Você sabe quais são as diferenças entre SEO On Page e Off Page?


Diferenças entre SEO On Page e Off Page

Conheça os dois tipos de estratégias que você precisa para ter uma classificação mais elevada no Google

Os avanços nos recursos dos mecanismos de pesquisa, bem como seu crescente uso entre os consumidores, mudaram as prioridades de marketing para empresas grandes e pequenas. Não se trata mais de ter um site, mas de ter uma presença online, e os dois fundamentos dessa presença se baseiam na otimização para mecanismos de busca (SEO) e o tráfego orgânico.

Quanto mais estratégias de SEO você implementar para as várias páginas do seu site, mais tráfego orgânico ele terá. Uma estratégia de SEO adequada, emprega métodos que ocorrem dentro e fora do site. Este artigo abordará as definições e as diferenças entre SEO On Page e Off Page para seu website e também seu perfil do Google Meu Negócio.

SEO da página do Google Meu Negócio

Ao descrever as táticas de SEO como “On Page” ou “Off Page”, o termo “page” sempre se refere às páginas do seu site. Mas você sabia que também há trabalho de SEO a ser feito para sua página do Google Meu Negócio? Essa ferramenta está se tornando tão importante para sua empresa quanto seu website.

Seu perfil do Google Meu Negócio é o que permite que sua empresa apareça nas pesquisas do Google Maps. Ter um perfil também permite que sua empresa tenha acesso a um Painel de Controle (o painel de informações que aparece do lado direito, se você pesquisar o nome e a localização da sua empresa), bem como aparecer na seção da Busca Local da Pesquisa Google. Assim como acontece com as páginas do seu site, existem técnicas On Page e Off Page que você pode utilizar para obter uma classificação mais alta da sua página do Google Meu Negócio e atrair mais clientes.

SEO On Page do Google Meu Negócio

Veja o que você pode fazer na sua página do Google Meu Negócio para otimiza-la com sucesso e aparecer no topo dos resultados de busca:

  • Forneça todas as informações de contato (nome, site, número de telefone, endereço, horário de funcionamento);
  • Selecione uma categoria (para que você possa aparecer em pesquisas que não citam sua marca);
    Indique seus atributos (acomodações específicas como estacionamento e detalhes sobre seu negócio com base em sua categoria);
  • Inclua uma descrição (certifique-se de usar os termos que seus clientes em potencial usariam ao pesquisar os produtos e serviços que você fornece);
  • Crie uma seção de perguntas e respostas para esclarecer as dúvidas dos clientes em potencial e destacar seus melhores recursos.

SEO Off Page do Google Meu Negócio

O único elemento da página do Google Meu Negócio que você não pode manipular é a seção de avaliação do cliente. No entanto, você pode criar estratégias para obter mais avaliações do Google. Veja como:

  • Ofereça um serviço excepcional e uma experiência que valha a pena ser avaliada;
  • Peça aos clientes para deixar comentários;
  • Responda a todos os comentários, positivos e negativos;
  • Facilite o acesso dos clientes à seção de comentários de sua página do Google Meu Negócio (disponibilizar um link encurtado no seu site ou redes sociais pode ser uma opção).

SEO do site: Definindo On Page vs Off Page

A otimização para mecanismos de busca refere-se a implementação de várias estratégias que tornam mais fácil para mecanismos de pesquisa como o Google, indexar seu site e exibi-los às pessoas que procuram as informações que ele oferece. O resultado do SEO é mais tráfego orgânico – visitantes que chegam ao seu site clicando nele através dos resultados de pesquisa. Existem dois tipos de SEO que ajudam a melhorar a classificação do seu site: SEO On Page e SEO Off Page.

O SEO On Page, são técnicas que você implementa em uma página de um site para conquistar uma classificação mais elevada. Envolve a otimização do código HTML, da qualidade do conteúdo e da estrutura do conteúdo. SEO Off Page refere-se a todas as práticas de SEO que ocorrem fora do seu site, como backlinks, relevância do link, sinais sociais e outros.

