Google Core Update: O que Não te Contaram Sobre a Nova Atualização

Em maio, ocorreu uma nova atualização nos algoritmos. Entenda como isso pode influenciar no desempenho do seu site e o que fazer.

Google Core Update: O que Não te Contaram Sobre a Nova Atualização
Leitura de 17min

Com frequência, o Google atualiza a Busca para cumprir a “missão de mostrar conteúdo relevante e confiável aos usuários”.

A maioria dessas alterações é pouco perceptível. Entretanto, algumas vezes por ano ocorrem mudanças mais substanciais que podem impactar de forma positiva ou negativa determinadas páginas na internet.

Quando o Google Core Update entra em vigor, os sites podem perceber uma queda drástica no desempenho das buscas, perdendo várias posições nas SERPs (páginas de resultados). Por isso, é fundamental acompanhar quais foram as mudanças, o que elas significam para o seu site e conferir os principais pontos de atenção.

Mas, em Suma, o Que é o Google Core Update?

Também conhecido como Broad Core Update do algoritmo, o Core Update são atualizações nos blocos de construção fundamentais do Google com o objetivo aumentar a relevância geral e tornar os resultados da pesquisa mais úteis para todos.

Isso porque o Google tem preocupação constante em apresentar os melhores resultados ao seu público. Para isso, os algoritmos avaliam aspectos como:

  • Existência da palavra-chave nas descrições, título e URLs;
  • Backlinks de qualidade ao longo do texto;
  • Velocidade em que a página é carregada;
  • Forma como os usuários são engajados;
  • Autoridade do seu site sobre o tema;
  • Otimização para dispositivos móveis, etc.

O Google possui mais de 200 critérios utilizados para classificar os resultados das buscas e presume-se que ninguém ou mesmo bem poucas pessoas os conheçam totalmente.

Dessa maneira, periodicamente são liberadas atualizações com o propósito das buscas poderem entregar resultados alinhados com as necessidades dos seus usuários.

Por Que é Importante Acompanhar o Google Core Update?

Conforme mencionado, o Google Core Update pode gerar mudanças perceptíveis no desempenho das páginas que pode perder relevância, posicionamento e não aparecer para seus prospects.

Por isso, para que o seu material possa ser encontrado pelo seu público, é essencial que ele esteja alinhado com as atualizações e regras relativas ao algoritmo do Google.

Pensando em possíveis penalidades aos proprietários de sites, o buscador avisa com antecedência sobre as mudanças para que possam tomar as providências necessárias.

Essas atualizações são momentos em que a estratégia de SEO (Search Engine Optimization ou otimização de mecanismos de busca) precisa ser revista, caso haja uma queda nas métricas do site.
Para isso, é importante contar com ajuda de um profissional capaz de analisar seus endereços virtuais como um todo para saber o que precisa ser melhorado.

Por outro lado, um Core Update do Google pode elevar os resultados de algumas páginas. Já que essas mudanças servem para otimizar a maneira como o buscador avalia o conteúdo em geral e elas podem propiciar uma melhor avaliação de um conteúdo que até então não tinha um resultado à altura.

SEO

Google Core Update de Maio de 2022

O Google confirmou a ampla atualização do algoritmo principal, chamada de Core Update de maio de 2022, após uma série de semanas em que grandes picos de volatilidade na SERP foram identificados por profissionais da comunidade internacional.

Os Core updates são projetados para tornar os resultados da pesquisa mais relevantes para os usuários. Embora a atualização tenha sido lançada no último dia 25 de maio de 2022, levou 15 dias para que essa atualização fosse totalmente lançada.

Danny Sullivan, porta-voz público de Pesquisa no Google, observou que mudanças no desempenho do site nos resultados de pesquisa são esperadas.

“As atualizações principais são alterações que fazemos para melhorar a Pesquisa em geral e acompanhar as mudanças na natureza da Web. Embora nada em uma atualização principal seja específico para qualquer site em particular, essas atualizações podem produzir algumas mudanças perceptíveis no desempenho dos sites…”

De forma geral, o conselho geral do Google informo que:

  • Espere efeitos amplamente perceptíveis, como picos ou quedas nas classificações de pesquisa.
  • As atualizações principais são “amplas” no sentido de que não visam nada específico. Em vez disso, eles são projetados para melhorar os sistemas do Google em geral.
  • As páginas que caem no ranking não estão sendo penalizadas; eles estão sendo reavaliados em relação a outros conteúdos da Web publicados desde a última atualização.
  • Concentrar-se em fornecer o melhor conteúdo possível é a maneira mais recomendada de lidar com o impacto de uma atualização de algoritmo principal.
  • Atualizações de núcleo amplas acontecem a cada poucos meses. Os sites podem não se recuperar de uma atualização até que a próxima seja lançada.
  • As melhorias não garantem a recuperação. No entanto, optar por não implementar nenhuma melhoria praticamente não garante nenhuma recuperação.

