora mesmo.

Além de ser totalmente gratuito e contar com funções que podem ajudar na divulgação do seu negócio, esse mecanismo de busca contribui para a decisão de compra dos usuários, já que muitos têm o costume de acessá-lo antes de realizar a compra de determinado produto. Sendo assim, se existe um público que procura por características detalhadas sobre algum tipo de produto ou serviço através desse formato de conteúdo, por que não produzir material que crie relevância sobre a sua expertise?

Essa é uma atitude que gera autoridade para o seu empreendimento e faz com que você fique à frente da concorrência, já que o conteúdo disponibilizado tem mais chances de ser compartilhado e atingir um número maior de pessoas (que podem vir a se tornar potenciais clientes). Por esse motivo, traçar um planejamento aliado às técnicas de SEO é essencial para que você tenha bons resultados com a plataforma.

O que Fazer para Melhorar o SEO do seu Canal no Youtube?

Se você já tem um canal do Youtube voltado para o seu negócio ou tem planos de criar o seu após a leitura desse artigo, aqui estão algumas dicas que podem te ajudar:

  • Antes de subir qualquer vídeo para o canal, faça uma pesquisa detalhada das palavras-chave. Isso é algo que pode ser feito através do autocomplete da barra de busca do próprio Youtube ou por meio de outras ferramentas, como o Google Trends, Planejador de Palavras-chave do Google Ads e Keywords Everywhere, por exemplo;
  • Utilize as palavras-chave para criar um bom título e descrição;
  • Não esqueça de fazer o uso das tags. Através delas o Youtube consegue identificar os assuntos do seu vídeo e fazer a indexação adequada. Mas atenção: não exagere! 6 ou 8 palavras já são suficientes;
  • Faça a transcrição do seu vídeo e insira na descrição. Além de torná-lo mais acessível para pessoas com deficiência auditiva, isso facilita o acompanhamento do conteúdo para aqueles que não puderem acionar o áudio no momento;
  • Aposte na divulgação do canal, bem como dos vídeos postados e lembre de incentivar a interatividade através de curtidas, comentários e compartilhamentos. Como citado anteriormente, quanto maior o engajamento maior a sua relevância dentro da plataforma.

 

Seu negócio ainda não possui um planejamento adequado para as estratégias de SEO? Nós podemos te ajudar a mudar essa realidade! A WeBrain é especialista em SEO, desenvolvemos projetos focados na otimização de sites. Entenda um pouco mais sobre nosso serviço de SEO e entre em contato para mais informações!


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