Google e Seu Novo Sistema de Avaliações

A atualização foi feita e, a partir de agora, o foco principal passa a ser a experiência. Confira o que mudou e como isso pode afetar os profissionais de SEO.

Google Avaliações
Leitura de 8min

As avaliações disponíveis na Internet são e sempre serão ótimos recursos para a tomada de decisões (você mesmo vai em busca delas quando precisa adquirir um produto ou usufruir de um serviço, não é verdade?). E é claro que o maior mecanismo de buscas do mundo (Ei, Google!) está atento a isso.

Tão atento que, no mês passado (Abril de 2023), lançou uma nova atualização do seu sistema de avaliações. Isto é, um novo documento que contém uma série de orientações do tipo de conteúdo que o seu algoritmo passa a analisar como uma “boa avaliação”, ou seja, aquilo que de fato ele procura no momento para mostrar aos seus usuários.

A grande mudança? A partir de agora o foco passa a ser a experiência.

Mas calma que você já vai entender mais sobre isso. É só vir com a gente!

Quais foram as mudanças do sistema de avaliações do Google?

Antes de mais nada, vale destacar: o que antes era chamado de “sistema de avaliações de produtos”, agora se transformou apenas em “sistema de avaliações”.

Isso significa que as opções se ampliaram, uma vez que a nova documentação se aplica a todos os tipos de avaliações, incluindo a análise de destinos, serviços e negócios e mídia (filmes, jogos, etc).

Ao invés de destacar as avaliações feitas de forma escrita, que apenas contam como um determinado produtos foi manuseado, testado e usado, a mudança tem o objetivo de incentivar a avaliação por meio de outros recursos, que pode ser feita também nos seguintes formatos:

  • Fotos;
  • Áudios e vídeos;
  • Links para evidências de experiência;
  • Links para outros recursos úteis (do próprio autor ou de outros sites) que ajudem o leitor a tomar uma decisão;
  • Medições de desempenho do produto/serviço;
  • Comparação com concorrentes.

Afinal, o foco está na experiência, lembra? E nada melhor do que ter evidências concretas que provem isso.

Portanto, aqui a intenção é sair do superficial, do simples resumo, do básico, para poder caminhar em direção a um compartilhamento aprofundado, real e prático.

Como aponta o próprio Google:

“O sistema de avaliações é projetado para avaliar artigos, postagens de blog, páginas ou conteúdo próprio independente escritos com o objetivo de fornecer uma recomendação, dar uma opinião ou fazer análises. Ele não analisa avaliações de terceiros, como as postadas por usuários na seção de avaliações de uma página de produtos ou serviços.

As avaliações podem ser sobre um único assunto, comparações exatas ou listas de recomendações classificadas. Elas podem ser sobre qualquer tema. Pode haver avaliações de produtos, como laptops ou jaquetas de inverno, produções de mídia, como filmes ou videogames, ou serviços e empresas, como restaurantes ou marcas de moda.

O sistema de avaliações analisa principalmente o conteúdo no nível da página. No entanto, em sites que têm uma quantidade significativa de conteúdo de avaliação, todo o site pode ser analisado pelo sistema. Se você não tiver muitas avaliações (uma porcentagem significativa com mais de dois dígitos) de todo o site, é improvável que ocorra uma avaliação em todo o site”.

Quais são os benefícios do novo sistema de avaliações do Google?

  • Incentivo a resenhas mais sinceras sobre produtos e serviços;
  • Maior qualidade das informações publicadas;
  • Contribuição para tomadas de decisões mais assertivas por parte dos usuários, ou seja, que além de seguras atendam às suas reais necessidades.

Como o sistema de avaliações do Google afeta os profissionais de SEO?

Não há dúvidas de que essa atualização será extremamente útil aos consumidores, não é verdade? Mas, para isso acontecer da forma correta, profissionais de marketing e SEO precisão se adaptar e incorporar as novas recomendações na produção de seus conteúdos.

Caso contrário, é possível que os resultados dos sites gerenciados sejam afetados, levando, inclusive, a perda de posição no Google.

Nossa dica é: experimente novas formas de conteúdo com as práticas divulgadas pelo buscador e analise o resultado a partir disso, ou seja, verifique a performance do tráfego após essa adaptação. A partir disso você terá melhores condições de verificar como de fato essa atualização interfere na página.

Confira algumas práticas recomendadas pelo próprio Google para ajudar as pessoas a encontrarem suas avaliações:

  • Escreva uma avaliação como:
  • Um especialista ou comerciante que orienta as pessoas sobre produtos concorrentes;
  • Um blogueiro que oferece opiniões independentes;
  • Um membro da equipe editorial de um site de notícias ou de outro site de publicação.
  • Além disso, esteja atento a esses detalhes:
  • Avalie do ponto de vista do usuário.
  • Demonstre que você conhece bem o que está avaliando. Mostre que você é especialista.
  • Use medidas quantitativas para avaliar o desempenho de algo em várias categorias.
  • Explique o diferencial em relação aos concorrentes.
  • Aborde aspectos comparáveis a serem considerados ou explique o que é mais indicado para determinados usos ou circunstâncias.
  • Discuta os benefícios e as desvantagens de algo com base nas suas pesquisas.
  • Descreva como o produto evoluiu de modelos ou versões anteriores para oferecer melhorias, avalie os problemas ou ajude os usuários de outra forma a tomar uma decisão de compra.
  • Descreva as principais opções sobre como o produto foi projetado e o efeito dele nos usuários, além das informações do fabricante.
  • Ao recomendar algo como o melhor ou o ideal para uma finalidade específica, inclua por que você o considera assim, com evidências em primeira mão.
  • Confira se há conteúdo útil na lista de classificações suficiente para que elas sejam independentes, mesmo que você escreva avaliações individuais detalhadas.

Que tal ficar por dentro de mais conteúdos como esse e se manter atualizado sobre o mercado de marketing, assim como boas práticas e dicas que podem fazer uma enorme diferença no dia a dia do seu trabalho (seja você profissional de marketing ou dono de um negócio)?

Por aqui, estamos de olho nas mudanças para te manter sempre informado!

É só continuar ligado aqui em nosso blog para não perder nada.

Lembrando ainda que, se precisar falar com a gente ou se quiser conhecer um pouco mais sobre as nossas soluções, estamos à sua disposição.


Receber conteúdos relevantes sobre Marketing Digital