Diferenças entre SEO On Page e Off Page

Com o SEO On Page você tem controle total, mas com o SEO Off Page não. Isso ocorre porque backlinks, sinais sociais e avaliações dependem do comportamento de outras pessoas. On Page e Off Page, ambos desempenham um papel único na melhoria da classificação do seu site. Um site com um SEO On Page ruim, mas um SEO Off Page perfeito não terá uma classificação tão boa quanto um site totalmente otimizado para ambos.

Portanto, é crucial entender as principais diferenças entre os dois tipos de SEO que o ajudarão a melhorar a classificação do seu site.

Quais são os fatores de classificação On Page mais importantes?

Existem muitas características de uma página da Web que os mecanismos de busca consideram ao classificar. Essas características afetam diretamente a experiência desses mecanismos ao rastrear sua página e a experiência do visitante ao visualizá-la.

Qualidade da página

Agora que a classificação do mecanismo de busca leva em conta o comportamento do usuário associado a uma determinada página, a qualidade do seu conteúdo é crucial para a classificação dessa página.

Palavras-chave

Palavras-chave são os termos de pesquisa que as pessoas digitam nos mecanismos de busca para encontrar informações e sites como o seu. Anos atrás, os sites podiam ganhar tráfego “enchendo de palavras-chave” ou repetindo palavras-chave importantes várias vezes em uma página da web. Os mecanismos de busca agora penalizam esse excesso de palavras-chave, também conhecido pelo termo “keyword stuffing”, e podem ser facilmente detectados quando os usuários saem rapidamente de uma página porque ela não atendeu às suas necessidades.

Certifique-se de produzir conteúdo de qualidade, que contenha as palavras-chave que você está tentando classificar e seja relevante para as pessoas que procuram essas palavras-chave. Isso fará com que mais pessoas cliquem em sua página e permaneçam nela, que são fatores adicionais de classificação na página.

Relevância

Seu conteúdo (todas as fotos, imagens e vídeos em seu site) deve ser mantido atualizado e relevante não apenas para as palavras-chave que você está alvejando, mas também para o tempo atual. Se for março e seu site ainda apresentar informações sobre as promoções de Natal, você não está ajudando na sua classificação. Tente atualizar seu site pelo menos trimestralmente, se não mensalmente.

Estrutura da Página

As tags HTML são as práticas de SEO na página mais comumente ignoradas, uma vez que não são diretamente visíveis no layout do site. Eles são detectados, no entanto, pelos motores de busca. Quanto mais fácil for para eles rastrearem seu site e obterem informações sobre ele, mais eles poderão favorecê-lo em sua classificação. Para cada um dos itens abaixo, certifique-se de incluir palavras-chave e outras informações que indicam aos mecanismos de busca do que trata a página:

  • Alt Text: o texto alternativo de uma imagem, para que o mecanismo de busca possa entender do que se trata. O uso adequado de texto alternativo em suas imagens também pode ajudá-lo a classificar nas imagens do Google;
  • Tag de título: este é o título de sua página, ou tag <h1>, que deve incluir palavras-chave e refletir sobre o assunto da página;
  • Meta descrição: esta é a descrição que aparece abaixo do URL na página de resultados de um mecanismo de busca;
  • Tags de cabeçalho: você deve organizar seu conteúdo em títulos e subtítulos e rotular essas seções usando <h2> para títulos de menor importância que o <h1>, <h3> em subtítulos do mesmo assunto <h4> para subtítulos subsequentes, quando necessário.

A maioria das plataformas de conteúdo configura automaticamente essa estrutura HTML para você, quando você destaca títulos de parágrafos e escolhe um rótulo para eles, como “título grande” ou “subtítulo”, por exemplo.