Como Reverter a Queda de Tráfego Após o Google Core Update?

Se notou que o seu site teve uma queda no ranqueamento depois do último Google Core Update, conforme recomendação do próprio buscador, você precisa concentrar seus esforços em proporcionar o melhor conteúdo possível. Essa é a prioridade dos seus algoritmos.

Para te ajudar a colocar isso em prática, o Google criou uma lista de perguntas a serem consideradas e em algumas categorias:

1. Conteúdo e a Qualidade

  • O conteúdo mostra informações, relatos, pesquisas ou análises originais?
  • Ele inclui uma descrição significativa, completa ou abrangente do assunto?
  • O material apresenta análises relevantes ou informações interessantes e originais?
  • Quando o conteúdo é baseado em outras fontes, você evita simplesmente copiar ou reescrever e adiciona valor e originalidade ao material?
  • O cabeçalho e/ou o título da página exibem um resumo descritivo e útil do conteúdo?
  • Você evita o uso de termos exagerados ou chocantes no cabeçalho e/ou título da página?
  • Esse é o tipo de página que você adicionaria aos favoritos, compartilharia com um amigo ou recomendaria a alguém?
  • Você esperaria ver esse conteúdo em uma revista, enciclopédia ou livro impresso?

2. Nível de Especialização

  • O conteúdo apresenta as informações de maneira confiável, com indicação clara da fonte, evidências do uso de conhecimento especializado e dados sobre o autor ou site da publicação (como links para uma página de apresentação)?
  • Se você fizesse uma pesquisa sobre o site que produz o conteúdo, ficaria com a impressão de que ele é confiável ou amplamente reconhecido como uma autoridade no assunto?
  • O material é escrito por especialistas ou entusiastas que comprovadamente conhecem bem o tema?
  • O conteúdo apresenta erros factuais que podem ser facilmente verificados?
  • Você confiaria nesse conteúdo quanto a questões relacionadas às suas finanças ou sua vida?

3. Apresentação e Produção

  • O conteúdo apresenta problemas de ortografia ou estilo?
  • O conteúdo foi bem produzido ou parece ter sido feito às pressas ou com pouco cuidado?
  • O conteúdo é produzido em massa ou de maneira terceirizada por muitos criadores? Ele está espalhado por uma grande rede de sites? Esses fatores costumam fazer com que a produção de páginas e sites específicos seja menos cuidadosa.
  • A página tem uma quantidade excessiva de anúncios que distraem o usuário ou interferem no conteúdo principal?
  • O material é exibido corretamente em dispositivos móveis?

4. Comparativas

  • O conteúdo oferece um valor significativo quando comparado a outras páginas nos resultados da pesquisa?
  • O conteúdo atende aos interesses dos visitantes do site, ou parece que o material só foi feito com o objetivo de melhorar a classificação da página nos mecanismos de pesquisa?

Se Antecipe ao Google Core Update e Planeje Suas Estratégias

Para você conseguir se antecipar às atualizações e tentar alinhar a sua estratégia é fundamental acompanhar o Google pelas redes sociais e pelo Blog da Central da Pesquisa Google. Desse modo, você ficará por dentro das principais novidades que vêm por aí, bem como encontrará dicas e saberá das últimas notícias.

Isso porque o Google sempre anuncia as mudanças que estão chegando.

Ou seja, além da importância de ter um conteúdo estratégico, bem escrito e que atenda às necessidades dos usuários, é importante ter uma rotina de acompanhamento das últimas atualizações.

Outra forma importante se prevenir e fazer atualizações na sua página é utilizar ferramentas de SEO, que trazem relatórios atualizados dos acessos orgânicos do seu site.

Além disso, é importante fazer auditorias constantes na sua página, a fim de evitar possíveis quedas bruscas no tráfego via Google.

Portanto, o ideal é fazer otimizações com frequência.

Google Core Update

18 Dicas Importantes

Antes de fazer alterações no seu site, espere completar a atualização dos algoritmos. Pois, cada Google Core Update dos algoritmos e sistemas leva, geralmente, duas semanas para completar. Até lá, seu tráfego pode voltar normalmente. Do contrário, aí sim é preciso agir. Vá monitorando as métricas do site enquanto isso.

Além disso, você pode:

1. Encontre as Oportunidades de Melhoria

Vale reforçar que as atualizações da Busca do Google visam a melhorar a forma como o buscador avalia o conteúdo em geral e não são direcionadas a sites específicos. Com isso, pode ser que não haja nada necessariamente errado com suas páginas, mas as páginas concorrentes estão fazendo algo melhor que as suas.