Lembre-se de que a tag de título e a meta descrição são visíveis aos usuários, pois o título é o nome da página que aparece nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa e a meta descrição é o snippet que aparece abaixo dela. Uma descrição clara e concisa da página torna os usuários mais propensos a clicar nela, e mais tráfego significa melhor SEO.

Estrutura de URL

Uma estrutura de URL organizada torna mais fácil para os mecanismos de busca rastrearem seu site de uma página para outra sem bloqueios ou erros. Também torna a navegação mais eficiente para o usuário. Certifique-se de que seus URLs contenham palavras-chave e reflitam as páginas para as quais apontam, e também que sejam organizados com uma boa navegação. Isso não apenas ajuda os mecanismos de busca a ajudar seu site, mas URLs limpos e claros também têm maior probabilidade de serem clicados pelos usuários.

Link interno

Linkar internamente páginas relacionadas a determinado assunto em seu site é outro fator para o SEO On Page, pois também torna mais fácil para os mecanismos de busca rastrearem seu site e mantém os usuários envolvidos por mais tempo.

Desempenho da página

Além da qualidade do seu conteúdo, o desempenho da sua página também é um fator de classificação da página. Se a sua página demorar para carregar ou não renderizar corretamente em dispositivos móveis, os usuários ficarão frustrados e sairão rapidamente sem se envolver. Os mecanismos de busca podem detectar esse comportamento e, portanto, usá-lo como um fator de classificação da página. Para maximizar a velocidade de carregamento da página, certifique-se de:

  • Otimize suas imagens (para o tamanho de arquivo apropriado, quanto menor e com qualidade, melhor);
  • Ter um site responsivo;

Existem práticas adicionais de SEO On Page, como links externos e palavras-chave relacionadas, mas as práticas acima são essenciais para começar. Conforme mencionado anteriormente, ao contrário do SEO Off Page, os fatores acima estão sob seu controle.

Quais são os fatores de classificação Off Page mais importantes?

Os mecanismos de busca não classificam sites apenas com base em sua otimização On Page. Na verdade, existem vários outros fatores Off Page que afetam a classificação dos mecanismos de busca quando um usuário realiza uma pesquisa.

Backlinks

O fator de classificação Off Page mais importante e com maior impacto são os backlinks que apontam para o seu site. Backlinks ocorrem quando outros sites criam links que apontam para o seu site. Os backlinks de sites confiáveis são para os mecanismos de pesquisa uma espécie de endosso ao seu conteúdo. Parte do seu conteúdo pode ter a sorte de receber backlinks orgânicos. Em muitos casos, no entanto, você precisará se esforçar. Você pode obter backlinks por:

  • Conectando sua página do Facebook ao seu site;
  • Fazendo guest post para sites do seu segmento;
  • Participar de sites estilo “Lista Amarela”;
  • Alcançando influenciadores e blogueiros.

Autoridade de Domínio

A autoridade do seu domínio é outro fator de SEO Off Page que está fora do seu controle. A autoridade de domínio ajuda os mecanismos de busca a determinar o quanto eles podem confiar em você. É afetado por:

  • Há quanto tempo você tem seu nome de domínio (quanto mais tempo, melhor);
  • O histórico do nome de domínio (se houver um proprietário anterior que não cumpriu as práticas recomendadas, os mecanismos de busca verão esse histórico e o levarão em consideração);
  • O número de domínios de referência.

Os mecanismos de busca e o tráfego orgânico desempenham um papel importante no crescimento do seu negócio porque a maioria do seu público-alvo usa um mecanismo de pesquisa para encontrar você. A implementação de SEO On Page e Off Page ajudará você a ser encontrado por mais clientes em potencial.


Você também pode gostar de ler:

Google Ads

Como ferramentas de publicidade como Google Ads podem alavancar seu site

Google Tag Manager

5 razões para todo profissional de marketing começar a utilizar o Google Tag Manager

Grandes anunciantes estão retirando seus anúncios do Youtube

Grandes anunciantes estão retirando seus anúncios do Youtube. Entenda o porquê!