2. Otimização On Page

Todos os sites ou páginas devem responder às dúvidas, facilitar a navegação e a experiência dos usuários. Para isso, é preciso ter sempre título coerente com o conteúdo, meta descrição, linkagem interna bem aplicada, imagens com texto alternativo, títulos H1, H2 e H3 e URL amigável.

3. Palavra-Chave

As palavras-chave devem ser distribuídas de forma natural dentro de um texto e sem excessos.

3. Palavra-Chave em Foco

A palavra-chave deve estar sempre o mais visível possível, seja nos títulos, cabeçalhos ou subtítulos.

5. Priorize o Conteúdo de Qualidade

Isso significa ter um conteúdo original, bem escrito e bem descrito, abrangente, aprofundado e apresentado por fontes confiáveis que tenham relação com o assunto abordado.

6. Conteúdos Exclusivos Acima da Dobra

A resposta ao tema principal da palavra-chave deve estar acima da primeira dobra, especialmente quando for exclusivo. Pode ser o próprio texto ou até mesmo um vídeo. Isso vai ajudar o conteúdo a se diferenciar de outras páginas que têm tematização semelhante.

7. Informação Importa Mais que Tamanho

Os textos devem ser muito completos, informativo e explicativo para o seu usuário. Pois, o mais importante é o valor que aquele conteúdo está trazendo para ele.

8. Textos Âncora Precisam Apresentar Valor

O Google usa o texto âncora para saber se a página está sendo vinculada, portanto, neste caso, um texto mais longo pode gerar mais elementos ao buscador para fornecer contexto extra para páginas individuais.

9. Textos Duplicados Não Vão Ranquear

Quando um texto está exatamente igual ao de outra página, não será visto como um critério negativo. Porém, conteúdos idênticos em formatos diferentes, por exemplo, um vídeo e um texto de blog, não são considerados conteúdos duplicados.

10. Links Internos

Esses links levam os usuários para outras páginas e aumenta o tempo de permanência do usuário em seu site. Porém, é importante saber que a colocação demasiada de links internos pode prejudicar a classificação da sua página.

11. Reotimizações Precisam Ter Peso

Apenas melhorar a data e colocar algumas palavras secundárias a mais nos textos já publicados e que serão reotimizados não vai influenciar em suas classificações. Agora, é necessário que ocorra ao menos 40% de alteração no conteúdo antigo.

12. Boa Ortografia e Gramática são Essenciais

13. EAT (Especialidade, Autoridade e Confiabilidade) e YMYL (Your Money or Your Life ou o Seu Dinheiro ou Sua Vida)

As páginas, especialmente aquelas com conteúdos específicos e técnicos, precisam de alicerces sólidos, com informações de confiança, com indicações de fontes e autores, para refletir a verdade e passar credibilidade. As páginas devem zelar pelo conteúdo apresentado.

14. Remover Comentários do Blog Interfere na Classificação

15. Core Web Vitals

O Core Web Vitals é um conjunto de diretrizes que tem a finalidade de aumentar a velocidade de carregamento e conceder uma boa experiência o usuário, portanto, em sites que essas diretrizes são aplicadas, será mais que um critério de classificação, pode determinar a colocação de uma página em relação à outra que não se guia por essas orientações.

16. Títulos de Páginas Originais Aparecem na Classificação

Quando um título é mudado em uma reotimização, o título original continua sendo utilizado para as métricas de classificação.

17. Google Meu Negócio

Otimizar a ficha do Google Meu Negócio é tão importante para sua classificação quanto atualizar o site. Para buscar locais, é preciso estar fortemente configurado para ser melhor encontrado em perguntas como “perto de mim”.

18. Tamanho da URL é Essencial

Google aprecia URLs mais curtas para apresentar os resultados de pesquisa.

Conclusão Sobre o Google Core Update

Assim como o Google, os sites não podem ficar parados no tempo e devem procurar sempre entregar a melhor experiência para os usuários.

Neste sentido, os proprietários de sites não devem esperar somente os Core Updates para realizar implementações de SEO. Mas, sim precisam estar constantemente evoluindo de acordo com as diretrizes do buscador. Para isso, conte conosco!

Todos os nossos projetos são planejados e executados de acordo com as necessidades de cada negócio e sempre baseados nas melhores práticas de desenvolvimento e criação de sites.

Desenvolvemos projetos com plataformas otimizadas para SEO, 100% focado na experiência do usuário (UX) e responsivos.

Utilizamos uma metodologia personalizada para realizar toda a análise e planejamento de um website baseado nos principais conceitos de otimização de sites, visando melhorar a visibilidade da sua empresa na internet e consequentemente aumentando a quantidade de negócios gerados online.

Portanto, fale conosco.


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